Aniversário De São Paulo Contará Com Programação Especial Das Instituições Da Paulista Cultural

Diversas atividades gratuitas serão oferecidas pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista
No próximo dia 25 de janeiro, a capital paulista faz aniversário e, para festejar os 466 anos da cidade, as instituições integrantes da Paulista Cultural - evento anual que celebra o potencial artístico e turístico da Avenida Paulista - promovem uma série de atividades gratuitas como oficinas, workshops, exposições, apresentações musicais, teatro, entre outras, que acontecem das 10h às 22h. O circuito cultural compreende toda a extensão da Avenida iniciando pela Casa das Rosas e passa por Japan House São Paulo, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp, MASP até chegar ao IMS Paulista, que também pode ser o ponto de partida para quem preferir o trajeto inverso.

A Paulista Cultural indica os destaques de cada instituição dentro desta programação especial. A Casa das Rosas traz poesia, contos e música do interior paulista; o Centro Cultural Fiesp destaca show da Bachiana Filarmônica SESI-SP sob a direção do maestro João Carlos Martins; o IMS oferece oficinas que narram a cidade por meio da fotografia; contação de histórias, artes cênicas, oficinas e esculturas compõem a programação do Itaú Cultural; Workshops de Obentô em atividades na Japan House São Paulo; o MASP, além de oferecer entrada gratuita para visitação das quatro exposições em cartaz, abrigará, em seu vão livre, uma barraca com quitutes preparados por Manuelle Ferraz, do restaurante A Baianeira; o Sesc Avenida Paulista destaca oficina de cinema, brincadeiras infantis e vivências em esportes como o ciclismo de pista.

A Paulista Cultural é uma iniciativa pioneira que propõe anualmente intercâmbios entre as sete instituições da avenida Paulista: a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS Paulista, o Itaú Cultural, a Japan House São Paulo, o MASP e o Sesc Avenida Paulista. A edição de 2020 - a terceira - já tem data marcada, acontece no domingo, dia 29 de março, das 10h às 20h, com a expectativa de ultrapassar os 46 mil participantes de 2019.

Abaixo, a programação completa:
CASA DAS ROSAS
Encontro peripatéticoÀs 9h30 - concentração; Às 10h - início da atividade
Passeio que partirá da Casa das Rosas para visitar outras referências arquitetônicas na Avenida Paulista
Classificação indicativa: livre
Saci e outras históriasCom Paulo Farah André e Renato Vidal
Às 1
5h
Atividade em que o público entrará em contato com contos caipiras
Classificação indicativa: livre
Sarau Poesia e ViolaCom Decio Zylbersztajn e convidados
Às 1
6h30
Apresentará as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi.
Classificação indicativa: livre
Samba de BumboCom João Mário Machado
Às 1
8h30Apresentação do samba rural paulista que trará ao público o melhor do ritmo e da dança do Samba de Bumbo.
Classificação indicativa: livre
Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades gratuitas pontuadas acima e cada uma delas não está limitada a um número de vagas. Para mais informações, acesse: http://www.casadasrosas.org.br/agenda/aniversrio-de-so-paulo

CENTRO CULTURAL FIESP
Palhaços
24, 25, 26 e 31 de janeiro
1º e 2 de fevereiro
Sexta e sábado, 20h, e domingo às 19h
Um palhaço de circo recebe em seu camarim um vendedor de sapatos. Juntos, passam a se provocar, a desestabilizar suas crenças e seus valores, e questionam a vida e a sua própria existência de uma maneira espirituosa, opondo o palhaço profissional ao palhaço da vida. Interpretado pelo eterno trapalhão Dedé Santana, o palhaço Careta é craque no humor, embaixador do circo e traz toda a poesia necessária para o seu habitat natural: o CIRCO. O encontro entre Careta (Dedé Santana) e Benvindo (Fioravante Almeida) é um convite para o público ver de perto o embate entre essas duas figuras opostas, que se desnudam e refletem sobre suas escolhas. Por sua atuação na tragicomédia, escrita pelo autor Timochenko Wehbi na década de 70, e com direção de Alexandre Borges, Dedé Santana ganhou  ao Prêmio Aplauso Brasil (2018) Destaque do Ano.

