Ingressar numa faculdade via Sisu no 
segundo semestre é mais difícil para cotistas

Levantamento feito pela plataforma Quero Bolsa constata que as notas médias de corte para alunos de escola públicas são mais altas no segundo semestre

Inicia hoje (4) a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de alunos no ensino superior com bolsa de estudos, avaliou o comportamento das notas de corte médias em instituições públicas para os cursos mais buscados pelos estudantes. A intenção foi verificar se é mais fácil ou mais difícil disputar uma vaga no segundo semestre em comparação ao primeiro período do ano.

O time de especialistas do Quero Bolsa selecionou os 20 cursos com mais ingressantes e comparou as notas de corte do primeiro e do segundo semestres de 2018, tanto para a ampla concorrência quanto para cotistas vindos da rede pública de ensino. Enquanto a maioria dos cursos ofertados em ampla concorrência teve redução em suas notas de corte médias, o contrário ocorreu entre os candidatos cotistas. Biomedicina foi o curso com a maior elevação, subindo 20,90 pontos, seguido por Medicina, com um aumento de 19,83 pontos. Ambos os cursos também apresentaram elevação das notas de corte médias pela ampla concorrência, mas numa escala menor. Biomedicina teve um acréscimo de 8,67 pontos e Medicina, 11,06.

Dos 11 cursos que registraram notas de corte mais altas para cotistas, nove apresentaram elevação de, no mínimo, cinco pontos. Entre os oferecidos para ampla concorrência, sete tiveram aumento das notas, mas apenas três registraram crescimento acima de cinco pontos. Foram os cursos de Educação Física, além dos já citados Biomedicina e Medicina.

Nota de corte média por curso - Cota Escola Pública
https://lh4.googleusercontent.com/7ygl8PQN-Bq8Hc0hCJtaVgxt4ZBHsYjbIAAb6-EP4nl7m9H5bFh5diTmkEY9MsLx2JfD5KfxEZjbhfW1_xgHbW24o_XePUA8U9S3e0DDw0HpvukikiEllk6-1WDCxl8mpTtVD0eL
Fonte: Quero Bolsa/MEC

“Esse fenômeno ocorre porque, no segundo semestre, as instituições de ensino oferecem cerca de um quarto das vagas disponíveis no primeiro semestre. Essa redução acaba por restringir ainda mais a quantidade de cadeiras destinadas a cotistas. Com menos vagas disponíveis, a tendência é que a nota de corte suba. Mesmo para os cursos que registram redução na nota de corte, o recuo é inferior quando comparado às notas da ampla concorrência”, explica Pedro Amâncio, analista de Ensino Superior do Quero Bolsa.

O histórico das notas de corte para todos os cursos oferecidos via Sisu pode ser acessado via Simulador de Nota de Corte, ferramenta online e gratuita. Lá estão disponíveis também as notas de corte divididas por curso e por instituição de ensino. Além de ser fonte de pesquisa, o simulador ajuda ainda o candidato a escolher seu curso e faculdade e elevar a chance de êxito neste processo. Para isso, basta utilizar o simulador e aplicar as dicas do especialista:

1.       Faça uma lista de faculdades do seu interesse, a partir da relação apresentada pela ferramenta de Nota de Corte. Adote critérios como qualidade do curso, proximidade, facilidade de acesso e o que mais considerar importante.

2.       Verifique a nota de corte de cada caso e compare com a nota obtida no Enem.
3.       Divida a lista em dois grupos. No Grupo 1, liste as faculdades mais desejadas cuja nota de corte está um pouco acima da nota obtida no Enem. No Grupo 2, instituições com nota de corte igual ou inferior.

4.       Durante o período de inscrição no Sisu (4 a 7 de junho), preencha o cadastro indicando como 1ª opção, uma das faculdades do Grupo 1. E como 2ª opção, uma do Grupo 2.

5.       Acompanhe diariamente a variação das notas de corte informada pelo portal do Sisu e ajuste suas escolhas para ter sempre uma faculdade dos sonhos com chance de ingresso na 1ª opção e outra com alta probabilidade de aprovação na segunda. Depois é só torcer para ser selecionado.

Também é importante ficar atento para as listas de chamada. No 2º semestre elas rodam mais, pois muitos alunos que já estão matriculados acessam o site do Sisu apenas para avaliar se conseguiriam aprovação em outro curso/instituição.

20190531_141441
Estudante usa ferramenta de Nota de Corte do Sisu

Bolsas de Estudo

O estudante que não for aprovado em uma universidade pública pode ainda ingressar em instituições de ensino privadas com bolsas de estudos. A plataforma Quero Bolsa reúne em seu site quase 2 milhões de bolsas de estudo oferecidas por 1.300 faculdades no país. As bolsas chegam a até 75% e valem durante todo o curso.

Fonte: assessoria de imprensa