Saraiva Conteúdo: http://www.saraivaconteudo.com.br/Materias/Post/43795

Livros que ajudam a cumprir as promessas de ano novo


24. 01. 2012


Literatura
 
 

 
Por Carina Gonçalves
Luís Carlos Ewald, autor de Sobrou Dinheiro! - Lições de Economia Doméstica
 
Todo início de ano é a mesma coisa. As pessoas fazem um balanço do que aconteceu nos meses anteriores e, a partir daí, planejam seus compromissos e, claro, suas promessas que, em muitos casos, nunca são cumpridas.
 
Cada um tem lá uma meta específica, mas há algumas que formam praticamente um ranking das mais populares.
 
Para não deixar essas pessoas na mão, resolvemos aqui criar um guia de ajuda para que esses objetivos deixem de ser promessas em 2012.
 
 
 
 
Promessa: perder peso
 
Não precisa nem fazer pesquisa, este item é um dos mais populares. E nem é necessário mudar o ano para fazer essa promessa, não é?
 
Cada vez mais homens e mulheres desejam um corpo perfeito. A lição é simples: prática regular de exercícios, disciplina e reeducação alimentar para melhorar nutricionalmente o funcionamento do organismo e, assim, contribuir para o tão desejado peso.
 
Segundo Joselaine Silva Stumer, autora do livro Reeducação Alimentar (Vozes), um dos maiores desafios para a conquista dessa promessa é manter os hábitos alimentares saudáveis diariamente.
 
“A reeducação alimentar pode ser praticada no dia a dia, com a substituição ou complementação de frutas, verduras e alimentos menos calóricos nas refeições. Ou seja, o consumo de mais fibras proporciona saciedade e faz com que as pessoas possam comer um volume menor de alimentos e percam peso de maneira correta. A conscientização disso é importante para o resultado final, que pode ser percebido a curto, médio e longo prazo. E, ainda, é importante o acompanhamento médico e dicas de como manter essa rotina, que pode ser vista em vários livros.”, comenta Joselaine.
 
Joselaine Silva Stumer, autora do livro Reeducação Alimentar
 
Conheça alguns livros que ajudam a quem quer fazer uma reeducação alimentar e iniciar a prática de exercícios:
 
- Reeducação Alimentar, de Joselaine Silva Sturmer, Editora Vozes
Contém dicas de alimentação para emagrecer sem sacrifícios e com prazer, além de receitas e programas alimentares com orientação nutricional.
 
Sinopse: Com orientações para uma reeducação alimentar por meio de mudanças de hábitos e conceitos passados por gerações.
 
- A Dieta das 3 Horas - Descubra Por que Comer a Cada Três Horas Fará Você Perder Peso, de Jorge Cruise, Editora Best Seller
Sinopse: Oferece orientações sobre combinações alimentares com práticas de exercícios para acelerar o metabolismo, além de dicas para evitar o estresse das dietas.

Promessa: guardar dinheiro
 
Quando o assunto é dinheiro, muitas pessoas prometem a si mesmas que vão organizar a vida financeira.
 
O objetivo é evitar gastos supérfluos e poupar de alguma maneira uma quantia todos os meses para poderem usufruir no futuro de viagens, estudos, compra de um automóvel ou algo dos sonhos.

O consultor e economista Luís Carlos Ewald, autor de Sobrou Dinheiro! - Lições de Economia Doméstica, diz que, para poupar, é necessário que se faça um planejamento de gastos, mesmo que primário.
 
Porém, o mais importante, antes de qualquer coisa, é evitar dívidas e parcelamentos.
“O Planejamento Financeiro é a necessidade básica para uma família que pretende ter as contas em dia e, com isso, levar uma vida sem estresse. Para isso, uma das dicas encontradas no meu livro é que se gaste menos do que se ganha. Como sempre indico, o ideal para fazer isso valer e render ainda mais é que as pessoas que têm uma renda mensal adotem o sistema do dízimo para si, que nada mais é do que separar 10% do valor de seu salário e depositá-lo em uma poupança, esquecendo-se dele. Ao longo de 10 anos, por exemplo, esse valor poderá ser usado com muita satisfação. Além dessas dicas, vale comentar que todas as promessas são conquistáveis, desde que a coloquemos em prática de verdade, com comprometimento total”, ressalta o autor.
 
Dicas de leitura:
 
- Seu Futuro - Educação Financeira E Atitudes Para Conquistar Sua Independência, de José Pio Martins, Editora Fundamento
Sinopse: Oferece ferramentas para que o leitor analise seu comportamento e faça mudanças, incluindo questões práticas, como tipos de investimentos, elaboração e administração de orçamento e formas de ensinar os filhos a pouparem e a valorizarem o que ganham.
 
- Pai Rico - o Poder da Educação Financeira - Lições Sobre Dinheiro Que Não Se Aprende Na Escola, de Robert Kiyosaki, Editora Campus Elsevier
Sinopse: Com instruções para despertar o lado financeiro nos filhos e prepará-los para lidarem com uma nova era, em que empregos já não são mais tão estáveis como antigamente.
 
 
- Sobrou Dinheiro! - Lições de Economia Doméstica, de Luís Carlos Ewald, Editora Bertrand Brasil
Sinopse: Com dicas e lições de finanças domésticas para evitar endividamentos e poupar dinheiro.
 
- Educação Financeira - Aprenda a Cuidar Melhor do seu Dinheiro, de Ahmed Sammer El Khatib, Editora All Print
Sinopse: Apresenta aspectos introdutórios e importantes de Finanças e de como aprendê-la de maneira sustentável.
 
