CCBB EDUCATIVO SP REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA RIO + 20

Até 24 de junho de 2012


Você já viu uma obra de arte viva? Imagine então fazer uma! E já parou para pensar como seria nossa cidade se seus rios e matas tivessem sido preservados? Pois poderá não só imaginar, mas construir uma página de jornal sobre esta cidade! 

Durante a semana do Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que está acontecendo no Rio de Janeiro, o CCBB Educativo São Paulo preparou uma programação especial para toda a família. Venha, não só refletir sobre sustentabilidade, mas, também participar de brincadeiras tradicionais, jogos musicais e cantigas de roda que revivem nossa cultura. 

No que tanto um casaco pode se transformar? Venha ouvir esta e outras histórias para se embrenhar em aventuras e mitos indígenas. Além do que ficará na memória, você talvez possa sair do CCBB com mais uma lembrança surpresa...

-- Laboratório de Ações Criativas – Arte Viva
Sábado e domingo, 23 e 24 às 11h
Local: Mezanino

A Land Art, movimento artístico iniciado na década de 60, além de ter a natureza como suporte, discutia questões sobre ecologia e meio ambiente.  O educativo convida os visitantes a criar uma obra de arte coletiva com mudas de plantas e conhecer um pouco mais sobre este movimento. No último dia do laboratório, as mudas serão distribuídas aos participantes, fazendo com a obra se transforme ao se espalhar pela cidade...

Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 10 anos

-- Laboratório de Ações Criativas – Construindo História 
Sexta dia 22 às 11h
Local: Mezanino

Você já pensou em mudar o passado? E se a cidade tivesse preservado seus rios e matas, como seria a vida na metrópole hoje? E se fôssemos uma cidade modelo em sustentabilidade? Neste laboratório, o visitante poderá reconstruir a história e a cara de nossa cidade criando notícias e imagens sobre esta São Paulo imaginária e dessa forma pensar nas notícias do dia, confeccionando uma página de jornal.

Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 10 anos

-- Em Cantos e Contos – Contos da Natureza
Sexta-feira, Sábado e domingo – 14h
Local: Mezanino

O grupo de contação de história do CCBB Educativo convida o público a ouvir contos tradicionais brasileiros. Aproveite para se aventurar, conhecendo diferentes povos, culturas e mitos. Às sextas-feiras, a atividade é contada em LIBRAS, a Língua brasileira de sinais e narrada em língua portuguesa.

Classificação indicativa: livre 
Recomendação etária: a partir de 5 anos

-- A Lenda do Guaraná
Contadora: Renata Antunes
Músico: Tiago Dombrowski

Lenda indígena que narra o nascimento de Aguiry, um menino muito querido por todos de sua tribo, exceto pelo deus Jurupari, que morria de inveja do menino. Venha descobrir a relação entre este personagem e este fruto tão brasileiro.

-- O Casaco Azul de Tom
Contadores: Felipe Tognoli e Ricardo Ferri

A mãe do menino Tom o presenteia com um lindo casaco feito do tecido mais bonito que existia. O que podemos fazer de um tecido? Venham descobrir como essa história termina, se é que termina... 

-- A Esposa do Jaguar
Contadora: Isadora Borges
Intérprete: Elizabeth Ap. Figueira

Mitos indígenas explicam como surgiu a natureza: plantas, animais, estrelas, rios etc... Como será que os índios começaram a usar o fogo? Algumas tribos brasileiras acreditam que quem os ensinou foi um jaguar!

-- Contação inclusiva para pessoas surdas e ouvintes, realizada em Língua de Sinais (Libras) e narrada em português.
Vivências Musicais – Brincadeiras Musicais
Sábado e domingo – 13h
Local: Mezanino

O que é preciso para uma boa brincadeira? Em meio a tanta tecnologia, as brincadeiras tradicionais foram perdendo espaço para os videogames e computadores que tomaram lugar de atividades corporais e educativas. O grupo de pesquisa em música oferece ao público do CCBB jogos musicais, brincadeiras, parlendas e cantigas de roda, que revivem nossa cultura. Além de brincar, vamos refletir sobre sustentabilidade.

Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos

-- Cortejo
Local: Térreo
Sexta – 13h30

Ação dos educadores músicos do CCBB Educativo que, inspirados na nossa cultura brasileira, entoam canções do repertório popular, fazendo uso de instrumentos típicos de nossas terras. As músicas serão entremeadas por pequenas surpresas que nos farão pensar sobre o meio ambiente. 

Classificação indicativa: livre

-- Visita ao prédio – Conhecendo o CCBB
Terça a Domingo – 9h às 20h

Deuses da mitologia grega, estilos arquitetônicos, a São Paulo do início do século XX são alguns dos temas tratados de forma dinâmica nesta visita sobre a história do prédio do CCBB. Durante a semana Rio + 20 o foco estará nas transformações ocorridas no prédio, no seu entorno e na cidade, traçando paralelos com temas como patrimônio histórico, preservação e sustentabilidade, visando estimular uma reflexão sobre preservação e responsabilidade socioambiental.

Disponibilidade de educador, sob consulta na Bilheteria. Duração média de 1h.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos


CCBB  Educativo
Diversão e Cultura no CCBB
ENTRADA FRANCA

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Informações:              (11) 3113-3651       / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp
Horário:  de terça a domingo, das 10h às 20h.
Acessos – Estações Sé e São Bento do Metrô.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.
Estacionamento Conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 - Edifício       Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na  bilheteria do CCBB).

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na Rua XV de Novembro, esquina com  a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Fonte: Assessoria de Imprensa Contexto & Comunicação