Alquimia de vozes e ritmos fazem a conexão da 
cultura  afro-americana no sarau de abril no  
projeto “Música no CIC Norte

Projeto “Musica no CIC Norte” irá realizar no dia 6 abril das 15h às 18h
, na rua Ari da Rocha Miranda, n°36,  bairro Jova Rural 
o 7º Sarau da temporada dentro do projeto VAI, 
com a ilustre presença dos artista Tammy “Flame” Reed & Wesley Julien,
 grupo Quilombolas de Luz Capoeira, grupo Bando do Jaçanã e do grupo BRL Beats.




O Sarau Musical do mês de abril estará repleto de atrações multiculturais, cada uma delas com seus legados, histórias e costumes de suas ancestralidades que até hoje são preservadas e promovidas por esses artistas que estarão ali presente. Através do projeto “Música no CIC Norte”, tendo como proponente o Wellington que realiza aulas de música de forma gratuita, e do apoio do CIC Norte tendo como coordenadora Denise Alvarez, hoje é possível fazer esse encontro de culturas distintas e internacionais.

Tammy “Flame” Reed, mais conhecida com Flame é fundadora do “Teranga Drum Circle” que atualmente fica na Teranga House of Africa localizada no estado de Illinois, Estados Unidos. O intuito desse trabalho é oferecer aos interessados da comunidade, seja ele da origem que for, a oportunidade de conhecer e participar da roda de percussão que são conhecidas como “Drum Talk” que leva o nome de “Teranga” que na língua Wolof (idioma do Senegal) significa Hospitalidade! O projeto já existe desde 2010 até o momento 9 pessoas estão integradas no desempenho do projeto, sendo eles 4 dançarinos e 5 percussionistas e vem ganhando notoriedade até hoje por prestar serviços socioculturais em eventos comunitários multiculturais e educativos. Os desenvolvedores Flame e Wesley Julien dizem estar muito entusiasmados para participarem do Sarau Musical, eles também ressaltaram a importância da união da comunidade em prol do aprendizado de uma cultura que dificilmente chega ao nosso conhecimento nos dias de hoje.

Outro convidado que estará no Sarau do “Música no CIC Norte” será o grupo “Quilombolas de luz Capoeira”! O grupo já existe á 23 anos e foi fundado pelo mestre Paulo Cesar Candido Barbosa, mais conhecido como Paulão, o projeto atua no CIC Norte deste 2002 com o contramestre Jefferson que presta serviços sociais de forma voluntária, desenvolvendo a cultura e manifestando a importância de manter as raízes culturais dos quilombolas viva, principalmente na região em que vivemos hoje na região do Jaçanã/Tremembé. Atualmente o projeto gira em torno de 350 alunos, pois as aulas acontecem em outros espaços além do CIC Norte.

Vale a pena também fazer menção aos grupos “Bando do Jaçanã” e “Subliminar Rap” que ao longo dos Saraus já realizados conseguimos formar uma bela parceria, e que nos prestigiarão mais uma vez com uma de suas apresentações. “Bando do Jaçanã” foi fundado em 2015 com apoio da Fábrica de Cultura do Jaçanã, porém, hoje o coletivo atua de forma independente trazendo a mais nova peça chamada ONIRI UBUNTU – Tempo de Sonho. Já o grupo “BRL Beats” tem como uma de suas principais propostas abordar a realidade das periferias que existem em nossa sociedade em forma de Rap (Rhythm and Poetry), que significa Ritmo e Poesia.


Conheça o projeto Música no CIC Norte:

O Música no CIC Norte oferece oficinas e saraus gratuitos e tem o objetivo de resgatar a cidadania dos moradores da periferia de São Paulo por meio da música.

Idealizado pelo coletivo de Um Jeito casual, tem como preponente Wellington Palmieri, 21, violinista e estudante de psicologia, o projeto conta também com o apoio de Felipe Ferreira, 23, guitarrista estudante de jornalismo, Thiago Araújo 31 professor de Percussão  e Doralice Otaviano, Mirna Domingues - canto e apoio administrativo. e Bruno Ataíde, 26, assistente geral no projeto. 
O projeto é contemplado pelo programa VAII (Valorização de Iniciativas Culturais), portanto, conta com apoio financeiro e integral da secretaria da cultura para um bom desempenho. O coletivo realiza este projeto  de música no CIC Norte desde 2011.

Serviço
Sarau do Música no CIC Norte

Data: 6 de Abril

Horário: Sábado, às 15h

Endereço: Rua Ari da Rocha Miranda, 36, Jova Rural, São Paulo.

Autor do Release: Felipe Oliveira Ferreira

Fonte: assessoria de imprensa