Coronavírus
Dois casos são confirmados em SP
  

O primeiro caso de coronavírus foi confirmado, em 26 de fevereiro de 2020, em SP, após um homem de 61 anos chegar da Itália. Outro caso foi diagnosticado, também em São Paulo, em um homem de 32 anos que esteve em Milão, na Itália. Ele passa bem e está isolado em casa com a mulher, que não apresenta sintomas.

Com esta informação, a vigilância epidemiológica brasileira e todos os órgãos de saúde recomendam que a população adote os mesmos cuidados aplicados em situações de epidemia de gripe e doenças respiratórias virais.
.
Os sintomas são similares com de outras doenças respiratórias virais e causam febre, dificuldade de respirar e falta de ar, apatia, dores musculares, falta de apetite, entre outros. Nos casos crônicos pode evoluir para pneumonias, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
.
O contágio pode ocorrer por meio de gotículas de saliva externadas pelo espirro, tosse ou toque em locais que foram contaminados pelo vírus, por isso a importância do uso de lenços de papéis descartáveis ou o antebraço ao tossir ou espirrar, assim como, também, higienizar as mãos até o punho com frequência com água e sabão, além utilizar de álcool gel.
.
A doença fica incubada entre 1 a 14 dias e pode ser transmitida antes mesmo dos sintomas aparecerem.
.
Os grupos de riscos são idosos, pacientes com doenças crônicas e crianças.
.
Ainda não existem vacinas contra este subtipo de vírus e ao aparecer quaisquer sinais da doença, procure atendimento médico.

Dra. Gabriela Barboza Cunha

 Pneumologia Infantil e Pediatria Geral – CRM SP 91435
Contatos: 11-3522- 5366 / 11-94555-8496
Facebook e Instagram: @dragabrielabarbozacunha
Rua Amaral Gama, 333, conj. 134, Santana – SP