Projeto Orelhinha em Ação em São Paulo



O Projeto Orelhinha estará em São Paulo para orientar e cadastrar interessados na correção cirúrgica de orelha em abano, realizadas a baixo custo pela iniciativa social. Na quarta-feira, dia 30 de janeiro, será feito um evento onde serão passadas orientações gerais sobre o tratamento corretivo de orelhas abertas, que ocorre no Espaço Paulista (Rua Cincinato Braga 540), às 14h. Para participar, basta se cadastrar pelo site www.projetoorelhinha.com.br.

A otoplastia

No país, a cirurgia custa em média R$ 10 mil e a espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode chegar a 6 anos. Pensando nisso, o Projeto Orelhinha tem por finalidade facilitar o acesso ao procedimento e viabilizar o resgate da autoestima dos interessados em corrigir a orelha em abano, que muitas vezes gera constrangimentos, apelidos e também bullying na escola ou no trabalho. Aqueles que se incomodam com essa característica ficam sem opção acessível para o tratamento, tendo em vista que os convênios não autorizam a cobertura por entenderem que se trata de uma cirurgia estética. Enquanto isso, o SUS não possui condições de prestar esse atendimento na proporção da demanda.

"Essa cirurgia não é de caráter puramente estético e sim social, pois a correção da orelha em abano tem reflexo diretamente na autoestima do paciente, que muitas vezes chega a colar as orelhas para trás, com fita adesiva ou cola. Percebemos, imediatamente após a cirurgia de otoplastia, que a vida dessas pessoas muda para melhor”, destaca o fundador do projeto, Marcelo Assis.’’

Sobre o Projeto Orelhinha

O Projeto Orelhinha surgiu durante o período de residência médica do Dr. Marcelo Assis, quando notou a grande demanda pela correção de orelha em abano, principalmente nos pacientes mais jovens. Desde então, surgiu a ideia de criar um programa de ação social, com custo reduzido, para viabilizar o acesso à cirurgia de otoplastia para a correção da orelha em abano. Há oito anos, as ações são organizadas através do Instituto Sallus, com sede em Campinas (SP), que oferece as cirurgias de otoplastia em parceria com hospitais e médicos em todo o Brasil.

A técnica empregada de otoplastia, chamada HPO (High Performance Otoplasty) é diferenciada, pois permite a cirurgia com anestesia local e sedação, tempo de execução mais rápido, sendo menos invasiva para o paciente e com melhor recuperação das atividades diárias.

Serviço:

O quê: Palestra de orientações sobre otoplastia do Projeto Orelhinha

Quando: Quarta-feira, 30 de janeiro, às 14h

Onde: Espaço Paulista (Rua Cincinato Braga 540)