Brasil será representado por estudantes de Ensino Médio na 
Polônia, no Torneio Internacional de Jovens Físicos



Dois alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado comporão equipe – junto com outros estudantes – que irá representar o Brasil no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, na sigla em Inglês). A IYPT será realizada em Varsóvia (Polônia), de 6 a 13 de julho. Os alunos do Objetivo são Guilhermo Cutrim Costa e Enzo Serrano Barbosa.



A classificação para a edição internacional veio pela conquista de medalhas de prata  na fase nacional, conhecida como IYPT Brasil, ocorrida na UNIP, campus Cidade Universitária / Marginal Pinheiros, em março.

Pela regra, ganhadores de ouro e prata das cinco melhores equipes classificam-se ao Torneio Internacional. Das cinco equipes classificadas, duas são do Objetivo: Guilhermo compôs a equipe chamada “Demônios de Maxwell”, enquanto Enzo compôs o time “Monociclo de Carnot”. Ainda seguindo a regra, cada um dos times vencedores escolhe um dos seus integrantes para compor um grupo único da equipe brasileira no torneio internacional.

O IYPT tem um formato totalmente diferente de outras olimpíadas científicas: ele é baseado em discussões e debates das resoluções de problemas em Física. As sessões são chamadas Physics Fights, isto é, debates que acontecem em rodadas de 50 minutos. A cada uma delas há revezamento das equipes como relatoras (apresenta a solução de um problema), oponentes (critica a relatora, apontando falhas e expondo aspectos positivos da apresentação) e avaliadoras (avalia as atuações das duas equipes). Todas as equipes terminam um Physic Fight sendo uma vez relatora. Por fim, uma banca de jurados dá as notas.

Acontecerá exatamente isso na Polônia, onde os Physics Fights acontecerão exclusivamente na língua inglesa, com os mesmos problemas oferecidos na fase nacional de cada país. Serão realizados cinco Physics Fights – classificatórios entre os países – finalizando com a disputa de um PF final com as três melhores anteriormente classificadas.

A fase nacional da IYPT

Para chegar à IYPT Brasil, as equipes primeiramente enviaram relatórios científicos, contendo a resolução de 5 de 17 problemas em Física. As soluções foram avaliadas por um júri, que levou em conta os conceitos físicos e as teorias utilizadas, a metodologia experimental e a análise dos resultados. Os melhores relatórios classificaram 21 equipes que, na UNIP, resolveram e debateram alguns dos problemas nos Physics Fights (PFs).

“O IYPT é realmente um torneio diferente. Foram horas e horas de laboratório, pesquisa em várias línguas, relatórios e mais relatórios preliminares; treinamentos da apresentação de cada problema. Somaram-se a isso horas de simulações dos Physics Fights para, enfim, encarar o torneio: um fim de semana inteiro discutindo Física e sendo sabatinado por mestres e doutores. O IYPT leva os participantes a extremos de dedicação e competência. Participar desse torneio traz uma sensação muito semelhante à de estar em uma montanha-russa gigantesca: você tem medo, encara, se angustia, estressa, cansa, sofre e, quando acaba, quer começar tudo de novo. Para mim, fica uma certeza: a educação realmente transforma”, explica Ronaldo Fogo, professor responsável pelas aulas especiais de Física do Objetivo e líder das duas equipes classificadas.

Fonte: assessoria de imprensa