TRC Sustentável

Programa de Gestão de Água é solução
 de economia em condomínios


Condomínio em Belo Horizonte registra 60% de economia
 em um mês com implantação do P.G.A



Um dos maiores desafios dos condomínios residenciais é o malabarismo que síndicos e condôminos fazem para equilibrar as contas do local. E um dos principais aliados nessa difícil missão é o P.G.A (Projeto de Gestão de Água), serviço exclusivo da TRC Sustentável, rede que atua no desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade. 

O sistema, totalmente legal e ecologicamente correto, é capaz de reduzir o consumo de água dos clientes em até 60%. O sistema desenvolvido pela empresa propõe quatro etapas: análise dos hábitos de consumo, verificação de vazamentos, instalação dos dispositivos e acompanhamento feito por um software que monitora os gastos diários do cliente. 

Aproximadamente 50% dos clientes da TRC são condomínios residenciais. A outra fatia se divide em restaurantes, igrejas, laboratórios e residências.  Atualmente, a TRC Sustentável possui mais de 40 unidades, instaladas em 15 estados brasileiros.

E a razão por essa procura é simples. “Muitos condomínios, principalmente, os mais antigos, apresentam problemas estruturais, como vazamentos, que consequentemente, geram infiltrações. Então, diversos problemas são provenientes de construções inadequadas ou da falta de manutenção, o que acarreta no encarecimento da conta de água”, explica Anderson Silva, diretor executivo da rede TRC. Essa demanda também é maior em capitais e regiões com mais de 500 mil habitantes.

Outro grande problema, comum em condomínios, é o desperdício e o uso irracional da água. Segundo Anderson, é comum ver funcionários da limpeza usando mangueiras ou jatos de pressão para lavar calçadas, assim como moradores negligenciando vazamentos e trazendo transtornos para os vizinhos. “E, infelizmente, a maioria dos condôminos compartilha uma única conta de água, o que gera cobranças injustas para os que se empenham em mudar seus hábitos”, lembra ele.


Case de sucesso
E um dos cases mais bem sucedidos da TRC nesse contexto, é do franqueado Silvio dos Reis Santana Júnior, 29 anos, da unidade TRC de Nova Lima (MG). “Aplicamos o P.G.A no Condomínio do Edifício Monet (Belo Horizonte – MG), que estava obtendo uma curva ascendente de consumo de água. No momento do atendimento, além da instalação das válvulas economizadoras, identificamos um problema na boia da caixa d’água, que estava desregulada. Fizemos a troca da boia e finalizamos o P.G.A”, conta.

E o resultado? Nas palavras da própria cliente, contratante do serviço. “Muito satisfatório! Os resultados se revelam na área financeira do condomínio e, além disso, estamos muito felizes em poder contribuir para o planeta com o uso racional da água, sem desperdícios”, diz Érika Sena Fulgêncio, da Prime Gerenciamento de Condomínios.

E não poderia ser diferente. Afinal, de acordo com Silvio, com os serviços completos do PGA, da localização dos vazamentos até a aplicação de técnicas de economia de água, o condomínio conseguiu 60% de economia, em comparação ao consumo do mês anterior. “O consumo diário caiu imediatamente após a conclusão dos serviços”, lembra. 

Ela também conta que o que mais a surpreendeu nos serviços da TRC foi o pronto atendimento da empresa: “Quando solicitei uma avaliação, imediatamente a empresa enviou um técnico ao condomínio e, rapidamente, identificou e corrigiu o vazamento, sem se preocupar em fechar ou não o contrato conosco. Depois todas as etapas foram concluídas com muito zelo e profissionalismo”, salienta.   

Para Silvio, a instalação do Programa faz com que as pessoas envolvidas repensem seus hábitos no uso de recursos naturais e monetários: “ambos finitos, é bom lembrar!” Por isso, após a aplicação do P.G.A, o trabalho da TRC não termina. “A ideia de que podemos continuar fazendo as mesmas atividades cotidianas, consumindo menos água é implementada durante e após a implementação do Programa, quando as reduções aparecem sem comprometer o uso de água do imóvel”, finaliza.


TRC Sustentável Franchising: (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013. A empresa se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente, atuando em mais de 15 estados brasileiros por meio de suas 40 unidades franqueadas.


TRC Sustentável Franchising_Nova Lima
Av. Oscar Niemeyer, 400 (sala 405), Vale do Sereno, Nova Lima (MG)
Contato: (31) 99424-0047 
E-mail:comercial.novalima.mg@trcsustentavel.com.br
Informações: www.trcsustentavel.com.br



Fonte: Fatos&Ideias Comunicação