Como pequenas mudanças de hábitos ajudam nas finanças pessoais  

Especialista da Fundação Salvador Arena dá dicas sobre educação financeira

Em tempos de crise econômica, a preocupação com as finanças pessoais deve ser ainda maior. E administrar bem as finanças é fundamental para manter as contas em dia.

Uma pergunta que sempre devemos nos fazer é: se eu perdesse o emprego hoje, quanto tempo conseguiria manter as minhas despesas? “Se você chegou à conclusão que não passaria ao menos seis meses tranquilo até encontrar outro emprego, é hora de reorganizar a sua vida financeira”, afirma Diogo Martins Gonçalves Morais, professor especialista em educação financeira na Faculdade de Tecnologia Termomecanica e autor do livro “Educação Financeira para o Ensino Médio” do Colégio Termomecanica, instituições gratuitas mantidas pela Fundação Salvador Arena. 

Você não precisa ganhar na loteria ou ter uma vida reclusa para ter equilíbrio financeiro. A formação de pequenos hábitos que passam despercebidos no nosso dia a dia podem transformar as nossas finanças. Veja as dicas que o professor Diogo Morais tem para quem deseja iniciar 2016 com o pé direito.

O primeiro passo é ter consciência de como o seu dinheiro é gasto. Anote diariamente todos os seus gastos em um período de três meses. Existem vários aplicativos para smartphones que podem apresentar uma síntese dos gastos de maneira prática e didática. O velho caderninho de anotações também pode ser útil. 

Depois é hora de definir metas para a diminuição gradativa das despesas. Lembre-se que os pequenos passos rumo ao objetivo são sempre mais seguros. Qualquer atitude precipitada poderá lhe trazer frustrações e desgaste de energia. Liste todas as dívidas e observe a taxa de juros definida para cada uma delas. Ordene-as a começar pela dívida com a maior taxa. 
Reúna a família. Envolva-os nas economias domésticas como redução do consumo de água e energia elétrica. Não se esqueça que a energia elétrica é um dos itens que mais ficou caro em 2015. No planejamento prévio das compras de supermercado, fique atento a alta dos preços e substitua produtos sempre que possível. 

Discuta abertamente como programar atividades de lazer. Em alguns casos, a pipoca e o refrigerante do cinema (o famoso combo) são mais caros que o próprio ingresso para ver o filme. Não tenha receio e nem vergonha de solicitar descontos e buscar as melhores opções de compras. Economizar é hábito comum de todas as pessoas de sucesso e devemos ensinar isso aos nossos filhos. Ao invés de dizer não aos filhos, aproveite a oportunidade para praticarem juntos um plano de poupança para atender ao pedido deles. A educação financeira deve ser praticada o mais cedo possível.  

Proteja seu dinheiro da inflação. Se estiver livre de dívidas, não se esqueça que a inflação promete se manter em alta em 2016. Embora a incerteza política faça com que qualquer previsão seja frágil, tudo indica que investir em títulos do tesouro pós-fixado – títulos emitidos pelo governo - ou Certificado de Depósito Bancário (CDBs) – título privado emitido pelos bancos -, que ofereçam rentabilidade de no mínimo 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), sejam as melhores opções para 2016. Faça um bom planejamento, de acordo com os seus objetivos e o tempo que está disposto a esperar para ter o retorno. 


Sobre a Fundação Salvador Arena: A Fundação Salvador Arena - FSA é uma instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos criada em 1964 por Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico, para manter atividades voltadas à transformação social nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social. Nos últimos 15 anos, a entidade investiu mais de R$ 470 milhões em gratuidades, beneficiando anualmente mais de 70 mil pessoas direta e indiretamente. Parte dos recursos é aplicada em iniciativas de fortalecimento de organizações do terceiro setor. Reconhecida pelo modelo inovador de gestão, a FSA foi a primeira instituição filantrópica do Brasil a conquistar a Certificação ISO 9001. Em 2014, a Fundação recebeu medalha de ouro no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, premiação concedida às melhores organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo, na área de gestão.

Fonte: Assessoria de Imprensa