Saúde

Campanha de prevenção à hepatite C acontece no Poupatempo 


Postos da Grande São Paulo já realizaram mais de 3,8 mil testes da doença no primeiro dia da ação
Para marcar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, em 28 de julho, oito postos do Poupatempo na Grande São Paulo participam de uma campanha de prevenção à doença, organizada pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) em parceria com o Rotary Club.

A Semana Hepatite Zero acontece simultaneamente no Poupatempo de Cidade Ademar, Diadema, Guarulhos, Itaquera, Lapa, Santo Amaro, São Bernardo do Campo e Sé. Os atendimentos correm até sexta-feira, dia 29 de julho, sempre das 8h às 17h. 

Profissionais da área da saúde estão à disposição nos postos participantes para esclarecer dúvidas da população sobre os principais sintomas da hepatite C, suas causas, formas de prevenção e tratamentos. Além da orientação, ainda é possível realizar o exame rápido de detecção do vírus gratuitamente. Caso a doença seja diagnosticada, o cidadão será encaminhado para tratamento em uma unidade de saúde especializada.

Só no primeiro dia da ação, iniciada ontem, 25 de julho, 3.857 testes foram feitos no Poupatempo e 31 casos diagnosticados positivos para o vírus da doença.   

Pessoas entre 30 e 60 anos de idade que têm tatuagens, compartilham ou utilizam materiais perfurocortantes sem a devida esterilização estão entre os grupos de risco da doença. O teste é dispensado para aqueles que já realizam tratamento contra hepatite C, são doadores de sangue ou mulheres que fizeram pré-natal recentemente. 

Serviço 
Informações sobre endereços dos postos Poupatempo podem ser obtidas no portal www.poupatempo.sp.gov.br, pelo aplicativo SP Serviços (para smartphones e tablets) e também pelo Disque Poupatempo (0800 772 3633 - para telefones fixos - ou 0 operadora 11 2930 3650 - para ligações de celulares).

Programa Poupatempo 
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 500 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral que atendem mais de 171 mil cidadãos por dia. Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor serviço público de São Paulo pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. 

Fonte: assessoria de imprensa