Aplicativo SEM CARRO traz novas ferramentas para quem vai a pé



Dispositivo traça rotas para quem quer economizar na passagem e traz informações em tempo real dos transportes públicos;  Nova versão também passa a atender moradores do Rio de Janeiro



                                      
Considerado como o Waze para pedestres, o aplicativo SEM CARRO / Noucar é uma atualização do app lançado em outubro do ano passado, originalmente para a cidade de São Paulo (SP SEM CARRO). Na nova versão, além de passar a atender também os visitantes e pessoas que moram no Rio, as funções foram ampliadas com novas parcerias e opções de uso.

Desenvolvido pela Santa Clara Ideias, pela produtora Mustaxe e pela agência GIG, o SEM CARRO utiliza um sistema de geolocalização, que identifica o local onde está o usuário. A partir do endereço inserido no campo de busca, o app traça os itinerários com os meios de transporte escolhidos e, ainda, traz os valores e o tempo que este usuário gastaria com cada um.

Entre as novidades, está a opção de traçar rotas apenas de ônibus, somente de Metrô/trem ou combinando os dois. Essa função é voltada ao usuário que prefere economizar na passagem, mesmo se isso significar um pouco mais de tempo no deslocamento. Em São Paulo, as tarifas do Metrô e do ônibus municipal são de R$ 3,80, mas a combinação dos dois modais, com o Bilhete Único Integrado, custa R$ 5,95. Quem preferir usar apenas um dos meios de transporte, para gastar menos, pode acessar o modo específico.

Para o usuário de Transportes Públicos, o app passa a disponibilizar informações em tempo real sobre a situação das linhas do Metrô e da CPTM, para informar o usuário sobre eventuais contratempos, frequentes em dias de chuva, grandes eventos ou incidentes.


Para aqueles que preferem táxi, o aplicativo passa a oferecer acesso direto ao 99Taxis - dois cliques dentro do app são suficientes para chamar um motorista cadastrado pelo aplicativo de táxis, depois de checar o mapa do caminho e a previsão de tarifa oferecidos pelo SEM CARRO.

Da mesma forma, quem preferir chamar o serviço do Uber, pode fazê-lo diretamente clicando nesse modo dentro do app SEM CARRO, contando também com a informação do tempo de deslocamento e a previsão da tarifa para as diferentes categorias de carro do Uber (hoje, X e Black).

Os usuários que já conhecem o SEM CARRO vão encontrar uma utilidade a mais na ferramenta para ciclistas: o aplicativo passa a compartilhar informações do Bike Sampa e Bike Rio, as “bicicletas do Itaú”. Assim, ao criar seu roteiro no app, os usuários podem visualizar as estações de bicicletas públicas mais próximas da origem ou do destino, além de saber quantas bikes estão disponíveis no momento da consulta, planejando assim onde pegar e onde deixar a bicicleta compartilhada.

Outra novidade ainda, em “Ferramentas”, é a possibilidade de encontrar lugares, como pontos comerciais (restaurantes, cinemas, bares e outros tipos de serviço) ou de lazer, em torno da posição do usuário, sendo possível fazer trajetos até esses lugares. Essa facilidade pode inclusive indicar lugares de suporte em caso de problemas inesperados para o pedestre ou ciclista, por exemplo.

Outra facilidade, para quem quer economizar o pacote de 3G ou 4G, é a parceria com o aplicativo Mandic Magic, que permite localizar a rede Wi-fi mais próxima e a senha de acesso. Assim, para consultar as indicações de roteiro no app SEM CARRO ou qualquer outro serviço na rede, o usuário pode usar o Wi-fi mais próximo, do qual o Mandic Magic vai indicar a senha.

O aplicativo também tem uma área de conteúdo, com textos sobre mobilidade urbana e temas relacionados, além de dicas de segurança e de como facilitar o dia dia sem o uso do carro.

Para começar a usar, basta baixar a nova versão e fazer um cadastro gratuito. O app SEM CARRO está disponível nas lojas App Store e na Google Play Store.

Novas ferramentas úteis:
Informações em tempo real sobre estações de bikes públicas (localização e número de bicicletas), situação atual das linhas de trem e metrô, linhas de ônibus e estações de trem e metrô próximas, consulta a lugares próximos (restaurantes, bares, lojas, conveniência e lazer como museus, cinemas etc). E acesso rápido a senha do wi-fi dos lugares da cidade, com acesso ao app Mandic Magic.

Sobre o app SEM CARRO / NOUCAR*
 é uma iniciativa do jornalista Leão Serva, co-autor, com Alexandre Lafer Frankel, do guia “Como Viver em São Paulo Sem Carro”, que desde 2012 já lançou três edições anuais, com depoimentos de pessoas que abandonaram o carro para serem mais felizes, além de pesquisas e reportagens sobre a mobilidade alternativa na cidade. A comunidade no Facebook tem 118 mil seguidores que se anteciparam à tendência de redução das viagens com automóvel na cidade. 

Fonte: assessoria de imprensa