Definir uma meta atlética acessível
 
Praticar exercícios não é algo tão difícil de fazer. O maior desafio é manter o hábito ao longo do ano. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada.
 
Iniciar uma caminhada diária ou semanal é um bom começo, assim como reservar um tempo para exercícios físicos, que podem ser feitos em uma academia ou em casa.
 
O treinamento e o condicionamento corporal são únicos para cada pessoa e, por conta disso, é importante que cada um identifique e respeite seus limites e seu tempo de adaptação, favorecendo os resultados finais – estéticos e para a saúde.
 
Veja abaixo o que reservamos para que esse processo possa ser inserido na rotina das pessoas.
 
- + Corrida, de Rodolfo Lucena, Editora Publifolha
Sinopse: Com relatos pessoais de superação e conquistas, além de textos informativos, reflexões, entrevistas com corredores profissionais e amadores, curiosidades, dicas de saúde e treinamento.
 
- Para Começar a Praticar Corrida - Guia Introdutório Exclusivo para Você Entrar em Forma, de Sean Fishpool, Editora Publifolha
Sinopse: Com dicas e técnicas de iniciação em corridas para condicionamento físico e perda de peso saudável.
 
 
- Guia Runner's World de Corrida de Rua, de Katie MCDonald Nietz, Editora Gente
Sinopse: Com dicas de como disputar provas de rua como um profissional e treinamentos para provas de rua de 5 km, 10 km, meia-maratona e maratona. Oferece, ainda, técnicas e orientações sobre treinamento, ritmo de corrida, alimentação, prevenção e tratamento de lesões, entre outros detalhes direcionados a atletas.

- Corrida para Mortais, de Jenny Hadfield e John Bingham, Editora Gente
Sinopse: Mostra que não é necessário ganhar competições ou ser veloz como os atletas para ser um corredor e integrar, de forma segura e fácil, o esporte à sua agenda apertada.
 
- Treine Menos, Corra Mais, de Bill Pierce, Scott Murr e Ray Moss, Editora Gente
Sinopse: Indica que a corrida pode ser valiosa para a conquista de objetivos diferentes sobre a transformação corporal por meio da prática de exercícios.

Promessa: tirar mais fotos (ou melhorar a técnica)
 
A memória é um dos elementos importantes para a construção da história pessoal. Não há nada melhor do que construí-la por meio da fotografia, que pode unir o útil ao agradável com registros de festas e viagens, crescimento dos filhos, fotos de paisagens e animais, entre outras tantas possibilidades.
 
 
Com o uso da tecnologia, atualmente todos podem criar boas fotos e serem fotógrafos de qualidade.
 
Vejam as dicas que oferecemos para que o seu clique tenha mais qualidade e garanta momentos de alegria.
 
- Fotografia Digital - Dicas e Truques para Tirar as Melhores Fotos, Editora Gold
Sinopse: Coletânea com dicas de recursos e aplicativos para tratar e ampliar as fotos por meio do computador, com qualidade e expressividade em diversos focos
 
- Ei, Vamos Tirar Uma Foto?, de Mariângela Haddad, Editora Autentica
Sinopse: Livro infantil que narra uma história sobre fotografia, com foco em crianças a partir de três anos.
 
- Photoshop e Fotografia - 7 Passos Para Fotos Perfeitas - Col. Biblioteca Fotografia, Editora Europa
Sinopse: Coletânea com dicas e truques para utilização do programa de tratamento de imagem.
 
- Fotografia de Retrato, de Bill Hurter, Editora Photos
Sinopse: Com indicações dos melhores equipamentos, lentes, exposições e poses. Descreve também vários esquemas de iluminação e dá dicas sobre tratamento de imagem para obter o resultado perfeito.
 
Promessa: arrumar um emprego (ou trocar)
 
Passa ano, entra ano, e, para algumas pessoas, a vontade de conquistar um novo emprego ou de mudar de área de atuação é um dos desejos mais urgentes.
 
E a busca pelo cargo perfeito nunca termina, especialmente quando há a vontade de melhorar o lado financeiro, obter reconhecimento profissional e criar identificação com a filosofia da empresa. Há quem largue um emprego para investir em seu próprio negócio.
 
Paulo Buchsbaum
 
Para Paulo Buchsbaum, autor do livro Negócios S/A (Cengage Learning), pesquisar e identificar o foco são diferenciais imprescindíveis para o sucesso em qualquer área na vida, especialmente na busca por um emprego ou para investir em um novo empreendimento.
 
“Antes de tudo, indico que o profissional pese quais são os pontos positivos e negativos de sua profissão. Com base nesses referenciais, construir um plano de ação para colocar em prática e pesquisar em livros e ou em instituições de recrutamento quais são os talentos que devem ser ressaltados para garantir êxito na escolha e seleção da vaga”, ressalta.
 
Ainda, vale comentar que a qualificação é um dos pré-requisitos exigidos pelas empresas, que buscam profissionais capacitados e aptos para as funções.
 
Sugestões de leitura:
 
- Superdicas para Conquistar um Ótimo Emprego - Conforme a Nova Ortografia, de Robert Wong, Editora Saraiva
Sinopse:Guia com indicações sobre como elaborar e enviar currículos e como se comportar durante uma entrevista de emprego.
 
- Negócios S/A – Administração na Prática, de Paulo Buchsbaum e Marcio Buchsbaum, Editora Cengage Learning
Sinopse:Guia prático para empreender e aproveitar as oportunidades de negócios e trabalhos no dia a dia.
 
- Emprego de A a Z, de Max Gehringer, Editora Globo
Sinopse: Organizado no formato de dicionário, com esclarecimentos de tópicos e temas profissionais em ordem alfabética.
 
Confira mais dicas na continuação dessa matéria...