Tragicômico, Juvenil e Adulto, 60 min.
Texto: Timochenco Wehbi | Direção: Alexandre Borges | Elenco: Dedé Santana e Fioravante Almeida | Cenografia: Marco Lima | Execução cenografia, adereços e pintura de arte: FCR Produções Artísticas | Coordenação cenotécnica: Luis Rossi | Adereços: Luis Rossi, Mario Campioli e Renato Lippi | Figurino: Fábio Namatame | Iluminação: Domingos Quintiliano | Iluminador assistente: Ricardo Silva e Loreiro | Trilha sonora: Otto e Dipa | Preparação vocal: Madalena Bernardes | Coaching: Selma Kiss e Yasmim Sant’ Anna | Diretor de palco: Maurílio Dias | Fotos: Tatiana Coelho | Vídeo: Milena Correa - Rústica Produções | Operador de som: Yasmin Sant'Anna | Operador de luz: Ricardo Silva | Transportes: Izildo Transportes e Edson SP Transportes | Design gráfico: Lucas Laender | Assessoria de imprensa: Fabio Camara | Assessoria jurídica: Caio Kiss | Direção de Produção: Camila Bevilacqua | Produção: Giovanna De Donato | Coordenação do projeto e idealização: F L O Produções e LadyCamis Produções

Wendy e Peter
De 25 de janeiro a 2 de fevereiro
Sábado e domingo, 14h
Anos depois de ter vivido momentos mágicos com Peter Pan e os meninos perdidos, Wendy cresceu e se tornou uma mulher adulta. Inesperadamente, ela recebe a visita de um Peter Pan diferente daquele que ela conheceu: o companheiro de aventuras não se lembra de nada. Agora, Wendy precisa voltar a ser criança, aprender a voar e retornar à Terra do Nunca para ajudar o amigo a lembrar quem ele é. Nesta adaptação da obra original de J. M. Barrie, publicada em 1911, o público revive as famosas aventuras de Wendy e Peter por meio de artimanhas circenses, dança contemporânea e kung-fu. Enquanto as crianças forem alegres, inocentes e destemidas, Peter Pan e a Terra do Nunca estarão lá para acolhê-las.

Aventura, Infantil, 65 min.
Direção: Bruno Rudolf | Direção de Arte: Renato Bolelli Rebouças | Preparação física e coreografia de luta: Luis Pelegrini | Intérprete e criadora: Patrícia Rizzi | Direção de Produção, Intérprete e criadora: Ziza Brisola | Desenho de Luz: Mirella Brandi | Trilha original: Muepetmo | Técnico de Luz: Matheus Brant | Técnico de Som: Bruno Mendes Maldegan 

Mascates de Histórias
Dia 25 de janeiro
Sábado, 15h
No Lounge da Cafeteria
Nessa aventura, os dois mascates caminham com uma mala repleta de objetos e de histórias conquistadas em suas andanças pelo mundo. Ao invés de vendê-las, eles passam a oferecer ao público uma história correspondente a cada item. Das fábulas de Esopo e La Fountain, até o Pequeno Livro de Fábulas, os mascates viajam pelas linhas e entrelinhas dos personagens e contos, para despertar a imaginação das crianças. Dentro da mala dos mascates, as histórias ganham asas junto com a imaginação das crianças.

Bachiana Filarmônica SESI-SP
Palco externo
Dia 25 de janeiro, sábado, às 14h
Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, o maestro brasileiro teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

SP466
Galeria de Arte Digital
Fachada do edifício-sede FIESP/SESI-SP

Calçada-SP
Ivan Souto
De 20 de janeiro a 02 de fevereiro
Todos os dias, das 20h às 6h
Calçada-SP é um sistema computacional que gera mutações na configuração de padrões geométricos, como os ladrilhos da tradicional calçada paulistana desenhada por Mirthes Bernardes. Em uma simulação da montagem do piso, processada em tempo real, existe a cada ação uma probabilidade de variação do código original, com desvios nos parâmetros referentes a tonalidade, forma e posição dos elementos. Gerando composições únicas a cada execução do programa, Calçada-SP aproxima os padrões gráficos originais - marcados pela simplicidade e rigidez - das irregularidades, rupturas e distorções características do ambiente físico onde são introduzidos. A obra explora, dessa forma, o erro e a deterioração como elementos estéticos, e procura possibilidades de criação a partir da reprogramação de regras conhecidas. O Artista: Ivan Souto é arquiteto e pesquisador. Atualmente atua com desenvolvimento de produtos digitais e cursa matemática aplicada, explorando ferramentas computacionais de geração da forma e programação criativa.

