Saúde - lançamento livro

Livro, com tema inédito, visa estimular a humanização
 nos tratamentos de fertilização



Manual Prático de Reprodução Assistida para Enfermagem mostra a importância do acolhimento e do apoio emocional no atendimento dos pacientes que têm dificuldades de engravidar. Objetivo da obra é enfatizar aos profissionais de enfermagem o papel importante que cumprem ao lidar com pacientes em tratamento para engravidar

       O sentimento de procriação é milenar. A humanidade quer se perpetuar e o instinto de reprodução é inato. Esta verdade vale tanto para os homens como para os animais. Os seres humanos que não conseguem gerar filhos acabam, muitas vezes, tornando-se infelizes, inconformados e frustrados. Chegar a uma clínica de fertilização representa, na maioria das vezes, a última esperança para se conseguir um filho.

         Muitos já passaram meses e meses estressantes, em tentativas por meio de repetidas relações sexuais, com dia e hora marcada, sem conseguir engravidar. E, assim, vendo seus planos de vida adiados pela espera do bebê que não vem.

       Os profissionais de saúde que acolhem essas pacientes nas clínicas de fertilização têm papel fundamental não só no bem-estar de cada uma, como no resultado final de seu tratamento. Não é só o uso de alta tecnologia que leva aos melhores resultados, o fator humano deve ser encarado com seriedade. 

       Levando tudo isso em consideração, surgiu a ideia de criar o Manual Prático de Reprodução Assistida Para Enfermagem. Escrito a seis mãos, com determinação e didática de fácil compreensão, procurando abranger temas importantes e polêmicos da infertilidade, incluindo até títulos médicos mais complexos.

        O livro será lançado no dia 3 de agosto, em São Paulo, durante o XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida. Os autores da obra são o especialista em reprodução humana e diretor do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) Arnaldo Cambiaghi e as enfermeiras, também especialistas em reprodução humana, Caroline Bianco Lourenço e Kátia dos Santos Soares. A escolha dos temas abordados no manual teve como objetivo preencher eventuais lacunas do conhecimento enfermagem. E, além disso, aprimorar e incrementar ainda mais a relação do triângulo médico-enfermeiro-paciente.

        “O trabalho da enfermagem na reprodução assistida oferece a oportunidade de conhecimento e desafios constantes, assim como o relacionamento pessoal com o paciente como auxílio do elo entre médico-paciente e, assim, fechar este triângulo. É um papel que veio com a época em que vivemos”, afirma Cambiaghi.

Lançamento
Data: 3 de agosto de 2017 – quinta-feira
Horário: 13 horas
Evento: XXI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
Local: Hotel Pullman Vila Olímpia – Estande dos Laboratórios Ferring
Endereço: Rua das Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia – São Paulo

Fonte: In The Press Comunicação