Espaço infantil na Festa do Peão de Barretos, Rancho do Peãozinho promoverá ações de educação ambiental e integração


O espaço dedicado às crianças contará com atrações, demonstrando ambientes urbanos e rurais de forma sustentável, para estimular a consciência ecológica durante a Festa do Peão de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto


Diversão e consciência ecológica. Essa mistura é a fórmula do Rancho do Peãozinho, espaço que funciona na Festa do Peão de Barretos totalmente voltado às crianças. Para que os baixinhos brinquem com assunto sério e aprendendo, serão lançados diversos projetos ecológicos durante o evento, que acontece de 15 a 25 de agosto.
Cidade Sustentável, Centro Cultural Ecológico, Calçada Ecológica, Ninhos Gigantes e Área Rural Sustentável são algumas das atrações do Rancho preparadas para este ano, além dos espaços que fazem alusão ao universo sertanejo.
A Cidade Sustentável tem como objetivo criar uma cidade ecologicamente correta. Este ano, o local terá um Centro Cultural Ecológico construído com garrafas PET de 55 metros quadrados. “Queremos que as crianças aprendam que é possível ter uma cidade sustentável e funcional. Além de conscientizá-las sobre o melhor destino para os resíduos”, diz Marony Dutra, engenheira responsável pelo projeto.
No centro serão cantadas histórias relativas à educação ambiental, como o uso consciente da água, entre outros assuntos de “gente grande”, mas que desde cedo já devem ser passados aos menores.
Além disso, os pequenos terão acesso a dois ninhos gigantes – tudo com material ecologicamente correto. “É mais um espaço para a criança brincar e se sentir como se fosse passarinho. A ideia é explicar o respeito que devemos ter pelos animais”, relata Marony.

A diversão não para por aí. Ainda há uma área rural sustentável, projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Federal, em que cada sala apresenta maquetes com diferentes culturas. “Cada turma vai fazer uma fazendinha”, explica a engenheira.
Outra atração ficará por conta de uma calçada ecológica, para mostrar o sistema de drenagem com dutos de pneus. A calçada é toda permeável e o passeio é feito com madeiras de podas de árvores.

Ainda dentro da Festa do Peão, será feito o lançamento da área de piquenique, com 240 árvores, plantadas por crianças da Escola Municipal João Baroni, em 21 de setembro de 2012. “A intenção de todos esses projetos é mostrar para as crianças como viver respeitando o meio ambiente”, diz Marony.


O Rancho do Peãozinho
O espaço funciona 10 dos 11 dias da Festa do Peão, e recebe neste período cerca de 70 mil visitas. Neste ano, o Rancho do Peãozinho funcionará de 16 a 25 de agosto, das 9h às 18h, e conta com mais de 100 monitores e 200 voluntários para auxiliar as crianças em atividades educativas. No local também funciona a Rádio Peãozinho, com a participação dos visitantes, e o Rodeio em Carneiros, na mini-arena.
O Rancho do Peãozinho é patrocinado pelo Savegnago Supermercados, que também desenvolve ações no local, em parceria com fornecedores.
Rancho do Peãozinho
Local: Parque do Peão | Rod. Brigadeiro Faria Lima Km 428
Período: 16 a 25 de agosto
Horário de funcionamento: 9h às 18h

Informações: 17 3321-0000

Fonte: Phábrica de Ideias