Retratos de Mulheres Por Mulheres
Curadoria de João Kulcsár
Galeria de Fotos
De 25 de janeiro a 3 de maio
A mostra apresenta ensaios de importantes fotógrafas contemporâneas como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Cris Bierrenbach, Marcela Bonfim, Luisa Dorr, Denise Camargo, Ana Carolina Fernandes, entre outras. As artistas investigam as diferentes linguagens e suportes na criação do retrato e discutem temas como: beleza, empoderamento, corporalidade, feminismo, sexualidade, direitos humanos e identidade. Essas narrativas visuais se apresentam como uma ferramenta para explorarem novas formas de posicionar-se na sociedade, bem como, são meio para expressar seus sonhos, sentimentos, desejos e fantasias e destacar o lugar central que as mulheres ocupam na cultura visual.

SERVIÇO
Toda a programação é gratuita. As reservas para os espetáculos teatrais podem ser realizadas pelo sistema Meu SESI, em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

IMS PAULISTA
Abertura da exposição Arquivo Peter Scheier
com a presença da curadora Heloisa Espada e dos filhos de Peter Scheier, Bettina Lenci e Thomas Scheier.
11h
A exposição é resultado de um mergulho na coleção de cerca de 35 mil imagens e grande conjunto de documentos do alemão Peter Scheier (Glogau, Alemanha, 1908-Ainring, Alemanha, 1979), que pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles, e de pesquisas em coleções particulares e acervos de outras instituições que têm obras do fotógrafo, como o Instituto Peter Scheier, a Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A mostra destaca alguns conjuntos fotográficos notáveis na trajetória de Scheier – sua passagem pela revista O Cruzeiro, seu trabalho junto ao Masp nos anos 1940 e 1950, os registros da I Bienal de Artes de São Paulo, a intensa colaboração junto a arquitetos modernos baseados em São Paulo, a fotografia de indústria, além de reportagens sobre Brasília e Israel. Ao mesmo tempo, por meio de documentos variados, a exposição procura evidenciar que a imensidão de seu arquivo permite outras leituras e interpretações.
IMS Paulista
Galeria 1
Grátis.
Sujeito a lotação do espaço.

Experimentações | As cores de São Paulo em goma bicromatada
com Fernando Fortes
Das 16h30 às 19h
A atividade comemorativa do aniversário da cidade de São Paulo promoverá a experiência da fotografia alternativa por meio da produção de imagens com diversas camadas de goma pigmentada que vão se somando e se combinando para criar efeitos visuais únicos. O público poderá imprimir fotografias da capital paulista (imagens que estão sendo criadas especialmente para o evento e serão disponibilizadas em negativos no local) utilizando tintas preparadas na hora, de acordo com o tom desejado para cada retrato da cidade. 
Pré-requisitos: A atividade é indicada para pessoas acima de 16 anos.
Estúdio
10 vagas (a partir de 16 anos)
Grátis.
Distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de 1 senha por pessoa.

Oficina | Aniversário de São Paulo: a cidade na latinha
com equipe de educadores do IMS Paulista
Das 14h30 às 16h30
Em virtude do 466º aniversário da Cidade de São Paulo, a equipe de Educação do IMS Paulista propõe uma conversa e exploração sobre a história da cidade por meio da fotografia e visita à exposição São Paulo: três ensaios visuais.
Usando as câmeras pinhole, ou seja, câmeras de orifício feitas com latinhas, os participantes serão convidados a fotografar a Avenida Paulista capturando a paisagem, os passantes e aquilo que mais instigar o olhar. Após fotografar, os participantes poderão vivenciar todo o processo de revelação analógica das imagens no laboratório e, por fim, levarão para casa as imagens produzidas.  
20 vagas
Para adultos e crianças a partir de 6 anos
Grátis.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.  

