Doenças respiratórias no verão


Rinite e Asma são as mais comuns

            No calor também é comum crianças e adultos apresentarem crises respiratórias, em especial asma e rinite. Muitas pessoas pensam que nesta época do ano os sintomas ficam mais leves e ou inexistentes, porém, os tratamentos devem ser continuados e seguidos conforme orientação do especialista. Abaixo vou dar dicas e esclarecer algumas dúvidas sobre o tema.


Uso de ar condicionado e ventilador:  



O ar condicionado pode ser um dos gatilhos para crises respiratórias em pessoas com asma, rinite e sinusite, assim como para pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Isso acontece porque ele retira a umidade do ar, um dos fatores que promovem o ressecamento e irritação das mucosas, além da variação de temperatura, que também favorece o aparecimento dos sintomas e crises das doenças
O ventilador, por sua vez, não retira a umidade do ar, mas pode espalhar a poeira dos ambientes e, consequentemente, promover crises alérgicas e respiratórias. É bom evitar, também, seu uso quando a criança estiver molhada para não impactar na temperatura do corpo e, desta maneira, promover gatilhos para as crises respiratórias e febril.

Piscina para crianças asmáticas e sensíveis:


A piscina pode ser um alívio para o calor nos dias de verão, assim como um local de diversão para as crianças. No entanto, vale lembrar que pacientes com diagnósticos de doenças respiratórias devem evitar o uso de piscinas com cloro, pois esta substância promove irritação na mucosa e, consequentemente, crises respiratórias. Ainda, os pais devem ficar atentos sobre os produtos usados na limpeza da piscina para que não aconteçam acidentes como, por exemplo, irritação nos olhos, pele e respiratórias.


Praia e Campo:


Viajar nas férias para recarregar as energias é uma das melhores opções para se fazer com as crianças. No entanto, em ambos passeios – praia ou campo – os pais precisam adotar cuidados especiais para evitar problemas e até acidentes “bobos”. Um deles é verificar o melhor horário de exposição ao sol para as crianças, no qual, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, está entre 8h e 10h da manhã e depois das 16h – mas vale o bom senso e sensibilidade dos pais, pois no verão as temperaturas podem ser elevadas e proporcionar, além de queimaduras sérias, desidratação e viroses. Procure o seu médico antes de viajar e solicite orientações. Use produtos recomendados pelos órgãos reguladores de acordo com a faixa etária de cada criança e proteja-os de incidentes.

Tratamentos respiratórios no verão:

Muitas pessoas relaxam, inclusive, nos tratamentos respiratórios das crianças. Ressalto que é importante manter todos os cuidados de tratamentos e saúde como em outras estações do ano para evitar crises respiratórias e até mesmo internações desnecessárias. Antes de viajar e passear em locais com potencial grau de risco para novas crises de asma, rinite e quaisquer outras doenças, fale com o seu médico e solicite orientações. Desta maneira você terá dias alegres e curtirá junto da família momentos incríveis!

Dica:
No calor, ofereça muito líquido para a criança – dê preferência para água. Evite locais com ar condicionado, especialmente para crianças com histórico de asma, bronquite, rinite e sinusite. Use filtro solar e reaplique-o a cada duas horas. Abuse da sombra, bonés e guarda-sol para manter a pele e saúde protegidas dos raios UVA e UVB. No mais, curtam as férias com a certeza de manter-se bem para aguentar a temporada inteira com muita alegria.

Texto: dra. Fernanda Bombarda – CRM: 95033 – Pneumologia Infantil
Consultório: Av. Nova Cantareira, 291, sala 84 – 8ª andar – Tucuruvi – SP
11-2631-6679 - drafernandabombardapneumo@gmail.com
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326