Alunos estudam para o vestibular
 construindo objetos 3D em laboratório


A proposta do FabLab Anglo, adotada pelo Colégio Anglo São Paulo, permite que os alunos construam tridimensionalmente alguns elementos da matéria estudada em sala de aula

Uma maneira de enriquecer a educação dos alunos é utilizar a tecnologia para expandir o aprendizado das matérias. Projetores interativos, apresentações em vídeo e o uso de celulares no ambiente escolar são um caminho para ampliar as noções de cada conteúdo. Segundo a pesquisa TIC Educação – 2016, realizada pela Cetic, 94% dos professores no Brasil acreditam ter materiais mais diversificados ou de melhor qualidade com a implementação de tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Já 85% dos educadores afirmam que passaram a adotar novos métodos de ensino com essas modernizações tecnológicas.

Pensando nisso, o Colégio Anglo São Paulo está aumentando o repertório de seus estudantes com o FabLab Anglo, um laboratório estudantil que projeta objetos 3D por meio de fabricação digital.  As aulas são eletivas e as turmas que utilizam o espaço estão no Ensino Médio (1º e 3º séries). O diferencial do projeto é fazer com que os alunos trabalhem diretamente com conteúdos voltados para o vestibular.

Para o diretor do colégio, Francisco Pequê, a vantagem do FabLab Anglo é fazer maiores conexões, trazendo o entendimento completo da matéria. “É um espaço que possibilita a visualização tridimensional, como por exemplo, de uma molécula, ou do relevo da Serra do Mar”, explica.

Apenas no primeiro semestre de 2018, os alunos já tiveram contato com Biologia, Física, Geografia, História e Química. Um dos últimos projetos construídos, segundo o diretor, foi a pirâmide de Gizé em duas etapas, possibilitando ao aluno ver os caminhos internos do local.

Como o uso de tecnologia na educação tem se tornado cada vez mais comum, a escola também disponibiliza uma equipe de técnicos no laboratório para auxiliar. Para Pequê, o FabLab Anglo é um espaço que visa “dar liberdade, autonomia, criatividade e, principalmente, concretude aos mais diversos pensamentos que os jovens podem ter”.


Colégio Anglo São Paulo (www.colegioanglosaopaulo.com.br–  A instituição abriu as portas no início de 2018 com a missão de unir dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo Vestibulares. Estudo, reflexão e ciência são os pilares da atuação do corpo docente para a multiplicação de conhecimento em sala de aula. O dia a dia do aluno do Colégio Anglo São Paulo está pautado nas novas propostas para o Ensino Médio, com atividades eletivas que estimulam o saber e os estudos para além das disciplinas básicas.

Fonte: assessoria de imprensa