Cambridge English

Quarentena: veja algumas formas de estimular 
o inglês dos filhos durante o isolamento
Com a chegada do coronavírus ao Brasil e o decreto de quarenta, escolas, comércios e áreas de lazer abaixaram as portas. Grande parte das instituições já mudaram seus formatos de aula para o ambiente online e empresas que têm a possibilidade adotaram o home office como esquema de trabalho. O que isso quer dizer? Muito mais tempo em casa, tanto para os pais, quanto para as crianças.

E mesmo que as aulas não tenham parado totalmente na maior parte dos casos, é fato que principalmente as crianças têm muito mais tempo livre e energia para gastar do que antes. Isso significa uma maior necessidade de encontrar atividades que os entretenham e que, ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento ou aprimoramento de novas habilidades. E o aprendizado de outras línguas, como o inglês, pode facilmente ser um aliado nessa rotina.

Pensando justamente nisso, Cambridge Assessment English, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge voltado para exames de proficiência e preparo de professores, listou abaixo uma série de recursos gratuitos que podem ajudar nessa empreitada. Veja a seguir:

Play Monkey Puzzles
Nesses 8 jogos, que ficam mais desafiadores para os pequenos com o passar das fases, as crianças visitam os lugares favoritos do mascote de Cambridge English. Eles ajudam a testar as habilidades de leitura nos níveis A1 e A2 do Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR). É ideal para os candidatos que vão aplicar futuramente para os exames Starters, Movers ou Flyers.

Sing and Learn
Também voltada para os pequenos, a série de canções Sing and Learn é ideal para ajudar as crianças a aprenderem, lembrarem e utilizarem um vocabulário novo em inglês. As músicas Going on an adventure e At the Zoo foram desenhadas de forma lúdica e são compostas por um clipe interativo com legendas, letra da música e atividades de apoio. Que tal soltar a voz junto com os pequenos e preparar um show ao vivo para quem está na mesma casa ou até mesmo virtual para os amigos e familiares que estão distantes? Tudo se torna um momento de brincadeira, descontração e de um aprendizado muito mais natural.

Word Fun World App
Disponibilizado por Cambridge University Press, editora ligada à Universidade de Cambridge, nesse aplicativo as crianças têm contato com um mundo fantástico de diversão, totalmente voltado para os iniciantes no idioma. Os jogos ajudam o candidato a aprender e praticar o vocabulário principal dos exames Starters, Movers e Flyers. Para baixar app, basta clicar aqui.

Exam Lift App
E não pense que a ajuda é só para os mais novos! O Exam Lift é uma série de aplicativos recém-lançados que ajudam os candidatos a se prepararem para os exames A2 Key for Schools e B1 Preliminary for Schools. Cada aplicativo inclui atividades diárias que o incentivam a praticar seu inglês nas quatro habilidades linguísticas necessárias: leitura, escrita, audição e fala.

Quiz Your English
Para interagir com os maiores, que geralmente gostam de competições e de passar mais tempo no celular, experimente o app Quiz Your English. Ele possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Ao todo são cinco séries que incluem perguntas relacionadas com a gramática e o vocabulário voltados para atividades do dia-a-dia.

À medida que a pessoa avança de nível, ela ganha pontos para subir no ranking e moedas virtuais que podem ser trocadas por power-ups (poderes/vantagens) no jogo. É possível também analisar as perguntas e respostas de rodadas anteriores para verificar quais foram os erros e acertos e solicitar revanches. Para baixar, basta clicar aqui.

Learning English
Para os pais que precisam de um suporte de material para estudos em casa, Cambridge English possui uma área do site totalmente dedicada para isso chamada Learning English em que disponibiliza mais de 80 atividades gratuitas para ajudar adolescentes (e até adultos!) a praticar o inglês mesmo longe dos professores e cursos de idiomas. Basta escolher a habilidade que você deseja praticar (leitura, escrita, audição ou pronuncia), o tempo que tem para desempenhar essa função, nível adequado e selecionar a atividade desejada. As opções de temáticas são bem variadas e vão desde o uso de pronomes possessivos em inglês, até dicas para reclamar educadamente no idioma!

Write&Improve
Ainda nessa linha de suporte, o Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, que segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

É possível escolher entre os níveis iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (com temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea ou discorrer sobre o que acontece quando não há uma boa conexão com a internet); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

Exam Booster
Cambridge University Press também disponibilizou de forma gratuita alguns dos seus títulos da família Exam Booster, voltados para prática dos exames de Cambridge English. É possível baixar os volumes B1 Preliminary e Preliminary for SchoolsB2 First e First for Schools; e C1 Advanced. O tempo livre em casa pode ser usado para que os candidatos se preparem (ainda mais) para os testes de proficiência que ainda vão aplicar.

SOBRE CAMBRIDGE ASSESSMENT ENGLISH
Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados CambridgeAssessment English são reconhecidos internacionalmente por mais de 25 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5,5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.

Fonte: assessoria de imprensa