Cultura

Café filosófico discute a origem da corrupção e
 de outros males crônicos do Brasil


O escritor Marco Moretti e a jornalista e historiadora Morgana Gomes fazem palestra sobre a origem histórica da corrupção, o descaso com as populações nativas e a destruição ambiental

A operação Lava Jato, considerada a maior investigação de corrupção da história do país, colocou sob os holofotes esse mal que existe desde o início da colonização do Brasil. Outros temas atuais que ganham destaque na mídia, como o descaso com as populações nativas e a destruição ambiental, também não são nenhuma novidade e têm origem na conquista, a ferro e a fogo, do território brasileiro pelos europeus movidos pela cobiça e o enriquecimento fácil.

Estes assuntos serão discutidos no Café Filosófico que a Galática Comunicação irá realizar no próximo dia 22 de outubro (sábado), na Livraria Martins Fontes, da Avenida Paulista. O tema deste encontro será “As Raízes Históricas do Brasil”, no Romance “Os Conquistadores”, obra do jornalista e escritor Marco Moretti. O evento também conta com a participação da jornalista Morgana Gomes, especialista em Política Internacional e colaboradora da revista Leituras da História. Para escrever o seu livro de ficção, cujo enredo se passa no século XVI, Moretti realizou extensa pesquisa de dados históricos, chegando às raízes dos atuais problemas brasileiros, como a corrupção, a exploração na natureza e a destruição das comunidades indígenas.

O que o Brasil é hoje foi determinado pelo que aconteceu nos primórdios de nossa colonização, numa época em que o nosso país era terreno fértil para toda a espécie de aventureiros vindos do Velho Mundo. Os europeus devastaram as matas brasileiras em busca de riquezas como o ouro e outros minérios, o pau-brasil e animais exóticos. Além disso, promoveram incursões armadas nas aldeias indígenas para capturar escravos necessários ao mercantilismo lusitano. Como se não bastasse, também impuseram uma cultura e uma religião estranha à população nativa do novo país.

Ao retratar em detalhes esse período negro de conquista das novas terras americanas pelos europeus, especialmente os capitães-gerais cegos de cobiça, o livro “Os Conquistadores”, editado pela Novo Século, faz os leitores refletirem sobre os males de hoje no Brasil, que começaram à época da conquista da Terra de Santa Cruz. Moretti procurou ser o mais criterioso possível com as informações históricas contidas no livro, no qual muitos dados, nomes e procedimentos mencionados existiram de fato. O livro faz um mix de gêneros: aventura, épico histórico, suspense, mistério, fantasia, drama, tragédia. É direcionado para o público jovem ou adulto que gosta de uma boa história para prender a atenção e fazer refletir.

Marco Moretti é mestre em Comunicação Social pela USP e coordenador e professor do curso de Jornalismo na Universidade Paulista (Unip). Trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como o extinto jornal Folha da Tarde, e como editor-chefe na divisão infanto-juvenil da Editora Abril, onde foi responsável pelos títulos dos heróis Marvel e DC no Brasil. Seu primeiro romance, Eu, Sumé , publicado em 2011 também pela Novo Século, ficou entre os finalistas da categoria Juvenil do Prêmio Jabuti de 2012. Atualmente, publica com regularidade contos e resenhas críticas de cinema, literatura e HQs em seu próprio blog, Diário do Moretti (www.diariodomoretti.com.br). Os Conquistadores é seu segundo romance.

SERVIÇO
Data: 22 de outubro – sábado.
Horário: das 15 às 17 horas. Após o evento, seção de autógrafos com o autor Marco Moretti.
Local: Livraria Martins Fontes – Unidade Martins Fontes Paulista, Avenida Paulista, 509. Telefone: (11) 2167-9900 ( próximo à Estação Brigadeiro do Metrô). Convênio com estacionamento: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95 – Desconto na primeira hora, nas compras acima de R$ 10,00

INFORMAÇÕES DO LIVRO
Título: Os Conquistadores
Autor: Marco Moretti
Gênero: Romance
Número de páginas: 480
Editora: Novo Século, São Paulo.

Fonte: Visão Estratégica Comunicação