Cultura - S.O.S SÓS

S.O.S SÓS,
 ação de arte multissensorial acessível a todos 
é apresentada pelo artista plástico CA CAU, em São Paulo

O projeto contempla interlocuções pela cidade, por meio de ações urbanas
 e intervenções artísticas em exposições, oficinas, palestras, acessibilidade e música.



Por Carina Gonçalves 


Vivemos, hoje, uma realidade da qual não há tempo para olhar para o lado e nos darmos conta do quanto diverso é o nosso espaço e como as pessoas são de verdade. Não há possibilidades de nos colocarmos no lugar do outro para entender, sentir e viver sua realidade. Tão pouco, dedicar alguns segundos para sermos suporte (sentimental, físico e ou moral) para alguém que precisa e nos pede, mesmo que com o olhar, uma ajuda mútua. Parece que estamos sós em um mundo de milhões de pessoas que não se enxergam e não sem veem. Triste realidade. Triste solidão! Somos muitos, mas somos sós.

Com este pano de fundo, o artista plástico, cantor e compositor Ca Cau, convida a imprensa e a população para contemplar a ação S.O.S Sós – arte multissensorial acessível a todos, que acontecerá em São Paulo, a partir de 11 de abril (terça-feira), no Atelier Travessia (Rua Minas Gerais, 201 - Higienópolis, São Paulo - SP /11- 2362-2363) – local que será disponibilizado como um espaço cultural na cidade e ficará disponível para visitações do público com agendamento prévio por e-mail (agenda@travessiaproducoes.com.br) . A proposta desta ação, segundo o artista plástico CA CAU, “é provocar as pessoas frente ao embrutecimento da sociedade urbana e o título S.O.S SÓS vem da junção entre o sinal de socorro S.O.S e o sentido existencial de estarmos "sós", no qual configura, ao mesmo tempo, convida os espectadores para uma nova perspectiva de reflexão“.

O S.O.S SÓS teve como origem a exposição de artes multimídia de mesmo nome, realizada, previamente, na Itália (2009), em Portugal (2010) e em Fortaleza/CE (2010/2011). Devido seus desdobramentos e grande alcance social, o projeto deixou de ser uma exposição para se tornar uma grande ação artística com diálogos sociais. Pautado todo em poesia, agora, terá a acessibilidade adaptada para abranger e chegar ao maior número de pessoas possíveis.  A proposta do artista é trazer arte para todos, para ver e sentir através de cores, música, formas, cheiros, imagens em movimento e muito mais.

Com duração de quatro meses, esta ação desenvolvida inicialmente pelo Atelier Travessia e conduzida pelo artista CA CAU, conta com a parceria da Fundação Dorina Nowill – que há 70 anos se dedica à inclusão social de pessoas com deficiência visual –, com a parceria da APAE – organização que promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual –, e com a parceria dos Amigos Pra Valer, cujo tem  como principal objetivo ir ao encontro das pessoas com deficiência e trazê-las para o meio e inclusão através de passeios culturais e lazer, sempre com a interação entre pessoas com e sem deficiências.

Durante este período, as três parcerias também vão desenvolver atividades atendendo o público em geral. No Atelier travessia acontecerá intervenções artísticas e musicais, agregando a ressignificação de espaços urbanos. O encerramento será feito em um grande evento aberto ao público e contará com show do artista Ca Cau e convidados especiais, com trilha sonora e repertório do CD “In Ver SOS”. “Vivemos em uma metrópole com um alto índice de urbanização e aglomeração de pessoas, a falta de segurança, o stress e outras dificuldades do dia a dia nos mergulham em um sentimento de egoísmo e indiferença em relação ao próximo. Frente a isso, muito mais do que um simples projeto artístico, S.O.S SÓS será́ um grande processo humanizado oferecido para as pessoas e para os espaços onde elas frequentam e se locomovem. Uma espécie de atendimento ao pedido de socorro da cidade: com mais arte, mais inclusão, mais solidariedade e mais amor. Só há um tempo em que é fundamental despertarmos: esse tempo é agora“, finaliza Ca Cau.


Sobre:

Artista CA Cau: é compositor, cantor, artista visual e escritor. O fio condutor em todas as expressões é a poesia, marcante em todo o processo de seu trabalho. O diálogo de CA CAU com a democratização de acesso foi algo sempre presente em sua trajetória. Entre seus projetos destaca-se a exposição OMISTERIOOTEMPOEMPOESIA (2009 – 2011). Realizada dentro do Museu da Língua Portuguesa com recorde de visitação, foi a primeira exposição de total acessibilidade no Brasil, tendo proporcionado o convívio dentro de um contexto de multiculturalismo. Apaixonado pela arte popular brasileira e suas diversas manifestações, leva estas características para a sua produção cultural. Artista contemporâneo, CA CAU está à frente do Atelier Travessia, onde une de forma singular, a cultura brasileira às influências e histórias de povos de outros países, transformando este encontro em arte da melhor qualidade, moderna e universal. Site: www.artistacacau.com.br

Atelier Travessia: inaugurado em 2012 é mais do que uma galeria de arte, o Atelier Travessia é um espaço cultural na cidade de São Paulo, idealizado pelo multiartista CA CAU. Promovendo uma experiência multissensorial ao visitante com videoinstalação, pinturas e esculturas em um ambiente intimista, o Atelier agrega artes plásticas, música, gastronomia e poesia. Localização: Rua Minas Gerais, 201 - Higienópolis, São Paulo – SP, contato: 11-2362-2363. Agendamento de visitas educativas: agenda@travessiaproducoes.com.br. Entrada gratuita. 

Fundação Dorina Nowill: Fundação Dorina Nowill para Cegos: trabalha há sete décadas pela inclusão de pessoas com deficiência visual, promovendo, entre outras ações, a produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais para mais de 2.800 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Para a Presidente do Conselho, Ika Fleury, o show será um grande evento de comemoração. “Estamos muito felizes e empolgados com este espetáculo. Será uma comemoração à altura de tantos anos de trabalho e dedicação à causa da deficiência visual”. Localização: R. Dr. Diogo de Faria, 558 - Vila Clementino, São Paulo – SP, contato: 11-5087-0999, site: http://www.fundacaodorina.org.br

APAE de São Paulo: é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Localização: Rua Loefgren, 2109 - Vila Clementino, São Paulo - SP, contato: 11-5080-7000, site: http://www.apaesp.org.br


Amigos Pra Valer: tem como objetivo Ir ao encontro das pessoas com deficiência e trazê-las para o meio, através de passeios culturais e lazer, sempre com a interação entre pessoas com e sem deficiência. Presenciando a superação de outras pessoas com deficiência, elas poderão se espelhar e progredir, fortalecer sua autoestima, ficar motivadas para uma colocação no mercado de trabalho e estimuladas ao estudo, dessa convivência com outras pessoas, podem encontrar parceiros afetivos e amigos verdadeiros. Contato: amigospravaler@amigospravaler.org; site: http://www.amigospravaler.org/





Serviço: 


S.O.S Sós: Ação Artística com Diálogos Sociais na Cidade de São Paulo 

Em parceria com as instituições FUNDAÇÃO DORINA NOWILLAPAE-SP e AMIGOS PRA VALER“S.O.S SÓS” é uma provocação frente ao embrutecimento da sociedade. A ação consiste em intervenções artísticas com a promoção da acessibilidade, da ressignificação dos espaços urbanos e da humanização.


Redes Sociais: 




Assessoria de Imprensa: 
Acerte Comunicação Integrada - Valéria Munhoz - 11-98578-5695 (cel e Whats)