ITAÚ CULTURAL
Às 15h
Jornadas incríveis de heroínas não Encantadas
Contação de histórias com Yohana Ciotti
Cantinho da Leitura
Piso Térreo
Acessível em Libras
Das 11 às 17h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Piso Térreo
Das 11h às 20h
Ocupação Alceu Valença
Piso térreo
Classificação indicativa: livre

Franz Weissmann: o vazio como forma
Pisos 1, -1 e -2
Classificação indicativa: livre
14h

Oficina Sábados das Esculturas
Piso -1
Número de vagas: 20
Inscrições: meia hora antes, no balcão de informações
Ponto de encontro: balcão de informações
Acessível em Libras
15h

Espetáculo Mozart Moments
Com Grupo sobrevento
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: livre
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 40 lugares
Acessível em Libras
20h

Peça Cabaré Sade
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 150 lugares
Acessível em Libras

JAPAN HOUSE SÃO PAULO
Workshop Kyaraben: Obentô de Personagens
11h, 14h e 16h
Classificação etária: 6 a 12 anos

Retirada de Senha 1 hora antes na recepção
Voltado para o público infantil e ministrado pela professora Sonoko Hongo, o workshop oferecerá a experiência da criação de personagens no Obentô, trazendo elementos lúdicos para enriquecer o costume da alimentação. Além disso, também abordará a cultura japonesa do Obentô trazendo explicações sobre sua importância e representatividade para o povo nipônico, incluindo saudáveis hábitos alimentares.

Ação interativa Memórias de São Paulo
Às 15h
Participação Livre
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo e inspirados pelo trabalho da artista Chiharu Shiota, a Japan House São Paulo convida o público a compartilhar suas memórias na cidade em uma ação que resultará em um quadro de memórias conectadas por fios vermelhos que simbolizam os encontros e conexões entre as histórias e as pessoas. Nos dias 23 e 24/01, os visitantes poderão escrever suas memórias e fixá-las no quadro conectando-as com um fio vermelho, construindo uma instalação temporária que ficará exposta no térreo da instituição. No dia 25/01, a partir das 15h, o próprio público irá desmontar a instalação lendo e compartilhando as memórias das pessoas na cidade de São Paulo.

MASP
Entrada gratuita no museu, das 10h às 22h
Barraca d’A Baianeira no vão livre, das 10h às 18h
Restaurante MASP Baianeira, das 10h às 16h
No MASP, a celebração do aniversário de São Paulo envolverá artes visuais e gastronomia. O museu terá entrada gratuita das 10h às 22h, período em que os visitantes poderão conferir todas as exposições em cartaz: Acervo em Transformação (2º andar), Gego: a linha emancipada (1º andar), leonor antunes: vazios, intervalos e juntas (1º subsolo), Anna Bella Geiger: Brasil nativo/Brasil alienígena e Sala de Vídeo: Laure Prouvost (2º subsolo). Manuelle Ferraz, a premiada chef que em 2019 abriu uma unidade de seu A Baianeira dentro do MASP, irá recepcionar os convidados da avenida Paulista com uma barraca no vão livre das 10h às 18h, que terá dois tipos de cardápio. Das 10h às 12h, ela servirá pão de queijo tradicional (R$ 7,50), de linguiça (R$ 15), de abobrinha (R$ 15) e bolo de coco gelado (R$ 10). Das 12h às 18h, as opções serão baião de dois (R$ 20), baião sirizado (R$ 25) e picolé de requeijão de corte (R$ 8). Além disso, dentro do restaurante, que fica no 2º subsolo do MASP, a sugestão da casa será o clássico virado à paulista versão A Baianeira (R$ 49) ---o toque diferencial fica por conta da banana da terra.

SESC AVENIDA PAULISTA 
Artes Visuais
Exposição
Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil Alienígenacuradoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo
Livre
De 25/1 a 29/2, terças a sábados, das 10h às 21h30
Arte I (5º andar)
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Cinema e Vídeo
oficina[:a.bici.cineminha:]
Com [:a.cinema:]
Das 14h às 15h30
Das 16h às 17h30
Tecnologias e Artes  (4º andar)
Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.
Livre

[:a.cineminha:] é composto por uma oficina - que trabalha as relações básicas entre sons e formas visuais em movimento, envolvendo as crianças na produção - e uma  performance que incorpora materiais audiovisuais produzidos nas oficinas, e inclui as crianças participantes na apresentação do resultado. Para a versão [:a.bici.cineminha:] a oficina utilizará o "bicitrópio" - um zootropio de roda de bicicleta - para criação das animações desenvolvidas pelas crianças; além disso, na performance, junto às animações geradas pelo bicitrópio, serão utilizados trechos de filmes de várias épocas e gerações onde a bicicleta se torna o foco da narrativa.

