Educação

Projeto ensina a alunos de escola pública como realizar sonhos e promover impacto em suas escolas e no mundo
Ideias serão apresentadas durante Show de Talentos e alunos terão
 ‘Sonhatura´ para apresentar os resultados obtidos


Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Omar Donato Bassani, de São Bernardo do Campo, contam com aulas extras, 100% voltadas à realização de seus sonhos, durante todo o mês de outubro. Nesse período, eles participam do projeto Movimento Futuro, que visa a realização de sonhos que mudem o mundo ao seu redor, com impacto em seu entorno e escola. A iniciativa é da rede VIAe, que já mantém o projeto em duas escolas da Grande São Paulo e tem parceria com a ONG The Future Project, que aplica o mesmo método em Nova York. Lá – assim como ocorre no Brasil – o projeto ajuda a desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais como autoestima, liderança, cooperação, iniciativa, consciência e perseverança.

Para isso, a escola contará conta com o trabalho de uma equipe extra, batizada de “Arquitetos de Sonhos”, que tem ajudado os alunos a construir projetos movidos à paixão, que transformem o ambiente físico da escola ou promovam mudança de atitudes. Os projetos são estruturados de forma que os alunos investiguem os problemas que buscam solucionar, entendam suas razões, reflitam sobre meios de solução e partam à ação efetiva. Além disso, eles participam de atividades por meio das quais aprendem a interagir mais e a confiar nos colegas, a sonhar sem limites, a planejar o que desejam que ocorra e a realizarem os seus sonhos contagiando os demais. “É preciso incentivar que os jovens desenvolvam o pensamento crítico, sem esquecer da importância de trabalhar pelo coletivo, pois é a empatia, aliada às outras habilidades, que promove a mudança que queremos no mundo”, afirma Marco Gregori criador da Rede VIAe. “O foco do projeto Movimento Futuro é exatamente esse. E ele parte do sonho, algo intrínseco aos jovens do ensino médio”, completa.

Os alunos da Escola Estadual Omar Donato Bassani também organizam um Show de Talentos, agendado para o dia 20 de outubro, quando mostrarão os dons que descobriram em si mesmos durante as práticas do Movimento Futuro. Já em 3 de dezembro, eles viverão a “Sonhatura” (formatura dos sonhos) e apresentarão os ‘sonhos realizados’ a toda escola, seus familiares e amigos, além de estudantes das escolas integrantes do projeto (Colégio Anchieta, em São Bernardo do Campo e Colégio Anhembi Morumbi, em São Paulo). “Nossa experiência mostra que o resultado será uma transformação real, com maior envolvimento dos alunos no ambiente escolar, conquista de maturidade e entendimento maior sobre os desafios da vida, além da importância de trabalhar pelo coletivo. Ou seja, algo que todos os pais sonham deixar de legado aos filhos”, completa Gregori.

Sobre a Rede VIAe (www.redeviae.com.br)
Rede VIAe é o método educacional aplicado nas escolas da Eduinvest, cuja proposta é estimular competências e habilidades demandadas para o século 21, como empreendedorismo, tecnologia e colaboracionismo - fundamentais para que os jovens estejam preparados para a vida e profissão que escolherem. O método já é vivenciado por cerca de três mil alunos e está disponível para implantação em outras escolas.  

Fonte: Tree Comunicação