Oficinas demonstram as etapas do 
ciclo alimentar na Virada Sustentável


Alimentação Circular destaca a ecogastronomia e 
práticas sustentáveis para o dia a dia de forma simples e econômica

Se formos instigados a refletir sobre a prática da alimentação, logo perceberemos que a ação envolve muito mais do que o simples ato de comer e a disponibilidade de alimentos. Há uma cadeia de produção que se inicia no campo, ou antes, na preparação de sementes, mudas e insumos, passando por ciclos, do plantio à colheita, em que elementos da natureza têm um papel crucial.

E justamente para dialogar e despertar a conscientização da sociedade sobre os ciclos da alimentação e práticas sustentáveis e econômicas para o dia a dia, o Grupo Mulheres do Brasil, por meio do Comitê de Sustentabilidade, participa da Virada Sustentável, neste sábado, dia 24 de agosto, com o evento Alimentação Circular, composto por oficinas ministradas pela culinarista funcional Bianca Santana.

“Mostraremos na prática todo o ciclo alimentar, abordando, inicialmente, a produção de alimentos no campo com dicas de como plantar em pequenos espaços. Em seguida, vamos falar sobre o que é a compostagem, seus benefícios e como fazer uma em residências. Posteriormente, englobaremos essas e outras questões, como hábitos sustentáveis, e finalizamos discutindo sobre o número de desperdício de alimentos no Brasil”, explica Bianca.

Gastronomia alternativa e funcional

Durante as oficinas haverá demonstrações de como aproveitar integralmente os alimentos, com receitas que serão disponibilizadas e com direito a degustação. Entre essas receitas, a culinarista Bianca adianta que uma delas será um bolo funcional com cascas de frutas e degustação de brigadeiro feito com casca de banana.

“O bolo funcional é feito com ingredientes que, além de suas funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da alimentação diária, produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos para a saúde. Além disso, utilizaremos cascas de frutas, o que torna a receita mais rica em nutrientes e minerais e ainda sem desperdício”, diz Bianca.

Não ao desperdício

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), enquanto 821 milhões de pessoas no mundo estão em estado de insegurança alimentar, um terço de toda a produção alimentar do mundo é desperdiçada diariamente – o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas de comida descartada por ano.

Somente no Brasil, estima-se que cada pessoa jogue no lixo 40 quilos de comida por ano, o que alimentaria 13 milhões de indivíduos, de acordo com estudo da Embrapa.

Ana Drummond e Marisa Cesar, líderes do Comitê de Sustentabilidade, ressaltam que o Grupo Mulheres do Brasil está engajado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Com essa participação na Virada Sustentável – Alimentação Circular, estamos contribuindo diretamente com o ODS 12.3, que prevê reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial. Estamos propondo alternativas econômicas e simples de uma gastronomia ao alcance de todas as pessoas e com zero de desperdício”, concluem.

As oficinas acontecem em duas etapas das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30, na sede do Grupo Mulheres do Brasil, na Rua Tomás Carvalhal, 681, Paraíso, São Paulo.

Os interessados em participar podem se inscrever pelos links: