Gastronomia

Três dicas para quem está começando a degustar vinhos

Sommelier da Decanter comenta alguns passos para saborear a bebida


O vinho é uma das bebidas mais antigas e populares do mundo, no entanto, algumas pessoas ainda não possuem o hábito de ingerir a bebida por culpa da aura de elitismo que se criou em torno da bebida ou por pensar ser necessário se tornar um especialista primeiro.

sommelier da Decanter, Sidney Lucas, ressalta que não é necessário ser um especialista em degustação para apreciar um bom vinho. “É preciso estar disposto a conhecer novas sensações, desfrutando o que a bebida tem de melhor: o sabor”, ressalta Lucas.

Para conhecer e dar os primeiros passos no mundo do vinho, veja as principais dicas de Sidney Lucas:

1. Comece a beber sem preconceitos: experiente o branco, o tinto, o rosé, vá do suave ao seco. Desta forma, começará a identificar qual é o estilo de vinho que mais lhe agrada. E acredite, tem para todos os gostos.

2. Pesquise: ao gostar de algum vinho que tenha experimentado, busque algumas informações a respeito da região, da uva utilizada e sobre o produtor. Assim, você terá muito conhecimento a médio prazo.

3. Degustação: a degustação envolve o sentido visual, o olfativo e o gustativo. Observe a intensidade da cor, sinta o aroma da bebida, e por último, beba e deixe o líquido passar por toda boca, para que consiga sentir todos sabores.

“Não é preciso de muita coisa para começar a apreciar o que o vinho tem de melhor, basta ter uma boa companhia e um vinho que agrade o seu paladar”, finaliza Sidney.

Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.