Novembro Azul:
câncer de próstata pode afetar fertilidade masculina


Congelamento de sêmen é uma das formas de garantir o sonho de ser pai após tratamentos quimioterápicos

Segundo tumor mais comum entre os brasileiros, o câncer de próstata pode atingir 68.220 novos casos em todo o Brasil até o fim de 2019, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Uma das consequências mais comuns da doença é a infertilidade masculina. Isso ocorre porque possíveis tratamentos como a radio, hormônio e quimioterapia afetam a próstata, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutrem os espermatozoides.

Segundo Daniel Diógenes, diretor da Fertibaby Ceará e especialista em medicina reprodutiva, o que muitos homens ainda não sabem e o que ainda é pouco explorado pelos oncologistas é que o tratamento do câncer afeta diretamente a fertilidade masculina. “Infelizmente, o aumento da sobrevivência e a melhora na qualidade de vida dos homens diagnosticados com a doença não têm sido acompanhados da diminuição dos efeitos nocivos decorrentes do tratamento sobre a fertilidade, mesmo sendo em adolescentes e adultos jovens”, explica o médico.  

Além da importância da detecção precoce do problema por meio das visitas regulares ao urologista para os homens a partir dos 40 anos, e do exame de toque retal para aumentar as chances de cura da doença, especialistas também alertam para a possibilidade de preservação da fertilidade em homens que ainda desejam ter filhos.

“Para os homens que precisam iniciar o tratamento oncológico e desejam ser pais futuramente, é necessária a realização da preservação da fertilidade, por meio do congelamento de amostras do sêmen nos laboratórios de criobiologia das clínicas de reprodução assistida, antes de que as seções de quimioterapia ou de radioterapia sejam iniciadas”, destaca o especialista em medicina reprodutiva.

Clínica Fertibaby
Referência nacional na medicina reprodutiva, a clínica FERTIBABY chegou ao Ceará em março de 2016 com uma equipe de peso especializada em tornar realidade o sonho de ter um filho. Fundada em 2008, em Belo Horizonte, pelo médico embriologista Leonardo Meyer, a FERTIBABY coleciona altos índices de sucesso e se destaca pela procura de pacientes de todo o Brasil. Com a primeira unidade implantada fora do eixo Sudeste em Fortaleza, a clínica chega para atender a demanda das regiões Norte e Nordeste. A FERTIBABY Ceará, resultado da sociedade dos médicos Daniel Diógenes e Lilian Serio, funciona no Hospital Jório da Escóssia, com atendimento durante a semana, de 8 às 20 horas e, aos sábados, das 8 às 13 horas.
Tendo como diferenciais o atendimento individualizado com tratamentos específicos para cada paciente, a FERTIBABY estará sempre se aprimorando e evoluindo, ajudando na busca por um filho. Entre os procedimentos disponíveis, estão os tratamentos de alta complexidade, como: fertilização in vitro; congelamento de óvulos; espermatozoides e embriões E diagnóstico genético pré-implantacional (PGD); e de baixa complexidade, como: coito programado e inseminação intrauterina; além de exames como espermograma e de monitoramento da ovulação. 
Serviços Fertibaby
Instagram: @fertibabyce
Endereço: Avenida Antonio Sales, 3443 - Dionísio Torres - Hospital Jório Da Escóssia
Telefone: (85) 3182.8300 / 3182.8800/ 98676.8008



Fonte: assessoria de imprensa