Crianças
intervenção
Pé na águaPé de Brincadeira
De 25/1, das 10h às 16h - Convivência (2º andar)

Um convite ao público para sentir o frescor do clima praiano com brincadeiras na água por meio da instalação de pequenas piscinas, esteiras e instalações lúdicas que trazem a praia para o Sesc Avenida Paulista.
Todas as propostas facilitam o brincar entre as crianças e seus familiares, incentivam a experiência, a expressão da potencialidade criativa das crianças e as conectam com suas dimensões lúdica, criativa e poética.

Esporte e Atividade física
vivência
Vivência em HandbikesVivência em Handbikes, onde o público poderá conhecer o para ciclismo através da experimentação de handbikes, na avenida paulista.
Dias 25, das 10h às 17h
Avenida Paulista
Vivência de Ciclismo de Pista - Mini VelódromoCom SP Hawks
O ciclismo de pista, é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo de estrada, porém é disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo
Dia 25/1, sábado, das 10h30 às 20h
Praça (térreo)
Exergames: Tênis de Mesacom Game e Arte
Diversas possibilidades em jogos de tênis de mesa dentro do recorte em Exergames. Tratam-se de jogos que utilizam diversos sensores de movimento e que vão de simuladores à versões lúdicas do esporte.
Dia 25, das 14h30 às 18h
Corpo I (10º andar)
Grátis
Flow Wheel e Mat Pilatescom TC Pilates
Dia 25/1, das 15h30 às 16h20 e 16h30 às 17h20
Corpo III (12º andar)
Grátis - Entrega de ingressos na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.
Flow Wheel é um acessório similar a uma roda, de material duro e resistente, revestido por uma superfície macia com origem nas práticas de Yoga, mas que começou a ser conhecido no Brasil como "roda de Pilates". Um dos principais objetivos do desenvolvimento deste aparelho é facilitar as execuções de alguns exercícios, fortalecendo a musculatura e possibilitando grandes evoluções nas posturas com maior nível de dificuldade. Além disso, esse acessório promove uma massagem que realiza a liberação miofascial (soltura das fáscias musculares). Por meio desta liberação e dos movimentos favorecidos em grandes amplitudes, atinge-se um maior grau de mobilidade e alongamento de todo o corpo.
A metodologia Flow Wheel oferece fluidez à prática do Método Pilates, exigindo maior concentração e além de benefícios como melhora do desempenho do sistema cardiorrespiratório e consciência corporal.

Não recomendado para menores de 16 anos
oficina
Acessórios de sinalização para bicicletasCom Coletivo Handmakers
Dia 25/1, sábado, das 14h30 às 17h30
Tecnologias e Artes (4º andar)
Grátis - Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.

Oficina de criação de acessórios de sinalização com leds em luvas e jaquetas, com a placa Arduino Lilypad para vestíveis. Os participantes serão orientados na confecção de circuitos simples utilizando linha condutiva e leds e, em seguida, utilizarão conhecimentos básicos de programação em Arduino para animar o circuito criado.
Não recomendado para menores de 12 anos
SERVIÇO:
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37
Telefone: (11) 3285-6986 / 3288-9447
Horários: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Centro Cultural Fiesp
Endereço: Av. Paulista, 1313
Telefone: (11) 3146-7439
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h

IMS Paulista
Endereço: Av. Paulista, 2424
Telefone: (11) 2842-9120
Horários: terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h; quintas (exceto feriados), das 10h às 22h


Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149
Telefones: (11) 2168-1776 / 1777
Horários: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h 

Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52
Telefone: (11) 3090-8900
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo e feriados, das 10h às 18h

MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: quarta a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); terça, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Sesc Avenida Paulista
Endereço: Av. Paulista, 119
Telefone: (11) 3170-0800
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h (bilheteria aberta até as 21h30); domingos e feriados, das 10h às 19h (bilheteria até 18h30)

Fonte: assessoria de imprensa