Destaque

Agência Nude quebra tabus ao longo de dez anos, com fotos que mostram a beleza feminina 

Fotógrafas Darcy Toledo e Jane Walter comemoram dez anos de parceria 
ao retratar mulheres comuns em ensaios sensuais


Quando a Agência Nude (www.nude.art.br) surgiu em 2006, com a proposta de fotografar a sensualidade feminina, era incomum que mulheres de todas as idades e tipos físicos pudessem estrelar ensaios sensuais nos moldes de um editorial. E as fotos não seriam estampadas comercialmente em revistas masculinas, que vendiam milhares de exemplares à época, mas impressas em edições únicas, entregues como presente ou guardadas como recordação pessoal.

As fotógrafas Darcy Toledo e Jane Walter buscam até hoje algo muito mais simples: mostrar a beleza livre de julgamentos e padrões. Nos ensaios da Agência Nude, com direito a maquiagem, figurino e produção impecáveis, as clientes trocam inseguranças por autoconfiança e a valorização do próprio corpo.

Com dez anos de parceria, as fotógrafas listam os tabus superados por suas clientes:

Tabu nº 1. Ensaio sensual só pode ser estrelado por atrizes e modelos: "A Nude desbancou esta ideia desde o início, mostrando que a beleza e a sensualidade não são atributos exclusivos das famosas. Toda mulher tem seu ponto forte, sua arma de sedução", afirma a fotógrafa Darcy. 

Tabu nº 2. Fazer ensaio para provar a sensualidade ao parceiro: "Ao longo dos anos, notamos que presentear alguém era a desculpa perfeita para fotografar. As mulheres às vezes nos procuram com o objetivo de surpreender o parceiro, mas principalmente para registrar uma fase especial, agradar a si mesmas, sem provar nada a outras pessoas", explica a fotógrafa Jane.

Tabu nº 3. Fotos sensuais são restritas a mulheres magras (ou algum outro tipo de estereótipo): as sócias da Agência Nude buscam, desde 2006, estruturar ensaios para clientes com os mais variados biótipos, investindo em equipamentos fotográficos, profissionais treinadas, figurinos, lingeries e acessórios para valorizar a beleza da diversidade. 

Tabu nº 4. Imitar uma celebridade ao posar nua: "É comum que as clientes venham com referências de ensaios protagonizados por famosas. Usamos estas indicações para entender e captar o gosto pessoal da cliente, adaptando e criando algo novo, que imprima a personalidade e experiência de vida de cada uma", conta Darcy.

Tabu nº 5. A nudez feminina tem preço? Mesmo que o ensaio sensual oferecido pela Agência Nude seja um produto, a mulher presente na capa não dependerá de vendas ou aprovações. A publicação obtida com as imagem, única e exclusiva, representa seu valor.

Tabu nº 6. Ensaio sensual feminino reforça o machismo: Darcy e Jane reconhecem a polêmica que cerca a fotografia sensual, mas os bastidores dos ensaios mostram que as clientes procuram uma valorização há muito tempo negada. E buscam a própria aceitação, muito além de uma discussão de gêneros.

Tabu nº 7. Existe limite de idade para uma mulher ser considerada sensual? "Não. As mulheres maduras fotografadas por nós mostram como a sensualidade não pode ser associada a qualquer padrão estético. A força e a história de vida ganham sentido no olhar, no gestual, no sorriso", defende Jane.

Tabu nº 8. O ensaio sensual exige sacrifícios na preparação: as clientes se preparam de diferentes formas para a sessão de fotos. Algumas emagrecem, ganham novas formas, enquanto outras inovam no corte de cabelo. Mas não existe regra, pois cada uma fará o que for melhor para si. Basta um passeio na galeria de imagens da Agência Nude para notar que a vontade é a única preparação necessária antes das fotos.

Tabu nº 9. A inexperiência frente às câmeras impede belas imagens: as fotógrafas sabem que a timidez e a insegurança são aspectos comuns para quem realiza um ensaio profissional pela primeira vez. Mas não pense que as poses ficam forçadas ou frias. Darcy e Jane sabem como dirigir as estreantes, obtendo fotos espontâneas e sensuais.

Tabu nº 10. Ensaios sensuais exigem retoques digitais pesados: as fotos selecionadas recebem tratamento, mas apenas na pele, eliminando imperfeições conforme o gosto e preferência da cliente. De acordo com as fotógrafas, não são realizados retoques pesados, nem a redução de medidas, por exemplo. Para compensar, o trabalho é intensificado com o figurino adequado, posicionamento na hora dos cliques e efeitos de luz.

Sobre a Agência Nude
Criada em 2006, pelas fotógrafas Darcy Toledo e Jane Walter, a Agência Nude é especializada em ensaios sensuais para mulheres comuns, seguindo os padrões editorias e de produção das publicações mais conceituadas do mercado.
Os ensaios são realizados diariamente em São Paulo e percorrem cidades do Brasil em temporadas itinerantes. Em comemoração aos dez anos, a Agência Nude incluirá, a partir deste ano, sessões especiais em Nova Iorque (Estados Unidos) e Montreal (Canadá).
Saiba mais em www.nude.art.br