Aprendendo a Ouvir
Uma Vida Dedicada às Crianças



Depois de meio século ouvindo, cuidando, compreendendo e defendendo crianças e pais, o médico norte-americano T. Berry Brazelton, considerado como o pediatra de maior confiança da nação segundo o jornal New York Times, conta agora a sua história empolgante e de amor à vida na obra “Aprendendo a Ouvir – Uma Vida Dedicada às Crianças”, com publicação no Brasil pela Martins Fontes – Selo Martins.

Desde a infância em Waco, no Texas – ele narra como cuidou competentemente de nove primos pequenos enquanto os adultos apreciavam o almoço de domingo –, passando por Princeton – onde teve uma proposta para ser ator na Broadway –, pela formação em medicina e em psicanálise, até as brilhantes observações do comportamento dos recém-nascidos que levaram os bebês a serem vistos sob uma ótica totalmente nova.

Sua vida foi marcada por inovação e assistência. Conhecido internacionalmente pela teoria dos Pontos de Contato (Touchpoints) – regressão e crescimento de bebês e crianças pequenas –, considera-se também que ele trouxe os insights do desenvolvimento infantil para a pediatria e para a sua vigorosa atuação no Congresso Norte-Americano em Defesa das Crianças e das Famílias. Nesta obra, os fãs e os profissionais de sua área podem seguir as raízes de uma carreira brilhante e a evolução da criação de filhos desde a segunda metade do século passado até hoje.



Sobre o Autor: T. Berry Brazelton é professor emérito de clinica pediátrico na Escola de Medicina de Harvard e professor de pediatria e desenvolvimento humano na Brown University. Atendendo em sua clínica de pediatria por mais de 45 anos, ele introduziu na formação pediátrica o conceito de orientação antecipatória para pais. Autor de mais de duzentos artigos especializados, escreveu trinta livros para profissionais e leigos, inclusive Touchpoints (traduzido para dezoito idiomas), To Listen to a Child e a clássica trilogia Infants and Mothers, Toddlers and Parents e On Becoming a Family. Para dar continuidade à sua importante pesquisa, criou dois programas no Boston Children’s Hospital: o Brazelton Institute e o Brazelton Touchpoints Center. Entre os muitos prêmios que ele recebeu destacam-se o C. Anderson Aldrich Award for Distinguished Contributions to the Field of Child Development, concedido pela Academia Americana de Pediatria. Em 1988, o dr. Brazelton foi designado pelo Congresso norte-americano para atuar na Comissão Nacional da Infância e, em 2013, recebeu a Presidential Citizens Medal de 2012, concedida “aos que realizaram feitos exemplares ao seu país e aos seus concidadãos”.



Ficha Técnica:
Título: Aprendendo a Ouvir - Uma Vida Dedicada às Crianças
Autor: T. Berry Brazelton - Tradução: Cristina Cupertino
Editora: Martins Fontes – Selo Martins
Páginas: 240 - Publicação: 2015 / Edição: 1ª


Fonte: JCG Comunicação – Excelência na Arte de Comunicar