Saúde - saiba como combater as formigas cortadeiras

Apostila orienta sobre manejo para evitar
 prejuízos com as formigas-cortadeiras.
Baixe a apostila, que é grátis



          O controle das formigas-cortadeiras, tanto no meio rural quanto nas cidades, é o tema da apostila gratuita do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O material orienta sobre o manejo destes insetos, capazes de provocar grandes prejuízos econômicos na agricultura. Pode ser baixado neste link.

         As formigascortadeiras são seletivas, de modo que algumas espécies de vegetais não são cortadas, sendo que elas dão preferência pelo corte de plantas exóticas. No Brasil ocorrem nove espécies de saúvas e 21 espécies de quenquéns, sendo que a distribuição de algumas delas restringese apenas a alguns Estados. Distinguemse facilmente as formigas saúvas das quenquéns pela sua morfologia e pelo aspecto dos ninhos

         “Na área rural, causam danos em diferentes culturas, podendo ser um empecilho para o início de uma nova plantação, uma vez que muitas plantas morrem após o corte, especialmente quando são atacadas enquanto mudas”, afirmam os autores Ana Eugênia de Carvalho Campos e Francisco José Zorzenon, pesquisadores da Unidade Laboratorial de Refer ência em Pragas Urbanas do Instituto Biológico.

Para o secretário Arnaldo Jardim, o material do Prosaf leva o conhecimento gerado nos institutos de pesquisa como o Biológico para sua aplicação prática pela sociedade. “Aproximar a pesquisa da produção no campo é uma das principais orientações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria de Agricultura”, destaca. 


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo