Saúde - cuidados com as crianças

Dispositivo inibe dor na inserção de cateter 
intravenoso em crianças


Um novo estudo, realizado por pesquisadores do Children's Hospital of Philadelphia, nos EUA, apontou que um dispositivo vibratório utilizado com uma bolsa de gelo (acoplada ao aparelho) é tão eficaz quanto a lidocaína tópica para o alívio da dor na inserção de cateter intravenoso em crianças. A pesquisa foi realizada no departamento de emergência do hospital e incluiu 251 crianças, de 4 a 18 anos. Os pesquisadores organizaram os pacientes em dois grupos, um deles foi submetido à lidocaína e outro utilizou o dispositivo vibratório Buzzy.

Os resultados mostraram que as escalas de dor utilizadas na análise foram equivalentes para ambos os grupos. Além disso, o tempo de conclusão da aplicação do cateter foi significativamente menor para o grupo que utilizou o aparelho para alívio do desconforto, em comparação com o grupo tópico de lidocaína. Segundo os especialistas responsáveis pela análise, o dispositivo pode permitir que os profissionais da saúde realizem o procedimento com considerável diminuição da dor para a criança e em um tempo cerca de 30 minutos mais rápido do que o habitual com o uso da lidocaína tópica.

Os pesquisadores utilizaram na análise o dispositivo Buzzy Bee de MMJ Labs (EUA). Aqui no Brasil, o responsável pelo dispositivo é o empresário Evandro Stephano, diretor da Buzzy Medical, empresa que traz ao país a tecnologia Cool-Pulse e é representante da MMJ Labs na América Latina. Ilustrado com uma abelhinha ou joaninha, o aparelho serve justamente para aliviar a dor de crianças e adultos, em procedimentos que utilizam agulha, como o usado no estudo, a vacinação, exame de sangue, etc.

Desenvolvido com o suporte de médicos e enfermeiros, o dispositivo, que alia a vibração em alta frequência aos benefícios do gelo, permite a realização de procedimentos médicos sem o uso de medicamentos como as pomadas anestésicas. O recurso também é indicado para o tratamento da diabetes, terapia de reposição hormonal, tratamentos de alergias, tratamentos de infertilidade e procedimentos dermatológicos como o botox. O aparelho já está presente em várias clínicas brasileiras e vem sendo cada vez mais procurado pelos pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos injetáveis.

Fonte: Agência Time Comunicação