Qual o real valor de uma marca?

Agência Cultivare Design, especialista no assunto,
oferece produtos de gestão de marca para empresas de todos os portes



Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas. “Porém, a marca pode e deve ser tratada como algo muito maior, possível de render frutos monetários e expansão comercial”, é o que afirma Tiago Stracci, Diretor de Arte da Cultivare Comunicação e Design.

Para ele, que atua no segmento há mais de 15 anos, com atendimento de grandes nomes como “Fertivitro”, “Artmix”, “Vepea” e “Vinigás” (Grupo Forusi), o branding (gerenciamento de marca) representa muito mais que o logotipo ou a identidade visual de uma empresa no cenário ao qual atua. “Todos os projetos de branding tem como foco ocupar uma posição estratégica para conquistar o consumidor – seja ele franqueado, fornecedor ou público final”, comenta Tiago. 

                A marca é tão importante para uma empresa assim como o RG de uma pessoa é para sua identificação individual. Não basta ter beleza ou agradar na apresentação, precisa passar uma mensagem que enobrece ou diferencie quem os compra ou agrega em sua realidade. Para isso, é preciso investir pesado na formação de conceito e adesão ao que se vende, sem deixar dúvidas sobre a qualidade e custo benefício de quem investe no que é ofertado. Em tempos de crise, como a atual em que vivemos, manter a marca em evidência ou mesmo reformulá-la pode ser o caminho para não quebrar ou diminuir o faturamento como um todo – seja para comercio, indústria, área da saúde, editoras, livrarias, etc.

“Hoje o mercado é tão concorrido que é possível copiar estratégias, modelo de negócios e até conceitos visuais para induzir o público alvo a consumir produtos similares. Porém, a marca é algo exclusivo do seu negócio, como o RG, único para cada pessoa e é importante saber usá-la de maneira correta para comunicar e se posicionar na sociedade, explicitando os seus valores, visão e missão corporativa”, enfatiza Stracci.    

O mesmo vale para reformulação e ou adequação de marcas para ascensão comercial, que podem ser modificadas sem perder sua essência, sem deixar de transmitir suas mensagens e propostas ao público de interesse. Para alguns casos, o branding significa, até mesmo, como “salvação” de empresas em momentos de crise ou ameaças de um mercado competitivo e desleal.

Tiago explica que investimentos em ações de branding dificilmente dão errados, quando feitos com profissionais especializados e com certa bagagem de soluções já propostas. “Os resultados são aparentes e a marca passa a valer mais que o próprio produto ou serviço oferecido como há exemplos em diversos segmentos no Brasil”, completa.

O mais importante, antes de abrir ou gerir uma empresa, segundo Tiago, é pensar no principal: o público consumidor, pois sem ele não há como existir. “A partir do planejamento estratégico sobre a marca, objetivos e atuações possíveis, construímos uma identidade única e inabalável para cada cliente que atendemos em nossa agência. Desta forma, além de garantir sucesso nos projetos, viabilizamos o conceito, assim como indicamos a qualidade no investimento de quem comprar o que é proposto. finaliza Stracci.


Sobre Tiago Stracci: formado em Desenho Industrial com especialização em Design Gráfico, atua desde o ano 2000, passando por grandes agências e hoje administra a Cultivare Comunicação e Design.

Sobre a Cultivare Comunicação e Design: Atuante desde 2004, a Cultivare Comunicação e Design oferece soluções integradas para empresas e instituições dos mais variados nichos, com produtos e serviços que atendem projetos gráficos, visual merchandising, marketing digital, criação de identidade visual, campanhas (on line e off line), consultoria e assessoria de imprensa. Mais informações: http://www.cultivaredesign.com.br / (11) 2339-3938 / 2339-3937 / cultivare@cultivaredesign.com.br




Divulgação: 
Agência Informação Escrita /

 JCG Comunicação e MKT – sua empresa em evidência