Clarice Lipesctor e Tatiana Belinky Inspiram 

Contações de Histórias no Sesc Bom Retiro

Em setembro, entre os dias 1 e 29, todas as terças, 17h30, e domingos, às 14h, a contadora de histórias, Juliana Mado e o percussionista Ed Encarnação, da Cia. Ju Cata - Histórias, vão narrar para as crianças às primeiras impressões de Tatiana Belinky e Clarice Lipesctor a respeito da cultura brasileira, em uma serie de histórias contadas gratuitamente, na biblioteca do Sesc Bom Retiro.
Histórias Possíveis de Clarice I e II, e Tatiana Belinky, da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe I e II, são os nomes das atividades inspiradas nas escritoras que nasceram bem longe daqui. Clarice na Ucrânia e Tatiana na Rússia. Elas vieram crianças para o Brasil e escreveram histórias que contam muita coisa da alma brasileira.

Histórias Possíveis de Clarice I e II acontecerão nos dias 1, 7, 13,15, 27 e 29 de setembro, terças, às 17h30 e domingos, às 14h. As atividades serão baseadas em contos inspirados nos livros A mulher que Matou os Peixes e Felicidade Clandestina, ambos de Clarice. No primeiro deles, a autora se dirige diretamente às crianças, contando peripécias com bichos que sempre povoaram sua vida estão contos de diversos períodos de sua carreira, dentre os quais muitos falam de sua infância e adolescência ou contam histórias de crianças, quase sempre seus filhos. São exemplos: Uma História de Tanto Amor,Macacos, Felicidade Clandestina e Come, Meu Filho.


Já, Rua dos Navios à Rua Jaguaribe I e II, contações de histórias baseadas nos textos de Tatiana Belinkyacontecerão nos dias 6, 8, 20 e 22 de setembro, terças, às 17h30 e domingos, às 14h. Serão narradas histórias contadas pela autora de Transplante de Menina, da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe. Elas se referem, sobretudo ao período de chegada ao Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Santos, até finalmente chegar em São Paulo, na Rua Jaguaribe, onde a família morou em uma pensão. Além do difícil período de adaptação em terras tropicais, ela narra fatos hilariantes como um dos impactos que teve ao chegar no Rio de Janeiro: “Foi no próprio cais do porto, aquele lugar cheio de armazéns, de gruas e guindastes, navios atracados, pilhas de caixotes, sacas de café, gente, balbúrdia e nem sei o quê mais. No entanto, o que me impressionou mesmo, quase me assustou, ninguém pode imaginar. Foi um ... não riam! Um cacho de bananas, mais alto que eu, parado muito tranquilo lá no cais, como que zombando do meu espanto ao ver aquela fartura, aquele despropósito de bananas!” , conta a escritora.

As atividades são gratuitas e o endereço do Sesc Bom Retiro é Al. Nothmann,185. Mais informações pelo telefone 3332-3600 ou através do portal www.sescsp.org.br/bomretiro


Serviço
Histórias Possíveis de Clarice I
Dias 1,7,15 e27/9. Segunda(feriado), às 14h. Terça, às 17h30.
Domingo, às 14h.
Local: Biblioteca Sesc Bom Retiro. Livre. Grátis.

Histórias Possíveis de Clarice II
Dia13/09. Domingo, às 14h. Dia 29/09. Terça, às 17h30.
Local: Biblioteca Sesc Bom Retiro. Livre. Grátis.

Tatiana Belinky, da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe I

Dia 06/09. Domingo, às 14h
Dia 22/09. Terça, às 17h30

Local: Biblioteca Sesc Bom Retiro. Livre. Grátis.

Tatiana Belinky, da Rua dos Navios á Rua Jaguaribe II
Dia 08/09. Terça, às 17h30

Dia 20/09. Domingo, às 14h

Endereço do Sesc Bom Retiro: Al. Nothmann,185 – Campos Elíseos.

Fonte: assessoria de imprensa do Sesc