Dia Internacional do Orgulho Gay,

Movimento pela Tolerância: 
“Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”





28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho Gay, uma data especial para conscientizar a população sobre a importância de se respeitar a liberdade de escolha, a diversidade e, sobretudo, de se engajar na luta para combater qualquer tipo de preconceito contra o público LGBT. Esta também é a meta das ações que integram a campanha “Quem se dá bem com gente se dá bem na vida”, criada pela VML para o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

A letra da música, cujo vídeo protagonizado pela cantora Deena Love - personagem criado por Pedro Novas da Cunha Figueiredo - está disponível aqui, reflete uma série de insights observados em ampla pesquisa com psicólogos, antropólogos, profissionais da educação e empresários. Entre os aprendizados estão a importância de uma educação mais aberta e o convívio com as diferenças, para que sejam desenvolvidas habilidades sociais muito úteis para os indivíduos.

No filme para a Internet, Deena Love solta a voz para rebater frases maldosas que são postadas nas redes sociais. Os colaboradores da agência, inclusive os criadores da campanha, também participaram como “casting”, formando todo o elenco de atores da produção.  

O movimento pela tolerância, encampado pelo MP-SP, teve início em setembro de 2015, com o lançamento cartilha “Tolerância”, documento educativo destinado a crianças e jovens que, ao abordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras, apresenta as diferentes formas de intolerância e como elas devem ser combatidas. A cartilha foi distribuída através de 20 mil folhetos entregues para alunos na rede municipal de ensino da capital e também está no portal da entidade, nas versões para tablet e celular  Veja a cartilha “Tolerância”: http://bit.ly/23eyWA1

Saiba quem é Deena Love – a drag queen Deena Love “nasceu” em 2011. É ela quem canta o tema da campanha contra a intolerância criada pela VML para o Ministério Público do Estado de São Paulo. Mas quem é ela? É Pedro Novas da Cunha Figueiredo, 30 anos, cantor desde os 16 anos em bares, casas noturnas e viagens de navio, que ficou famoso no Brasil ao participar com sua personagem Deena Love no programa The Voice Brasil, da TV Globo.

Pedro Novas se inspirou nas cantoras da Era do Rádio para compor essa “persona”,  que sempre se apresenta no melhor estilo “montada” – bem produzida e maquiada, com roupas mais antigas e glamorosas, meio ao estilo pin-up americana. Segundo ele, a personagem surgiu por acaso em uma das apresentações em um cruzeiro internacional e se restringe aos shows. Ele revela que tudo transcorreu de forma natural, sem ter sofrido nenhuma forma de preconceito, nem de pessoas próximas, nem no trabalho.



Letra: Tolerância
 (Refrão)
Tolerância é viver livre
De preconceito
Tolerância é aceitar o outro
Do seu jeito
Se liga na verdade
Dessa fita
Quem se dá bem com gente
Se dá bem na vida

(Levada Funk)
Terrível é a intolerância
Que toma o individuo, crescendo em seu peito
Que é filha da tal rejeição
Irmã do desprezo, mãe do preconceito
Que priva você do contato
Com gente antenada de olhar diferente
Deixando seu mundo restrito
Você previsível e menos competente

(Refrão)
Tolerância é viver livre
De preconceito
Tolerância é aceitar o outro
Do seu jeito
Se liga na verdade
Dessa fita
Quem se dá bem com gente
Se dá bem na vida

(Levada Funk)
A intolerância se esconde
Naquela piada na mesa do bar
No comentário do Face
Ou no Tweet que alguém vá postar
É ignorância, é desrespeito
É preconceito, é sempre vulgar
E ela te afasta das chances
Que a vida um dia podia te dar

(Levada Rap)
De olhar turvo
Com visão estreita
Fechada com os seus
Os outros não aceita
Criando gente
De mente limitada
Que vive num mundo
Só de fachada
Entra nas casas
Abraça as crianças
Odeia as diferenças
Só quer as semelhanças
Você não espera
Mas ela te trai
Chegando de mansinho
Na boca de um pai

(Refrão Duplo)
Tolerância é viver livre
De preconceito
Tolerância é aceitar o outro
Do seu jeito
Se liga na verdade
Dessa fita
Quem se dá bem

https://www.youtube.com/watch?v=v0hlTaVNTug&authuser=1 

Fonte: Grupo NewComm