Primavera – doenças e cuidados com as crianças

Nesta estação é comum a manifestação de viroses e doenças infectocontagiosas


Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
Médica Pediatra e Médica de Emergência Infantil

A primavera é a estação de transição entre o inverno e o verão e, neste período, é muito comum ouvir dizer que existem surtos de doenças infantis. Isso não é mito! De fato, aumentam os casos de contágio entre as crianças e, também, em adultos. Entre alguns vírus estão a caxumba, varicela (catapora), rinite, conjuntivite, rubéola, sarampo e asma. Para evitá-las, é necessário (antes de mais nada) manter as vacinas em dia e adotar alguns cuidados básicos para minimizar possíveis infecções. Lembre-se que muitas doenças, infelizmente, ainda não possuem vacinas, então procure sempre orientações com seu pediatra para não praticar automedicação e diagnósticos errados por indicação de não especialistas. 

Embora a primavera seja a mais belas de todas as estações, com flores e muitas cores, o pólen delas está no ar e pode causar coriza, espirros, coceira e obstrução nasal. A garganta e olhos ficam mais irritados e, para os alérgicos, isso é um problema. Costumo, ainda, alertar os pais sobre esta estação, que devido à baixa umidade do ar e as mudanças repentinas de temperatura, é preciso ficar atento aos primeiros sinais de quaisquer possíveis infecções. Evitar ambientes fechados e com aglomerações é importante e, em casa, além de manter os locais arejados, pode-se usar bacias com água e umidificadores de ar para a baixar o pó e melhorar a respiração. Utilizar o álcool gel é outra boa medida para higienizar as mãos, brinquedos e locais compartilhados pelas crianças como na escola, por exemplo. Vejam as minhas dicas para que se possa aproveitar ao máximo e com saúde os dias mais coloridos do ano:

Dicas:
- Procure o pediatra para esclarecer dúvidas e para diagnósticos precisos.
- Mantenha os locais arejados, limpos e com umidificadores de ar (bacia com água, toalha molhada ou aparelhos apropriados para este fim).
- Nunca divida copos, chupetas e mamadeiras entre as crianças.
- Não exponha a criança com outras no caso dela estar doente, especialmente na escola. Em geral, a incidência de casos de infecção viral, comuns desta época do ano, acontecem em crianças entre três e sete anos.  
- Ofereça muita água e líquidos (sucos e chás) para hidratar e manter o corpo em equilíbrio, pois a pele também pode apresentar ressecamento e rachaduras devido o vento e tempo seco.
- Utilize soro fisiológico para hidratar as narinas e os olhos, pelo menos duas vezes ao dia.
- Para crianças com quadros de asma, bronquite e rinites, além de todos os cuidados citados, retire cortinas, bichos de pelúcia, tapetes e objetos que acumulem pó na casa e nos principais locais em que costumam ficar.

Saiba mais sobre as principais doenças desta estação e seus sintomas:


  • Roséola – com incidência entre 0 e 1 ano, inicia com febre alta e é transmitida pela saliva. A infecção é causada pelo vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7). Os sintomas são febre alta entre 3 e 4 dias, coriza, falta de apetite, erupções no tronco que se expandem na direção do pescoço e nas extremidades podendo sumir em algumas horas ou em até três dias.
  • Escarlatina – é comum em crianças na idade escolar e derivada da bactéria Estreptococo Beta Hemolítico do grupo A. Os sintomas são dores no corpo, garganta, barriga, cabeça, erupção cutânea, mal-estar, náuseas e vômitos.
  • Varicela (catapora) – é causada pelo vírus Herpesvirus Varicellae e acomete mais crianças do que outras faixas etárias. Os sintomas são febre, dores de cabeça, cansaço, falta de apetite e aparecimento de bolhas avermelhadas e ou feridas na pele, sendo o rosto e tronco os mais afetados.
  • Caxumba – transmitida por contato direto com gotículas de saliva e ou pertences de pessoas infectadas pelo vírus Paramyxovirus, provoca dores musculares, calafrios, febre, fraqueza e dificuldade em mastigar ou engolir. 
  • Rinite alérgica – provocada por diversos fatores, chamados de alérgenos, causa reações diversas como, por exemplo, nariz entupido, secreção clara, irritação e coceira nasal.
  • Conjuntivite viral – altamente contagiosa, é provocada a partir de agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Os sintomas são olhos vermelhos, coceira, irritação e lacrimejamento.
  • Rubéola – derivada do Rubella Vírus, o contágio se dá por meio de espirro ou tosse, transmitida de pessoa para pessoa. Também, pode ser passada de mãe para filho ainda na gestação. Os sintomas são erupções vermelhas na pele, febre, dores musculares e mal-estar constante.
  • Sarampo – transmitida pelo vírus Morbillivirus, passa de pessoa para pessoa por meio de saliva (tosse, espirros e fala) e secreções nasais. Os sintomas são exantemas (pequenas erupções) na pele de cor avermelhada, mal-estar, dores de cabeça e inflamação das vias respiratórias com catarro.
  • Asma – causada por inflamação crônica das vias aéreas, se manifesta a qualquer sinal de irritação. Os sintomas são tosse, chiado, cansaço e falta de ar.


Quer receber dicas de saúde e bem-estar?
Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinedicasdepediatraemae.blogspot.com.br)  e curta a nossa página no Facebook – Pediatra On line - @dicasdepediatraemae

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes e mamães com recém-nascidos, com o objetivo de ajudá-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para solicitar informações sobre os cursos escreva para:  priscilazs@yahoo.com.br / dicasdepediatraemae@gmail.com - coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697.

Colaboração textual:
Agência Informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Jornalista Carina Gonçalves
11-4113-6820 / contato@jcgcomunicacao.com.br