Tecnologia - aplicativo ARSESP

ARSESP lança aplicatico que ajudará os consumidores em suas reclamações sobre serviços básicos 

Com interface simples de navegação, o Aplicativo ARSESP foi desenvolvido pela PRODESP, com coordenação da Diretoria de Relações Institucionais da Agência



om o intuito de orientar e solucionar problemas dos consumidores sobre os serviços de saneamento básico, gás canalizado ou energia elétrica, a ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo lança, na II Semana do Consumidor ARSESP, o aplicativo oficial da Agência, já disponível nas plataformas IOS (App Store) e ANDROID (Google Play Store).  

O APLICATIVO ARSESP foi desenvolvido pela PRODESP - Cia. de Tecnologia de Informação do Estado de São Paulo, com coordenação das áreas de Tecnologia da Informação, do Serviço de Atendimento ao Usuário e Comunicação, e supervisão da Superintendência da Diretoria de Relações Institucionais da Agência.

“Os celulares já ultrapassaram os computadores, sendo o dispositivo mais utilizado para acesso à internet no Brasil. E os aplicativos vieram com o propósito de agregar facilidades ao nosso cotidiano. A Arsesp, com essa ferramenta, simplifica e torna mais acessível o atendimento aos consumidores desses serviços públicos, aproximando mais a agência do cidadão”, afirma Paulo Athur Góes, Diretor de Relações Institucionais. 

Com interface simples de navegação, no APLICATIVO ARSESP o consumidor poderá registrar a sua reclamação sobre os serviços de saneamento básico, gás canalizado ou energia elétrica, consultar seu andamento, encaminhar fotos e, também, conhecer os principais direitos e deveres dos consumidores.

Baixando o aplicativo em seu celular ou tablet, o consumidor irá visualizar logo na primeira tela os setores regulados pela Arsesp. Em saneamento básico e gás canalizado o procedimento é o mesmo: o consumidor que, por exemplo, desejar “registrar uma reclamação” poderá entrar com o protocolo da concessionária ou prestador de serviços e, assim, continuar o seu cadastro. Mas, se o consumidor não tiver o número do protocolo, sua solicitação será direcionada para tratamento inicial da concessionária. Lembrando que a Arsesp orienta os consumidores a buscarem o primeiro atendimento nos canais disponibilizados pelas concessionárias ou prestadoras de serviços que atendem a sua cidade.

O APLICATIVO ARSESP tem dois grandes diferenciais: o primeiro é que todos os registros e protocolos ficarão armazenadosno celular, assim o usuário não precisa se preocupar em anotar os números de protocolo. O segundo diferencial é que os consumidores poderão consultar o passo a passo de todas as suas queixas registradas, como por exemplo: se a Arsesp já analisou o pedido, se já solicitou análise de sua reclamação à concessionária e qual a posição final sobre cada caso.

Para registrar reclamação sobre energia elétrica, o aplicativo redirecionará o consumidor direto para o Espaço do Consumidor no site da Aneel- Agência Nacional de Energia Elétrica. Vale ressaltar que a Arsesp atua, por meio de delegação da ANEEL, na fiscalização das distribuidoras de energia elétrica, PCHs e PCTs, situadas no Estado de São Paulo. Por este motivo, as solicitações de reclamação são registradas no sistema da Agência Federal.

O APLICATIVO ARSESP passa a ser um novo e ágil canal de atendimento, mas vale recordar que a Agência também oferece os canais de atendimento convencionais como os 0800 e o formulário no site oficial.

Dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU/ARSESP)

Em 2016, no setor de saneamento básico, foram registradas 4.178 reclamações, representando queda de aproximadamente 25% em comparação com 2015, passado o pior período da escassez hídrica que assolou o Estado Paulista. Dentre os assuntos mais reclamados, o destaque positivo foi a diminuição de 53% nas demandas sobre falta de água, que passaram de 1.742, em 2015, para 817, em 2016.

No setor de gás canalizado, as reclamações aumentaram 51% no total. Foram registradas 1.091, em 2016, ante 721, em 2015. As reclamações sobre cobrança aumentaram 80%, enquanto as demandas sobre religação cresceram 67%, ambas na comparação com 2015.

No setor de energia elétrica, a suspensão do serviço de teleatendimento da ANEEL, que durou 45 dias, de 06/05/16 a 20/06/16, prejudicou a comparação anual da quantidade de reclamações dos consumidores. Considerando apenas o ano de 2016, foram registradas 42.804 reclamações, com destaque para as demandas sobre variação de consumo, com 6.838 ou 16% do total, e ressarcimento de danos elétricos, com 5.305 ou 12,3% da totalidade.

Somando os três setores e considerando todos os tipos de manifestações e solicitações, foram atendidos aproximadamente 270 mil consumidores, no ano de 2016, no SAU da Arsesp.

Sobre a Arsesp

A ARSESP é uma autarquia de regime especial, vinculada à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, criada pela Lei Complementar nº 1.025, de 07 de dezembro de 2007, e regulamentada pelo Decreto nº 52.455, de 07 de dezembro de 2007, com o objetivo de regular, controlar e fiscalizar, no âmbito do Estado de São Paulo, os serviços de distribuição de gás canalizado e, preservadas as competências e prerrogativas municipais, de saneamento básico.

Fonte: assessoria de imprensa