Shopping Frei Caneca

Obra de Clarice Lispector inspira 
no Shopping Frei Caneca

Perto do Coração Selvagem levanta perguntas sobre nosso lugar na natureza

A exposição “Perto do Coração Selvagem” da artista plástica Carol W está no Shopping Frei Caneca e traduz em arte a relação entre os homens e os animais. Baseada no livro de mesmo nome da escritora Clarice Lispector, a mostra resgata a animalidade perdida nas pessoas e o medo da personagem trama da obra, Joana, de se relacionar com esse seu lado.

É possível conferir no Piso 1 do empreendimento peças cheias de significados e cores, confeccionadas em papel machê e com detalhes em latão, arame e madeira. Figuras híbridas (metade humano, metade animal) são retratadas de forma lúdica a fim de trazer reflexões sobre “Como seríamos se fôssemos mais animais? Nos reconheceríamos?”, explica a artista.

Além da inspiração da obra literária, Carol W, que é adepta do vegetarianismo, colocou em pauta a necessidade de reconhecermos que os animais devem ser incluídos em nossa comunidade moral e ter seus direitos respeitados.

A artista ainda usou como base a tese de mestrado de Tathiana Jaeger que defende a ideia de que nos colocamos superiores às outras espécies de animais e as linhas que nos separam, nos fazem ter medo de nos entregarmos às experiências de viver a animalidade que nos habita. “Mostrar a relação dos animais com a gente e refletir sobre como nos colocamos na natureza como seres humanos superiores é o questionamento que queremos levantar”, diz Carol W.

“A ideia de trazer para o Shopping exposições como a “Perto do Coração Selvagem” é a de aproximar o público da arte, além de apoiar artistas talentosos que tem muito a dizer para nossa sociedade”, conclui Andreia Perini, gerente de marketing do Shopping Frei Caneca.

Exposição Perto do Coração Selvagem
Artista: Carol W
Local: Shopping Frei Caneca – Piso
Quando: Até 6 de janeiro
Exposição Gratuita

Fonte: assessoria de imprensa