Você sabe quais são os requezitos de segurança para incêndio?

A empresa Kidde oferece dicas sobre extintores e como evitar acidentes deste tipo

De acordo com estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), apenas 14% dos 5570 municípios do país têm bombeiros. Há em torno de 4,8 mil cidades sem este serviço público. 

Para ajudar a instruir o público em segurança contra incêndio, a Kidde, uma das maiores fabricantes de extintores no Brasil, traz informações importantes sobre uso correto, manutenção de extintores e dicas de segurança em caso de incêndio. A Kidde pertence à UTC Building & Industrial System, uma unidade da United Technologies Corp. (NYSE: UTX).

De acordo com estudo realizado pelo Governo Federal, em média acontecem 200 mil incêndios por ano no Brasil. São mais de 500 por dia. Este incêndio tem diversas causas, mas independente de qual é a causa, o extintor de incêndio é um dos itens mais importantes no combate do incêndio. 

Milhões de novos extintores, divididos em três classes, são vendidos no Brasil todos os anos. Classe A são indicado para incêndios com madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral; Classe B para líquidos inflamáveis e Classe C para equipamento elétrico energizado.  De acordo com decreto estadual de São Paulo, número 38069, todos os prédios comerciais e residenciais devem ter dois extintores por andar, sendo um com pó químico para combater incêndios elétricos e outro com água pressurizada para incêndios classe A.

A Kidde possui em seus portfólios extintores que combatem as três classes de incêndio em um único produto, o Extintor Mega ABC ou Convencional ABC.  O extintor ABC elimina o risco de um extintor classe A ser usado acidentalmente para um incêndio classe C, que pode resultar em choque elétrico com sério ferimentos para o usuário.  O extintor Mega ABC está disponível em modelo menores, fácil de manusear, com 4 kg ou 6 kg e com garantia de 5 anos.  A Kidde também oferece extintores convencionais ABC com um ano de garantia, disponível em 4 kg, 6 kg, 8 kg e 12 kg.



Extintores Mega ABC

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E USO EXTINTORES 

É claro que a melhor forma de evitar incêndios é seguir os passos para que ele não ocorra. Todos os proprietários de imóveis comerciais e residenciais devem saber as regras básicas de segurança para se proteger. 

O certificado de inspeção do Corpo de Bombeiros deve ser atualizado a cada três anos para prédios residenciais e a cada dois anos para os comerciais. Se o auto de vistoria cedido pelos bombeiros estiver atrasado ou vencido o condomínio poderá ser autuado e pagar multa (o valor depende de cada estado) e o síndico pode responder processo, além de comprometer a segurança dos condôminos. 

O extintor de incêndio deve ser do tipo apropriado para a área que irá proteger, deve ser fixado na parede ou colocado no chão em um suporte, em local visível e sinalizado.  

Antes de usar um extintor de incêndio, preste atenção aos seguintes pontos chaves: 

·         É muito importante comprar extintores de empresas idôneas. Todo extintor deve ter o selo do INMETRO

·         Certifique-se que o extintor está dentro da validade e que não foi adulterado

·          Se o extintor estiver amassado, com sinais de ferrugem ou violação do gargalo, recuse-o. Extintor falsificado ou danificado não fornece segurança. 

·         O manômetro indica a pressurização e deve estar no verde.  Não compre extintor se o ponteiro estiver na faixa vermelha. 

·         A manutenção e recarga de extintores devem ser realizadas por empresas especializadas e com certificação do Inmetro.  Verifique se após a inspeção a empresa colocou o anel de identificação no gargalo, exigido pelo INMETRO, informando a data da realização do trabalho, além do selo do Inmetro no produto. 


Saiba como evitar acidentes em edifícios residenciais e comerciais:

·         Não jogue bitucas de cigarro pela janela.

·         Apague o cigarro antes de jogá-lo fora 

·         Apague sempre os palitos de fósforos antes de jogá-los fora.

·         Nunca apoie velas sobre caixas de fósforos nem sobre materiais  combustíveis.

·         Não fume em locais proibidos.

·         Não utilize a casa de força, casa de máquinas de elevadores e casa de bombas do prédio como depósito de materiais e objetos. 

·         Não ligue mais que um aparelho por tomada e nem faça ligações provisórias. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e faíscas. 

·         Verifique sempre vazamentos em botijão e se seu estado físico está em boas condições. 

·         Ao sentir cheiro de gás, não ligue ou desligue a luz nem aparelhos elétricos e ventile a área. 

·         As portas corta-fogo não devem ter trincos ou cadeados. Conheça a rota de fuga de seu edifício, para que possa utilizá-la em caso de emergência.

·         Verifique sempre se o acesso ao extintor bem como os demais equipamentos de proteção contra incêndios estão desobstruídos


Como agir em caso de incêndio:

Se um incêndio ocorrer, siga os passos abaixo para segurança

1. Mantenha calma e ligue para os Bombeiros – 193

2. Dirija imediatamente para as saídas de emergência. 

3. Nunca suba escadas. 

4. Não utilize o elevador 

5. Caminhe com o corpo curvado ao chão, abaixo da fumaça

6. Não volte para o foco de incêndio para resgatar outra pessoa. Esta ação deve ser realizada por um profissional. Sua volta pode ser fatal. 

7. Não tente combater o incêndio caso tenha tomado proporções que coloquem a vida ou fuga em risco. A evacuação do local deve a primeira prioridade.



Sobre a empresa: A Kidde é um dos principais fabricantes de extintores e alarmes de fumaça e monóxido de carbono (CO) residencial, entregando tecnologia avançada de segurança contra incêndio desde que produziu o primeiro sistema de extinção de dióxido de carbono e detecção de fumaça integrado mais de 90 anos atrás. A Kidde pertence à UTC Building & Industrial Systems, uma unidade da United Technologies Corp, fornecedora líder para as indústrias aeroespaciais e de sistemas de construção em todo o mundo. Para mais informações, visite www.kidde.com.br.