Especial Bienal do Livro - RJ

Francisco:
 O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos
Protetor dos pobres e dos animais

Martins Fontes – Selo Martins lança com exclusividade a obra Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos, de Giovanni Miccoli, com tradução de Sérgio Maduro. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. Palavras sábias de um jovem italiano, que aos 24 anos renunciou toda a sua riqueza para dedicar a vida aos pobres e aos doentes. São Francisco de Assis, que também é conhecido como protetor dos animais, foi considerado porDante Alighieri como uma "luz que brilhou sobre o mundo" e “para muitos ele foi à maior figura do Cristianismo desde Jesus”. Considerado santo ainda em vida, foi canonizado pela Igreja Católica em 1228, menos de dois anos após falecer aos 43 anos. Abaixo segue release editorial:


 
Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos

A história de Francisco de Assis representa um dos pontos chave de todos os acontecimentos dos dois mil anos de história do cristianismo. Tal vitalidade tampouco se esgota na sua – sempre exemplar – biografia, uma vez que sua extraordinária trajetória de vida se funde profundamente com os eventos históricos da ordem que ele fundou, a qual, em poucas décadas, tornou-se a mais numerosa e animada de toda a cristandade ocidental. Com efeito, o nexo entre a sua original proposta cristã e os rumos perseguidos pela ordem a que deu origem colocam muitos problemas. Surgem ainda várias questões ao se analisar as características e perspectivas reais da experiência religiosa de Francisco e seus primeiros companheiros, confrontando-as com os termos em que foram diversas vezes traduzidas e transmitidas na prática e na memória histórica da Igreja nos séculos subsequentes.

Não por acaso, a figura de Francisco, canonizado poucos anos depois de sua morte, virou referência para uma extraordinária variedade de movimentos e possibilidades, com frequência em evidente contradição com o que propõem e sugerem seus próprios escritos. Está nesse labirinto de problemas o aspecto central da longa e ainda muito atual “questão franciscana”, ainda mais intrigante depois da escolha recente do cardeal Bergoglio de, como bispo de Roma, pela primeira vez adotar o nome de Francisco: porque ao Francisco histórico, que facilmente pode ser conhecido nos seus aspectos básicos, somam-se e adicionam- se os tantos Franciscos que a tradição construiu e que continuam a propor múltiplos modelos diferentes de experiência religiosa.

Sobre o autor: Giovanni Miccoli, nascido em Trieste em 1933, estudou na Scuola Normale Superiore da Universidade de Pisa, onde foi aluno de Ottorino Bertolini, Delio Cantimori e Arsenio Frugoni. Por mais de quarenta anos ensinou história medieval e história da Igreja, primeiro em Pisa, depois em Trieste, em Veneza e, novamente, em Trieste. No âmbito medieval, ocupou-se, sobretudo da reforma gregoriana e das origens franciscanas; na esfera contemporânea, de antissemitismo católico, do Vaticano, guerra e Shoah, bem como dos posicionamentos do papado depois do Concílio do Vaticano II. O livro Una storiografia inattuale? Giovanni Miccoli e la funzione civile della ricerca storica, de G. Battelli e D. Menozzi (Viella, 2005), foi dedicado à sua obra.

Ficha Técnica:
Título: Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos
Autor: Giovanni Miccoli / Tradução: Sérgio Maduro
 Editora: Martins Fontes - Selo Martins
Ano de Publicação: 2015 / Páginas: 316 / Valor: R$ 49,00

Também, haverá lançamento e noite de autógrafo com Cesare Battisti para seu livro:
“O Cargueiro Sentimental”
Cesare Battisti, agora livre cidadão e morador em solo brasileiro, também considerado como ex-terrorista pelos governos italiano e francês, lança com exclusividade, pela Martins Fontes – Selo Martins, seu novo livro: “O Cargueiro Sentimental”, com noite de autógrafo dia 12 de setembro, a partir das 19h, durante a Bienal Internacional do Livro – RJ (03 a 13/09), no estande da editora localizado entre as ruas I16/J13.

Outros títulos também serão destaque durante a Bienal Internacional do Livro - RJ
- Frida Kahlo, Rauda Jamis
- As Cartas De Ernest Hemingway - Volume I 1907-1922, com org. de Sandra Spainer e Robert W. Trogdon
- Francisco: O Santo de Assis na Origem dos Movimentos Franciscanos, de Giovanni Miccoli
- C.S. Lewis - Além do Universo Mágico de Nárnia, de Robert MacSwain e Michael Ward
- Moral Universal ou os Deveres do Homem Fundamentados Na Sua Natureza, do Barão de Holbach
- Os Objetos e a Vida – reflexões sobre as posses, as emoções, a memória, de Giovanni Starace
- Os Animais Célebres, de Michel Pastoureau

Serviço: Noite de autografo com Cesare Battisti
Livro: O Cargueiro Sentimental, Martins Fontes – Selo Martins
Quando: 12/08/2015 / Horário: a partir das 19h
Onde: Bienal Internacional do Livro - Rio 2015 (Riocentro - Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca – RJ)
Estande:  J13/I16 / Site: 
www.emartinsfontes.com.br  
Informações Livrarias Martins Fontes: (21) 2221-2823 / (11) 3116-0000 
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
JCG Comunicação e Marketing
Carina Gonçalves – Jornalista responsável