Ensino a Distância do Senac 
recebe nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

Reconhecimento reforça a atuação inovadora e infraestrutura exemplar oferecidas pela instituição, que conta com uma das maiores redes EAD do país



O ensino a distância do Centro Universitário Senac recebeu nesta segunda-feira, 29, a nota máxima no recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o relatório da Comissão de Avaliação in loco, o EAD do Senac foi reconhecido com excelência para manutenção da autorização de funcionamento.

Avaliadores do Ministério da Educação estiveram no Centro Universitário Senac, sede da educação a distância para o ensino superior no Brasil. Nas avaliações foram analisados cinco eixos temáticos do ensino a distância: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional (incluindo missão e Plano de Desenvolvimento Institucional e responsabilidade social); Políticas Acadêmicas (diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão, comunicação com a sociedade e atendimento aos discentes); Políticas de Gestão (pessoal, organizacional e de sustentabilidade financeira) e Infraestrutura Física.

Professores, alunos, funcionários e dirigentes foram entrevistados durante o processo, além de toda a documentação e as instalações do campus avaliadas pelo MEC. O resultado foi a conquista da nota máxima, conceito 5, atribuída pela comissão responsável, o que reflete a excelência de qualidade em todos os serviços prestados pela instituição. “Para o Centro Universitário Senac, a nota 5 para oferta de cursos EAD só vem validar a nossa excelência nesse formato, afinal somos pioneiros em educação a distância. O Senac foi a primeira instituição do país a atuar nesse formato de ensino – na década de 1940 já transmitíamos aula via rádio, com a Universidade do Ar. Hoje, o ensino superior EAD ultrapassa fronteiras, estamos em todos os Estados e continuamos a expandir a nossa atuação e colecionar histórias reais, em cada canto do país”, destaca Daniel Garcia Correa, diretor do ensino superior EAD do Centro Universitário Senac.

Segundo dados do e-MEC, atualmente, das 2.655 instituições de ensino superior (IES) do país, apenas 75, cerca de 3%, possuem o Conceito Institucional (CI) 5 atribuído pelo Ministério da Educação. O Centro Universitário Senac está entre elas.

Hoje, por meio do EAD, o Senac oferece 12 cursos de graduação, 21 de pós-graduação e 13 cursos de extensão universitária. Em 2015, cerca de 11 mil pessoas se inscreveram em cursos a distância nessas três modalidades. São, hoje, dois polos credenciados para a graduação e 278 polos distribuídos por todo o território nacional, em todos os Estados do país. A instituição irá expandir mais a presença de polos e cursos em breve, levando educação de qualidade, no formato EAD, a um número cada vez maior de pessoas.

Nota máxima – em 2015, a instituição já havia recebido a nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais. A classificação para o Centro Universitário Senac nos formatos presenciais e a distância atestam a excelência da instituição, que há mais de 25 anos trabalha para desenvolver o potencial empreendedor no processo de aprendizado, aliando teoria à prática e proporcionando a internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais.

Sobre o Senac São Paulo
Há 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de educação superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para as necessidades das organizações.
O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mercado de trabalho.
Com o passar dos anos, o Senac aumentou sua oferta de gratuidade para pessoas socialmente desfavorecidas e, hoje, oferece cursos técnicos, qualificação profissional e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.
Com 59 unidades educacionais distribuídas em 42 cidades, o Senac está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital, 34 no interior e litoral, cinco na Grande São Paulo, além de três campi universitários (um na capital e dois no interior). Conta ainda com dois hotéis-escola, em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, e a Editora Senac São Paulo.
Em 2015, o Senac São Paulo realizou cerca de 550 mil atendimentos – ou seja, centenas de milhares de pessoas nos elegeram como sua instituição educacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa