Livro: E se eu não existisse?


Neste sábado, dia 27 de julho, a escritora Mayara Vellardi realizará o lançamento do livro "E se eu não existisse?" em São Paulo, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, das 15h às 18h.

Ao publicar o livro infantojuvenil pela editora Chiado tanto no Brasil, quanto em Portugal, a escritora Mayara Vellardi compreendeu que não bastava imprimir a obra e colocá-la à disposição do mercado, existia todo um trabalho a ser desenvolvido, algo que transcendesse a história do personagem Gustavo.


“E se eu não existisse?” aborda a questão problemática das crianças e adolescentes nos dias atuais, em que pais, professores, psicólogos e todos que lidam com esse público precisam estar atentos à depressão, à crise existencial e ao suicídio nessa faixa etária, pois sabe-se que os traumas da infância são muito fortes e que eles podem afetar uma vida inteira de um indivíduo, por isso, deve ser despertado um olhar especial para o tema.


Ao fazer a leitura do livro, os adultos devem compreender que crianças e adolescentes enfrentam problemas, sentem depressão e podem ser vítimas do suicídio. Deve-se gerar empatia entre as gerações. Já o público infanto-juvenil deve compreender que problemas existem, mas podem ser superados, que eles não estão sozinhos e que o suicídio não é a melhor saída.



Abordar temas tabu que precisam ser trabalhados é um dos interesses da autora. Neste livro, Mayara trata temas pesados com sutileza e leveza, sem precisar falar diretamente sobre os assuntos ao longo da jornada do  personagem.


Além disso, a escritora está desenvolvendo alguns projetos relacionados ao livro, que mesmo sendo infantojuvenil tem feito sucesso entre o público adulto, como:


Conscientização

Serão realizadas sessões de bate-papo em escolas, universidades, hospitais, clínicas e demais locais que apresentarem interesse. São dois tipos de conversa: uma voltada aos pais, professores, psicólogos e demais interessados; outra voltada a crianças e adolescentes. Além disso, a autora desenvolveu materiais de apoio para aguçar reflexões e para conscientizar os leitores de que todos possuem um papel importante e que se não existissem fariam falta no mundo.


Inclusão

Ao estudar Letras na Universidade Estadual de Londrina e conhecer a realidade dos surdos por meio de sua professora de Libras e dos cegos por meio de seu amigo acometido pela cegueira desde a infância, Mayara sensibilizou-se e decidiu que algo deveria ser feito. Então convidou sua professora e seu amigo para traduzirem a obra para Libras e para o Braile e assim que o projeto estiver concluído disponibilizará o vídeo em Libras no seu canal do Youtube e tentará encontrar institutos que disponibilizem o livro em Braile para todo o país.


Literatura e arte

Como o cinema traz mais vida à obra, traduzindo as palavras em imagens e sons, a autora está roteirizando o livro, pois sua pretensão é torna-la um filme.


A autora que reside em Londrina, no Paraná, estará na capital paulista entre os dias 26 e 28, com agenda disponível para entrevistas.


Sinopse:

Aos 12 anos, a vida de Gustavo estava um tanto quanto complicada: problemas na escola, conflitos familiares e uma imensa crise existencial – itens perfeitos para uma receita desastrosa. Cansado de tudo, no auge de seu desespero, ele fez um pedido inusitado a Deus: deixar de existir. Será que ele teve o seu desejo realizado? Como seria se ele nunca tivesse existido? Mergulhe nessa história e acompanhe a jornada do Gu na maior descoberta de sua vida!


Sobre a autora:

Mayara Vellardi é jornalista, escritora e se preocupa com os rumos que a sociedade vem trilhando nos últimos tempos, portanto escreve suas mensagens com bastante afinco, pois acredita que a arte e a literatura são capazes de tocar almas e sensibilizar corações.



Conheça mais seu trabalho em:


WhatsApp: (43) 9.9607.7585



Evento: Tarde de autógrafos

Data: 27 de julho de 2019

Horário: 15h às 18h
Local: Livraria Martins Fontes
Endereço: Av. Paulista, 509 – Bela Vista – São Paulo - SP

Fonte: assessoria de imprensa