O movimento Março Brilhante reforça a importância da higienização bucal em tempos de COVID-19

Sorrir Muda tudo, campanha da ABIMO, faz alerta importante
 para toda a população que está em quarentena

 Em tempos em que o Brasil inicia um combate contra a chegada do COVID-19 em todas as cidades, coincidindo com a primeira semana do outono no hemisfério sul,  Sorrir Muda Tudo, uma campanha que tem por objetivo a conscientização da importância da saúde bucal como parte importante e intimamente ligada a saúde do corpo.  No calendário, o Março Brilhante é destaque como o mês da conscientização e prevenção de doenças ligadas a saúde bucal,  por isso a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), em parceria com entidades do setor, alerta para a importância da higienização bucal principalmente em tempos de corona vírus no Brasil.

“Gostaríamos de disseminar por meio das nossas redes sociais e de contatos a importância dos cuidados com a cavidade oral durante toda a quarentena. Estando em contato frequente com especialistas em saúde bucal e saúde integrativa,  sabemos da relevância em incentivar o cidadão brasileiro a higienizar a boca da melhor maneira possível. Se a maioria das pessoas seguirem as indicações  de higiene oral para manter o bem-estar e se resguardar com o que pode vir pela frente, será um grande avanço para a nossa campanha Sorrir Muda Tudo. Somos agentes de informação, educação e transformação, então vamos continuar na batalha para que mães, pais, filhos, avós, netos e toda a sociedade reconheça a dimensão e a importância de manter também a boca saudável”, afirma Rejane Dias, Gerente de Marketing da ABIMO.

Para reforçar a higienização bucal, convidamos a professora, palestrante e cirurgiã-dentista, Dra. Rosely Cordon, conselheira e apoiadora da campanha Sorrir Muda Tudo para dar algumas dicas importantes. São elas:

Ø  Lavar bem as mãos, as pontinhas dos dedos, os polegares e não esquecer a região do punho, utilizar muita água e sabão, e se usar o álcool gel melhor ainda, toda vez que encostar em uma superfície. Essa é uma prática que deve ser respeitada todo o tempo,  precisa virar um hábito.

Ø  Evite levar sua mão ao rosto sem antes higienizá-las corretamente, pois se não higienizar de modo adequado e ela encostar em qualquer mucosa seja ela da boca, nariz ou olhos você poderá ficar doente. A boca é o órgão porta de entrada para bactérias e vírus, estando intimamente ligada ao sistema digestivo, mastigatório e fonador, sendo importante para a nossa comunicação, papel psicoemocional refletindo em relações interpessoais e comportamental.

   Para bebês e crianças, não deixe restos de comida entre um dentinho e outro. Faça sempre a higienização oral. Nada de dormir com leite adoçados nas mamadeiras ou restos de alimentos na boca.
     
     Fazer a escovação, iniciando higienizando as mão corretamente antes, utilizado  escova de dente em bom estado com movimentos circulares, de cima para baixo, um bom creme dental, não esquecendo de finalizar com o uso de fio dental ou também escova interdental  para realmente a gengiva ficar saudável. 

     Se tiver algum quadro de Síndrome Gripal não esqueça de trocar sua escova de dente assim que os sintomas desaparecerem.

Nunca compartilhe escova de dente e nem o recipiente de bochecho do enxaguante bucal ( tampinhas ou copos). Se usar a tampinha não esqueça de lavar muito bem antes de retornar com a mesma ao frasco. 

E se estiver em um local de difícil acesso de água, faça um bom  bochecho com gargarejo com o um enxaguante bucal de bolso;

     Se perceber que está com algo diferente em sua boca como um hálito mais forte,  uma bolinha alojada no céu da boca, uma feridinha no lábio ou língua, uma afta que dura mais que uma semana, pode ser algo suspeito, por hora procure auxílio odontológico apenas em caso de urgência. Fique em casa em isolamento e siga as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde.


Sorrir Muda Tudo é uma ação que visa propagar a mensagem da  importância  e o cuidado com a saúde bucal para a saúde como um todo. Nesse projeto, estão agregadas outras instituições e associações ao movimento de conscientização e valorização da saúde bucal. São eles: APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). A campanha conta ainda com o patrocínio das empresas Morelli, Neodent, Colgate, Dental Cremer, Dentsply Sirona, Dental Speed, Conexão Digital Implant e S.I.N. Implant System.

SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

AS REDES SOCIAIS
Saiba mais: https://www.instagram.com/sorrirmudatudo/
https://www.facebook.com/Sorrir-Muda-tudo-104242810980784/
@sorrirmudatudo