Teatro J. Safra oferece oficinas teatrais gratuitas 
por meio de seu projeto social

Com o objetivo de estimular a democratização do acesso à cultura e fomentar a reflexão sobre a produção artística nacional, o Teatro J. Safra oferece oficinas gratuitas de teatro ao público. Os encontros, que fazem parte do projeto “Ocupação Teatral”, começam a partir no dia 14 de agosto, e vão até 03 de outubro.

A oficina de interpretação “Experiência prática do ofício do ator, com ênfase para cinema” será ministrado pela atriz e produtora audiovisual e teatral Mariela Lamberti. O objetivo do curso é oferecer ao aluno a experiência prática do ator, com ênfase ao estilo realista, mais próximo ao cinema e da linguagem audiovisual. O método se baseia em investigar princípios teóricos e ampliar o roteiro artístico do aluno, fornecendo técnicas e instrumentos para que o ator se inspire e encontre os métodos considerados mais eficazes ao seu estilo. O curso conta com jogos cênicos, práticas corporais e criação de pequenas cenas trazidas pelos alunos para serem trabalhadas no decorrer do curso, estimulando autonomia e criatividade dos atores.

Formado em Artes Cênicas pela UFRJ, Diogo Villa Maior ministrará a oficina de dramaturgia “Escrita de textos para teatro e a linguagem das sérias de streaming. Após um olhar analítico sobre as características de tempo e espaço na elaboração da narrativas das séries “Dark” e “Chernobyl”, os participantes irão se debruçar sobre o texto “Assim é (se lhe parece)”. A oficina pretende estimular a escrita de textos de teatro com base na linguagem das atuais séries de streaming. No final, cada participante terá uma cena de sua autoria e uma criação a partir da obra de Luigi Pirandello.

Por fim, a oficina de teatro e educação “Desenvolvimento de modos de leitura de mundo pela prática teatral”, sob o comando de Paloma Franca, discutirá temas associados ao teatro como dimensão fundante de aprendizagem de mundo, em um meio através do qual os participantes e autores se aproximam de ferramentas simbólicas, de modo a ampliar referências de imaginário e leitura de mundo. As aulas serão voltadas à professores da rede púbica e particular de ensino de artes, estudantes e pessoas em práticas pedagógicas extracurriculares.

As oficinas começam no dia 14 de agosto e vão até 03 de outubro, sempre às quartas e quintas-feiras a partir das 18h30. A inscrição pode ser feita pelo contatoteatrojsafra@manhasemanias.com.br ou na bilheteria do Teatro J. Safra.

Sobre Mariela Lamberti
Atua em teatro, cinema, televisão e participa de projetos fotográficos artístico e publicitários. Também exerce a função de produtora audiovisual e teatro, além de ministrar aulas de Produção da Academia Internacional de Cinema (AIC-SP). Possui mestrado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pesquisa sobre teatro feminista e cena contemporânea.

Sobre Diogo Villa Maior
Formado em Artes Cênicas – Direção Teatral pela UFRJ, Diogo dirigiu, em 2019, o espetáculo “Max”, que realizou temporada em junho na Oficina Cultura Oswald de Andrade. Em 2019, atuou como assistente de direção de Elias Andreato no espetáculo “O Louco e a Camisa”, que cumpriu temporada no Teatro Porto Seguro (SP) e seguiu turnê por algumas capitais do país. De 2014 a 2016, circulou com o espetáculo infantil de teatro e animação “A Jornada de Kim”, contemplado pelo programa de fomento “Viva a Arte!” (SMC/RJ). Dentre os seus trabalhos mais recentes, assinou a direção artística e de produção do espetáculo “Adeus, Robinson” (2017), no Teatro 2 do Sesc Tijuca (RJ). Dirigiu os espetáculos “Cronópio – As Aventuras de um Herói Desajustado” (2015), um infanto-juvenil contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, e “Que vem pra beira do mar” (2015). Em 2016, foi compositor coreográfico do primeiro espetáculo da companhia “Circo em Nós”, formada pelo Polo Carioca de Circo – Circo Crescer e Viver.

Sobre Paloma Franca
Paloma é graduada em Artes Cênicas pela USP. Nasceu em 1987, na cidade de Belém do Pará, na região amazônica. Autora do livro de contos e crônicas “Eu preferia ter perdido um olho”, publicado pela editora Alameda no ano de 2017. Também foi cronista ao longo de 10 anos do jornal paraense O Liberal. Atualmente, é colaborada do caderno de cultura “Ilustrada” do jornal Folha de S. Paulo e do site Opera Mundo. Paloma integra também o grupo “Sambadas”, de mulheres sambistas e ativistas da cultura popular.

SERVIÇO
Oficina de Interpretação com Mariela Lamberti
Data: 14/08 a 02/10 (às quartas-feiras)
Horário: 18h30
Oficina de Dramaturgia com Diogo Villa Maior
Data: 14/08 a 02/10 (às quartas-feiras)
Horário: 18h30
Oficina de Teatro e Educação Paloma Franca Amorim
Data: 15/08 a 3/10 (às quintas-feiras)
Horário: 18h30

ENTRADA GRATUITA

Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3611-3042
Abertura da Casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico

Estacionamento
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) - R$ 25,00
Horário de Funcionamento da bilheteria
Quartas – 14h às 21h
Quintas, Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos
Vendas online: www.teatrojsafra.com.br

Aceita os cartões de débito e crédito: Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard.
Não aceita cheques.


SOBRE TEATRO J. SAFRA
Inaugurado em julho de 2014, o Teatro J. Safra, referência como casa de espetáculo no país, traz em sua programação uma grande variedade de estilos artísticos, como shows, peças, dança, circo, ópera, teatro infantil, humor, música erudita e recitais. Com curadoria do ator Mauricio Machado e do diretor Eduardo Figueiredo, o teatro prioriza o ineditismo dos espetáculos em São Paulo e traz para a cidade apresentações exclusivas com alta qualidade artística. Para acompanhar a programação, acesse http://www.teatrojsafra.com.br/.