Como ajudar os filhos na adaptação da vida escolar
Especialista dá dicas para os pais auxiliarem os filhos nesse 
processo que marca uma nova realidade social da vida familiar.



Está chegando o período de volta às aulas na maioria das escolas do Brasil. Trata-se de um momento marcante para a vida dos alunos, de veteranos a iniciantes – crianças que, pela primeira vez, vão encarar o momento mágico da vida escolar. Pais e escolas têm papel fundamental para ajudar na adaptação dos pequenos.

“Para os novos alunos da Educação Infantil a escola é, inicialmente, um espaço novo e desconhecido, com um professor que não faz parte do seu círculo de relacionamento”, esclarece Lady Christina Sabadell, diretora geral da Escola Bilíngue Pueri Domus. “Ir para a escola significa separar-se de pessoas conhecidas e de ambientes seguros. Isso gera insegurança natural, intensificando a dependência dos pais. A criança precisa de um tempo para conhecer e aceitar a escola, adquirindo confiança nela”, conta a diretora, que é pedagoga e psicopedagoga com mais de 30 anos de experiência em educação.

É fundamental as escolas oferecerem períodos de adaptação especial, que variam de criança para criança e, geralmente, costumam se resumir à primeira semana de aula. No caso do Pueri Domus, o horário de entrada e saída bem como o de permanência é diferenciado: duas horas nos dois primeiros dias, três no terceiro e quarto e quatro horas no quinto dia. “Queremos, com isso, que os novos alunos se sintam mais seguros e tranquilos”, revela a diretora.

Além disso, é necessário um olhar cuidadoso e atento por parte dos educadores para que percebam o que aproxima as crianças. Esse tipo de ação contribui para a consolidação de vínculos afetivos e de vivência. Desta forma se dá o exercício da convivência, quando pequenas ações ajudam a criar relações entre as crianças e o efetivo processo de adaptação.

Dez dicas para a adaptação escolar ser tranquila
A Escola Bilíngue Pueri Domus preparou um Guia de Adaptação da Educação Infantil, com várias dicas para os pais neste momento importante na vida da criança. Conheça algumas das principais dicas do documento:

1. CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE A ESCOLA
Procure ouvir a criança sem demonstrar ansiedade ou fazer um “questionário”. Conte o que vai acontecer enquanto estiverem na escola. Mantenha a tranquilidade, falando menos e ouvindo mais.

2. DEMONSTRE SEGURANÇA, SEMPRE
Mostre firmeza na hora de deixar a criança na escola, despedindo-se carinhosamente. Demonstre que gostaria que permanecesse na escola, conhecesse sua classe, os novos amigos e aproveitasse o que lhe vai ser oferecido. Afirme que irá esperar por ela na saída. Organize-se especialmente nos primeiros dias, para que não atrase de forma alguma para buscá-la. O período de adaptação, longo ou breve, é importante tanto para seus filhos, como para os pais. É nesse momento que a confiança na escola se estabelece para ambos. O papel da escola é o de orientá-los e o dos pais, de cuidar e nos ajudar para que esse momento importante seja seguro e tranquilo para a criança.

3. REFORÇO POSITIVO É IMPORTANTE
Não comente na presença da criança as atitudes negativas dela na escola. Ao contrário, reforce o fato de ter ficado sem chorar, mesmo que por pouco tempo, e ter trabalhado em classe.

4. A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER A ROTINA
A criança deve vir todos os dias à escola, uniformizada e na hora marcada, respeitando horários de entrada e saída. Deve-se evitar que, neste período, ela chegue com muita antecedência ou permaneça além do horário de saída.

5. CHORAR É NATURAL
Nesse período,a maneira que a criança se expressa para demonstrar seu desagrado frente a algo que o incomoda é o choro. Seja firme, paciente e acredite que ela estará bem e que a separação nesta fase é um processo necessário.
6. OBJETOS DE APEGO
Não é bom mudar a rotina da criança. Essa é a primeira “grande” separação (mãe/criança) e, por isso, algumas delas necessitam de um referencial que faça uma ponte casa/escola. Portanto, os objetos de apego são bem-vindos (paninho, chupeta, ursinho, etc.). Depois da adaptação, aos poucos estes objetos vão sendo deixados de lado.

7. TROCA DE INFORMAÇÕES
Toda adaptação gera angústias e inseguranças, tanto em crianças como em adultos. É importante manter um diálogo estreito entre pais e escola, para dar informações sobre a criança e tirar dúvidas. Entre os recursos disponíveis estão entrevista com a coordenação, breve com a professora nahora da saída, trocar recados via agenda e reunião individual com a professora após o primeiro mês de aula.

8. FORMAS DE EXPRESSÃO
Nessa faixa etária, as crianças, por ainda não terem a linguagem verbal totalmente desenvolvida, expressam seu descontentamento, angústia ou insegurança utilizando a linguagem corporal. Como muitos estão na fase oral, período em que sentem a necessidade de levar à boca tudo o que estiver ao seu alcance, eles não compreendem que mordidas, beliscões e puxões de cabelo, machucam e causam dor. É provável que situações como essas aconteçam nesse período, mesmo com a professora atenta. Quando isso ocorrer, os pais são informados.

9. COMPORTAMENTO DIFERENTE
Neste início de ano escolar a criança poderá ter oscilações no comportamento como: choro, medo, receio, falta de apetite, alteração no sono, teste de limites, etc. Há necessidade de tempo para ajustes entre escola, família e criança, o que é perfeitamente normal.

10. ADAPTAÇÃO A UMA SEGUNDA LÍNGUA
Outra preocupação dos pais, principalmente para as escolas bilíngues, é a adaptação a uma segunda língua. Lady Christina Sabadell explica que a aprendizagem do inglês acontece de forma progressiva, respeitando o ritmo de cada criança tanto na primeira língua quanto na segunda. Ela ressalta ainda que a comunicação não verbal e gestual e a linguagem corporal também são formas de expressão que são levadas em consideração e permitem que o professor realize uma leitura do comportamento da criança. “O contato com a segunda língua começa com palavras soltas, músicas, rimas e brincadeiras. Essa forma de aprendizagem, pautada na ludicidade e dentro de contextos significativos, dará sentindo ao processo de input ao idioma para que ela ocorra com naturalidade”, resume.

Sobre a escola bilínguePueriDomus
Com quatro unidades em São Paulo, o Pueri Domus tem 51 anos de atuação e mais de 20 anos de experiência em educação bilíngue. É uma das mais tradicionais escolas paulistanas, atendendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Seus alunos são considerados protagonistas na construção do conhecimento e vivenciam uma proposta pedagógica de formação integral, dinâmica e comprometida com as exigências acadêmicas nacionais e internacionais. O Pueri Domus é associado à UNESCO e está entre as únicas escolas brasileiras credenciadas pelo International Baccalaureate (IB) e autorizada a ministrar o IB Diploma Programme (IBDP). Além disso, faz parte de um seleto grupo de escolas brasileiras contempladas com o selo Apple Distinguished Schools, que reconhece mundialmente projetos que se destacam pela inovação, excelência e liderança no setor educacional, e foi classificado em 1º lugar no ranking dos 100 melhores colégios do Brasil pelo Instituto MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente/2017). É parte do Grupo SEB, um dos maiores conglomerados educacionais do país, com mais de 45 mil alunos em 39 unidades, presentes em oito estados.

Fonte: assessoria de imprensa