Serviço - segurança

Saiba como combater princípios  de incêndio

 “Infelizmente, o Brasil não dispõe de um programa de educação preventiva para combater princípios de incêndios. Vidas são perdidas e poderiam ser evitadas se as pessoas fossem melhores preparadas. Só para ter ideia, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras, pelo menos 1 milhão de acidentes acontecem por ano, noBrasil, sendo 300 mil em crianças. A prevenção é o melhor remédio. E no caso de princípio de incêndio, o melhor combate é o uso do extintor”, ressalta o presidente da Abiex – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão, Nércio de Souza Filho.

E agora....pegou fogo na panela com óleo, qual extintor usar?

http://alunosonline.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/4b2a628649ea5acb17b1a03fbb319eed.jpg
Primeiro de tudo, desligue o fogo. Nunca jogue água, porque o óleo ira se alastrar e pode causar queimaduras graves. Prefira as bocas de trás do fogão para cozinhar. Para combater com segurança este princípio de incêndio, utilize oextintor classe K (específico para este tipo de fogo). Siga rigorosamente as instruções do fabricante para utilizá-lo.







2.- Se um eletrodoméstico, instalação elétrica, televisor ou computador pegar fogo..

http://www.virtuallink.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/03/BLOG-notebook-pegando-fogo.jpg

Desligue a energia imediatamente. Não jogue água. Não use várias tomadas numa régua de extensão mal dimensionadas. Utilize os extintores de classe C (para equipamentos elétricos): Pó (BC ou ABC) ou CO2 ou gás halógeno.






3.- Como combater um princípio de incêndio em meu carro?
Se estiver em chamas, desligue o carro e o abandone. Agora se for um princípio de incêndio e o carro estiver em movimento, primeiramente, é preciso que o condutor estacione em um local seguro. Desligue o carro para cortar a corrente elétrica. Retire o extintor de incêndio do suporte, rompa o lacre, destravando a válvula e, em seguida, se posicione a favor do vento. Não abra todo o capô. Com o extintor na posição vertical, encaixe o bico da válvula através de uma pequena abertura do capô do motor. Acione a válvula para iniciar a extinção do fogo. Levante cuidadosamente o capô e continue descarregando a carga do extintor até o fim, direcionando o jato de pó para a base do fogo, movimentando o pulso para a esquerda e para direita. Elimine o fogo e assegure-se de que não há foco de fogo.

A importância do uso do extintor - Infelizmente, a maioria da população brasileira não sabe manipulá-lo. Com o objetivo de educar de forma simples e fácil, ABIEX – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão - preparou algumas dicas importantes. Lembrando que, o extintor portátil é indicado para combater princípios de incêndio. Para enfrentá-lo é preciso tomar alguns cuidados. Antes de tudo, verifique a altura do fogo; se a fumaça não está impedindo a visualização do foco do incêndio e se a fumaça não está dificultando sua respiração. Sinta se a temperatura do ambiente permite sua permanência. Caso contrário, deixe o ambiente.



https://thumbs.dreamstime.com/z/man-metro-de-um-extintor-48768913.jpg

Como verificar o extintor Verifique sempre a condição do extintor. O indicador de pressão deve estar na faixa verde e nunca na vermelha. Os lacres devem estar intactos e sem qualquer violação. Confira o prazo de validade e certifique-se de que o extintor tenha o selo do INMETRO. As instruções de manuseio devem estar impressas pelo fabricante de forma clara e didática no cilindro do extintor.



Como utilizar o extintor? Para utilizá-lo, segure o extintor na posição vertical. Todo extintor tem uma trava e um lacre na válvula. Para usar o extintor, é necessário retirar a trava, e, automaticamente, o lacre se romperá (figuras abaixo)


Resultado de imagem para como apagar fogo com extintor
Resultado de imagem para como apagar fogo com extintor
http://www.construmatica.com/construpedia/images/8/8a/Extin3.png

Em seguida, aponte o bico da mangueira em direção à base do fogo e a uma distância segura. Caso o extintor não possua mangueira, aperte a alavanca da válvula, direcionando o jato à base do fogo.


   Quais são as classes de fogo e quais os tipos de extintores que devo usar?

Classe A: Fogo com materiais combustíveis sólidos, como: madeiras, tecidos, papéis, borrachas e plásticos, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos.

Classe B: Fogo com líquidos e gases inflamáveis ou combustíveis, como álcool, querosene, óleo, etc.

Classe C: Fogo com equipamentos e instalações elétricas energizadas, como transformadores, fios e cabos elétricos, quadro de distribuição e motores elétricos.

Sobre a Abiex – Com 47 anos de fundação, a ABIEX – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão - é uma instituição regulamentada e representante das empresas que fabricam cilindros para gases naturais e produtos de proteção e combate ao incêndio (mangueiras, portas corta-fogos, registros, componentes, manômetros, válvulas, extintores de incêndios e cargas para extintores). Atuante em todo o Brasil, a Abiex tem como objetivo educar e manter a segurança das pessoas, além de prevenir acidentes em todas as estruturas: residenciais, estabelecimentos comerciais e indústrias de todos os segmentos. É uma instituição que está em constante evolução perante aos órgãos públicos, é participante ativo na representação ao INMETRO e ABNT. Divulgação para o mercado consumidor de informações e esclarecimentos sobre questões técnicas e legais. Mais informações www.abiex.org.br