Cultura / Saúde - Teatro em Hospitais Públicos

TEATRO GRATUITO PARA MILHARES DE PACIENTES
EM HOSPITAIS PÚBLICOS PAULISTAS

Até novembro de 2017, centenas de cenas serão apresentadas em mais de 10 importantes hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo

rede:Andrea:INCOR_BAIXA:Incor (71 de 85).jpg

Em maio, começa  a quarta temporada do programa sociocultural “Arte nos Hospitais”,  idealizado e produzido pela ONG Canto Cidadão. Até novembro de 2017, a iniciativa levará teatro profissional gratuito a milhares de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde de hospitais públicos e filantrópicos da Grande São Paulo.

O tema deste ano é “Entre palavras e atitudes, vontade”, e busca estimular nos espectadores a vontade de protagonizar bons encontros, dentro e fora dos hospitais. Para tanto, as seis (6) cenas inéditas criadas se valerão de momentos alegres e afetivos, com trios de artistas se revezando nas apresentações, que acontecerão desde a recepção até a UTI das unidades de saúde.

Criado com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro e contribuir para a melhoria das relações humanas em ambiente hospitalar, o “Arte nos Hospitais” chega à sua quarta temporada tendo beneficiado mais de 50 mil pessoas. A temporada 2017 conta com o patrocínio da Droga Raia e da Casa Tognini, o apoio da Elfa Medicamentos, o incentivo  da Lei de Incentivo à Cultura e a realização do Ministério da Cultura do Brasil.

“Quanto melhores forem as relações humanas dentro de um hospital, melhores serão os resultados, inclusive em termos físicos. Buscamos oferecer uma contribuição para a aproximação, por meio de expressões artísticas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais”, explica o diretor-fundador do Canto Cidadão e responsável técnico pelo programa, Felipe Mello.

Dentre os hospitais participantes estão o Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas (diversos institutos), Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Universitário - USP, Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (Hospital Brigadeiro), Hospital Geral do Grajaú, Hospital Beneficência Portuguesa entre outros.

Sobre Canto Cidadão – ONG que desde 2002 utiliza a arte, a comunicação e o protagonismo para sensibilizar e agir por meio de programas sociais nas áreas da saúde, educação e cultura. Suas atividades já beneficiaram diretamente mais de três milhões de pessoas. Site: www.cantocidadao.org.br