O escritor Guimarães Rosa é o homenageado de abril no 
Dia de Rosa, no Sesc Santo Amaro

Foto do espetáculo “Primeiras Estórias – Nenhum, Nenhuma | Conto 8”, 
do Grupo Silenciosas + GT’aime – Imagem Carol Quintanilha


Dia 16 de Abril será dedicado ao escritor Guimarães Rosa com leituras, bate-papos, oficinas, filmes, contação de histórias e apresentações artísticas de dança.


Considerado um dos maiores escritores do século XX, João Guimarães Rosa, nascido em 1908 em Cordisburgo/MG, médico, diplomata, admirado e reconhecido pela sua inventividade na linguagem, dedicou-se à literatura durante toda sua vida.

Dia 16 de abril, o Sesc Santo Amaro faz o “Dia de Rosa”, uma ação que homenageia Guimarães Rosa com leituras, bate-papos, oficinas, filmes, contação de histórias e apresentações artísticas de dança, tendo como mote o universo roseano.

A partir das 14 horas, o SESC apresenta a contação de história “A Sucuri”, adaptação da obra do autor feita pela Cia Teatro do Espelho. Em cena, as aventuras vividas pelo pescador Pajão para derrotar a cobra gigante que atacou seu cavalo.


A Sucuri - Foto ToniDAgostini

O “Dia de Rosa” também apresenta o Grupo Nhambuzim em Rosário”, às 15h30, uma intervenção com leitura musicada e canções inspiradas na obra do escritor. Em “Rosário”, as três vozes do Nhambuzim, acompanhadas de violão, lerão trechos da obra de Guimarães Rosa e, em seguida, cantarão as músicas inspiradas nesses trechos, sejam eles de Grande Sertão: Veredas ou de contos extraídos dos livrosManuelzão e MiguilimSagarana e Primeiras Histórias.

Rosário, do Grupo Nhambuzim

No mesmo horário das 15h30, haverá a exibição do filme Mutum (2007), no Cine Clube Jovem. O filme, estreia da diretora Sandra Kogut em filmes de ficção, é inspirado na história de Miguilim, da novela "Campo Geral" (Manuelzão e Miguilim), de João Guimarães Rosa. Mutum é um local isolado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo dos adultos, que contém um bando de vizinhos primitivos e o seu grosseiro e bruto pai. Segue um bate-papo sobre a obra.

Foto de cena do filme Mutum

Às 17h, o Grupo Silenciosas + GT’aime, dirigido por Diogo Granato, apresenta o espetáculo de dança “Primeiras Estórias – Nenhum, Nenhuma | Conto 8”, a partir dos contos do livro “Primeiras Estórias”, de Rosa. O espetáculo é sobre uma memória perdida no tempo e no espaço. Uma viagem sinestésica pela memória. O conto convida a questionar os limites entre história e estória, nos mostrando as incertezas das memórias e a parcialidade de relembrar o primeiro amor.

Cena de Primeiras Estórias - Nenhum, Nenhuma | 
Conto 8, do Grupo Silenciosas + GT'aime


SERVIÇO

“DIA DE ROSA”
Dia 16 de abril de 2016
Grátis

A SUCURI
Cia. Teatro do Espelho – Sábado, às 14h
Local: Espaço Brincar

ROSÁRIO
Nhambuzim – Sábado, às 15h30
Local: Biblioteca

MUTUM
Local: Espaço de Tecnologias e Artes – 2º Andar - 15h30 (capacidade 20)

PRIMEIRAS HISTÓRIAS – NENHUM, NENHUMA  | CONTO 8
Silenciosas + GT’aime – Sábado, às 17h
Local: Convivência

SESC SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5541-4000.
Horário de atendimento bilheteria: Terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e sábado, domingo e feriado, das 10 às 18h30. Obs: O Estacionamento e a bilheteria permanecem abertos de acordo com o horário das programações.
Estacionamento – Subsolo – 180 veículos, 34 vagas para motos (preço especial para shows a partir das 18h: R$5,50 p/ comerciários e R$11 p/ não comerciários e 35 vagas no bicicletário (grátis). Observação: as motos pagam taxa equivalente aos veículos.


Fonte: Com Canal Aberto 

Receba nosso News Letter

Anuncie aqui

Saiba mais: 11-4113-6820