Governo de SP inicia curso de capacitação paralímpica para educadores físicos na capital


Formação gratuita promove a prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência


O Governo de São Paulo iniciou nesta terça-feira (20), na capital, uma nova turma do curso gratuito de capacitação em modalidades paralímpicas voltado a professores e profissionais de educação física. A primeira turma de 2024 ocorre de 20 a 23 de fevereiro e integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes que já capacitou 6,6 mil pessoas.

São 200 vagas disponíveis para o curso, que tem como principal objetivo fomentar a inclusão ao proporcionar maiores oportunidades de engajamento para alunos com deficiência a partir de esportes adaptados. Podem se inscrever, através do site paralimpico.com.br ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas (sujeito à disponibilidade), professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de educação física, e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) da capital e Região Metropolitana de São Paulo. Os participantes serão certificados ao final da capacitação. 

"O fomento do esporte paralímpico é mais do que uma missão, é um compromisso desta gestão com a valorização da diversidade e o estímulo ao potencial humano. A prática não só transforma vidas, mas também molda um futuro mais justo e inclusivo para todos", destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Os participantes podem receber capacitação técnica teórica e prática do esporte paralímpico em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado. As aulas ocorrem no CEU Parque Veredas, localizado na rua Daniel Muller, nº 347 - Chácara Dona Olivia, na cidade de São Paulo.

"Estamos felizes em continuar este projeto que fortalece o elo entre potencialidade e oportunidade. Nesta nova etapa, vamos seguir empenhados em criar oportunidades e avançar na construção de um legado de conquistas para todos", destaca a secretária de Estado de Esportes, coronel Helena Reis.

Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021 através de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 6,6 mil profissionais de educação física em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo. Só no ano passado, foram 3,8 mil. Neste ano, o projeto passará por 36 cidades.

Confira a agenda até o momento:
São Paulo - 20/02 a 23/02
Lins - 27/02 a 01/03
Tupã - 05/03 a 08/03
Itaquaquecetuba - 12/03 a 15/03
Campinas - 19/03 a 22/03
Limeira - 02/04 a 05/04
Cotia - 09/04 a 12/04
Santa Fé do Sul - 16/04 a 1904
Osasco - 21/05 a 24/05
Jaboticabal - 04/06 a 07/06
Assis - 25/06 a 28/06

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo