Oficinas do Texto 2016

Positivo Informática Tecnologia Educacional apresenta temas e parceiros do projeto Oficinas do Texto 2016

Com mais de 1,3 milhão de livros escritos por crianças e jovens em coautoria com grandes autores, Oficina do Texto chega a seu 16º ano com uma novidade: convites em vídeos gravados pelo escritor e cartunista Ziraldo, pelo autor de livros infantis Ilan Brenman e pelo ilustrador Daniel Cabral, e por um tradutor-intérprete de LIBRAS


O projeto Oficinas do Texto, um dos maiores sucessos do Educacional e um dos exemplos mais bem sucedidos da aplicação da tecnologia na educação, já está no ar e, neste ano, com uma novidade: vídeos convites (https://youtu.be/Hbe6nYJcVAYhttps://youtu.be/tk-Iq6loEdohttps://youtu.be/JjBZ8e3sajI) gravados pelos autores parceiros do projeto e traduzidos por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  

“Incluir a mensagem em LIBRAS nos vídeos convidando os alunos para participarem da Oficina foi a forma que encontramos de mobilizar também aqueles com deficiência auditiva para esse projeto que é um grande sucesso. Queremos que eles também participem dessa iniciativa e escrevam uma obra em coautoria com personalidades da literatura brasileira”, diz Patrícia Sprada Barbosa,‎Coordenadora Pedagógica do Educacional, conjunto de tecnologias educacionais para a sala de aula desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional. Patrícia lembra, ainda, que o convite em vídeo e com a intérprete de LIBRAS acaba mostrando também  uma outra forma de comunicação e despertando  em todos os alunos o interesse e o conhecimento sobre a linguagem de sinais.

Como funcionam as 
Oficinas do Texto
Com base em uma sequência de imagens e/ou textos produzidos por escritores e personalidades de renome, cada aluno - individualmente ou em grupo - produz a sua obra, escrevendo os textos e fazendo suas escolhas no ambiente virtual da escola, com acompanhamento do professor.
Finalizada esta fase, as obras seguem para a gráfica, onde são impressas com os nomes dos alunos como coautores. Além de receber os livros impressos, os alunos também têm acesso a recursos como a geração de arquivo PDF e envio da versão virtual para amigos. Ao final do projeto, cada aluno recebe, em sua própria escola, seu livro ou jornal impresso. 
Mais de 1,3 milhão de obras já foram impressas desde 2000, quando o projeto foi criado, e todos os materiais produzidos ficam disponíveis na biblioteca virtual do Educacional, podendo ser acessadas por estudantes de todo o Brasil.

A Oficina do Texto existe desde 2000 e, este ano, os parceiros são o cartunista e consagrado autor da literatura infantojuvenil Ziraldo, o escritor Ilan Brenman, que entre outros sucessos escreveu “Até as princesas soltam pum”, e o ilustrador Daniel Cabral. 

Além de livros, o projeto Oficinas do Texto 2016 também prevê a criação de um jornal. O jornal é apresentado com suas habituais seções - cultura, esportes, economia, humor etc., mas o aluno pode alterar tudo, inclusive os títulos de cada uma delas. “Além de criar o conteúdo, cada matéria do jornal pode ser ilustrada com imagens obtidas em um grande banco, dividido em diferentes categorias, criado para essa Oficina do Texto pela equipe do Educacional, informa Patricia.

O projeto Oficinas do Texto também possibilita que o aluno grave um áudio com a história que criou e que depois pode ser ouvido em tablets e smartphones por meio de um QR Code.

Conheça um pouco mais sobre as propostas de 2016:



http://wwweducacionalcombr1.cdn.educacional.com.br/atividades2016/logos/deixa-eu-contar-um-sonho.pngDeixa eu contar um sonho: o tema desafia os alunos para escreverem sobre um sonho inventado, a partir de uma série de imagens criadas por Ziraldo. As histórias podem ser escritas em português, inglês ou espanhol.







http://wwweducacionalcombr4.cdn.educacional.com.br/atividades2016/logos/a-caverna-encantada.pngA caverna encantada: o projeto vai mexer com a imaginação dos estudantes, que se aventuram em uma caverna encantada ao lado de Lúcio, um guia munido de um lampião a gás. O parceiro, neste caso, é o renomado escritor infantil Ilan Brenman.






http://wwweducacionalcombr3.cdn.educacional.com.br/atividades2016/logos/o-sonho-de-pierre.pngO sonho de Pierre: no ano em que o Rio de Janeiro recebe as Olimpíadas, essa Oficina do Texto apresenta um personagem que foi o grande responsável pelo renascimento desse grande evento, o Barão Pierre de Coubertin. O cenário da história é a cidade de Paris no final do Século XIX, e apresenta o ainda jovem Pierre no momento em que vai conhecer a obra fantástica de outro grande sonhador, o escritor Júlio Verne, considerado o pai da ficção científica. Júlio, com sua obra visionária, irá inspirar Pierre a uma incrível viagem. O parceiro nesta Oficina é o ilustrador Daniel Cabral.



http://wwweducacionalcombr2.cdn.educacional.com.br/atividades2015/logos/uma-viagem-no-tempo.pngUma viagem no Tempo: em formato de jornal, essa oficina pode transformar a sala de aula na redação de um jornal que relata uma viagem no tempo e no espaço. Os alunos escolhem um destino e narram os acontecimentos como se estivessem presentes nos mais variados locais e épocas. Cultura, esportes, economia e humor são apenas algumas das seções para as quais os estudantes poderão produzir textos criativos e ilustrá-los com imagens do grande acervo próprio dessa ferramenta, que podem ser referentes a temas atuais ou de épocas passadas, ou, ainda, pertencentes a um futuro distante.
            
Sobre a Positivo Informática:
A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, em Buenos Aires e na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 9 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.

Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais, mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional

Fonte: Rosa Arrais Comunicação