Vinhos brasileiros para celebrar 
a Semana da Pátria

Sommelier dá dicas para se inspirar e comemorar o feriado de 
7 de setembro com rótulos renomados do Brasil


No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho paulista do Ipiranga, D. Pedro I transformou o Brasil em uma nação autônoma e livre, consumando a Independência do Brasil. A emancipação é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, além de marcar o fim do domínio português, a data celebra a conquista da autonomia política do Brasil.

Assim como as pessoas e a cultura de nosso país, o vinho também é formado por vários povos. Desde o descobrimento do Brasil, o vinho já tinha consumo e produção amplamente difundidos na Europa, tanto pelo hábito trazido do Império Romano quanto pelos rituais da Igreja na época.

Desta forma, quando os navios portugueses chegaram no solo que se tornaria brasileiros, o vinho também chegaria e se tornaria uma verdadeira paixão nacional e mundial.  

Para celebrar a data e o patriotismo ao nosso país, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, pontua alguns rótulos nacionais para degustar no Dia Independência do Brasil. Afinal, na Semana da Pátria tem que ter vinho brasileiro.

Medalha de Ouro em duas categorias: Tinto Pinot Noir e Tinto Super Premium e com premiação na Grande Prova Vinhos do Brasil 2016 da conceituada Revista Baco, o tinto Quinta da Neve Pinot Noir 2011 é a primeira sugestão para celebrar a data. De cor madeira, o vinho brasileiro é caracterizado por regiões de verões amenos, com chuvas esparsas, invernos rigorosos e secos, outono seco, propiciando boa maturação e primavera com risco de geadas tardias.

“A dica é saborear a bebida acompanhado de um delicioso Salmão grelhado, servido com redução de pinot e mini-legumes no vapor, cogumelos silvestres, ervas e especiarias, ou um Pappardelle ao ragù de codornas”, afirma o sommelier.

Para os amantes de uma bebida mais leve, o espumante Vinícola Hermann Bossa N°1 Brut, natural da Serra Gaúcha, é a escolha perfeita para a ocasião. Com aromas de frutas cítricas, florais e leves notas de pão, o espumante possui grande versatilidade à mesa. Ideal para acompanhar canapés diversos, sushis e sashimis, saladas com frutos do mar, além de aperitivos em geral.

Levemente ácido e bem drenado, o Espumante Vinícola Hermann Lírica Brut foi pontuado na Revista Adega com 90 pontos e medalha de ouro no 7° Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. “É excelente para aperitivar com canapés à base de pescados, Frutos do mar tempurados, Truta assada ao forno. Além disso, é perfeito com sashimis de peixes gordos ou Escalopes suínos grelhados, servidos ao creme delicado de cogumelos frescos”, finaliza Lucas.

Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.