Cultura - Teatro

Sescoop/SP leva crianças e adolescentes ao teatro em São Paulo

O Circuito Sescoop/SP de Cultura democratiza o acesso à cultura e promove a importância da cooperação em toda a sociedade




 Com o intuito de promover o cooperativismo e levar acesso à cultura à população, o Sescoop/SP tem organizado em todo o Estado de São Paulo apresentações de teatro voltadas a crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos. Ação integrante do Circuito Sescoop/SP de Cultura e conta com um público que, em sua maioria, nunca teve ou tem pouco acesso a espetáculos culturais.

Na capital paulista, por exemplo, a apresentação da peça “2 Por 4”, do Grupo Esparrama, acontecerá ao longo de todo o ano na Casa do Cooperativismo Paulista. O espaço foi aberto para apresentações culturais em benefício da população. São crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas, Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) e Centro para a Juventude (CJ) de diferentes regiões da capital paulista, que foram cuidadosamente escolhidos pelas Secretarias Municipais de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.  

Segundo a analista da área de Promoção Social do Sescoop/SP, Fernanda Vieira, a iniciativa promove o conceito cooperativista por meio de um espetáculo no qual se traduz a importância da cooperação e sua contribuição para a sociedade.

Na prática, as apresentações das peças trazem um enorme impacto social, pois leva para as crianças uma nova linguagem, na qual a maioria nunca teve a oportunidade de acompanhar, trazendo emoção e tornando-se uma ferramenta transformadora para a educação e cultura, com a formação de indivíduos mais conscientes e cooperativos.

O projeto
Além de democratizar o acesso a atrações culturais de qualidade em todo o Estado de São Paulo, o Sescoop/SP também promove a cultura da cooperação por meio de espetáculos lúdicos, voltados a crianças e adolescentes em idade escolar. Por meio do Circuito Sescoop/SP de Cultura, a instituição prepara os jovens espectadores para apreciarem as diversas expressões e linguagens culturais, tendo como pano de fundo a prática da cooperação e o cooperativismo.

Para a analista do Núcleo de Projetos Culturais, Fernanda Vieira, ao abrir as portas da Casa do Cooperativismo Paulista para essa ação, o Sescoop/SP permite que mais pessoas conheçam sobre o cooperativismo e sobre o trabalho da instituição. A expectativa é de que o espaço possa receber num futuro próximo outras atividades de promoção social, além do teatro.

Sobre o Circuito
O Circuito Sescoop/SP de Cultura é uma iniciativa do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP) em parceria com as cooperativas paulistas. É resultado da profissionalização e da experiência adquiridas em mais de 15 anos de iniciativas desenvolvidas nos programas que o antecederam: Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada e Mosaico Jovem, entre outros. Ao longo desse tempo, mais de 650 ações culturais foram realizadas, beneficiando 576 mil pessoas em 110 cidades paulistas.

O programa nasce com a proposta de diversificar a programação e agradar os públicos mais variados, com opções de teatro, música, dança e cinema, entre outras atrações. A programação também aborda o cooperativismo e a cooperação de forma lúdica e didática e contribui para a formação de novos públicos. O Circuito estimula, ainda, o exercício da solidariedade, com campanhas sociais em apoio a instituições beneficentes.

Sobre o espetáculo 2Por4 – Grupo Esparrama
Um Quarteto de Cordas que chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços que estão disputando para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição os palhaços/maestros demonstram suas “habilidades” musicais e acabam por apresentar de forma divertida os instrumentos de um quarteto e as propriedades do som. Por fim, descobrem que só estando em harmonia e cooperando um com o outro é que o espetáculo acontecerá de forma plena.


Serviço:
Espetáculo: 2 Por 4
Companhia: Grupo Esparrama
Direção Cênica: Kleber Brianez | Assistente de Direção: Iarlei Rangel | Direção Musical: Ester Freire | Elenco: Kleber Brianez e Rani Guerra | Músicos: Quarteto 2 POR 4 | Fotos: Sissy Eiko | Produção: Iarlei Rangel
Classificação: Livre
Datas: AGOSTO: dias 23, 24 e 25. SETEMBRO: dias 13, 14 e 15. OUTUBRO: dias 4, 5, 18, 19 e 20.
Horário: Sempre às 10 e às 14h30
Local: A Casa do Cooperativismo Paulista
Endereço: Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - São Paulo - SP
Realização: Sescoop/SP com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social
Agenda Circuito: http://www.sescoopsp.org.br/circuitosescoopsp/

Fonte: assessoria de imprensa