CIEE LANÇA GUIA PARA AJUDAR JOVENS A ESCOLHER A CARREIRA CORRETA


Interessados podem baixar gratuitamente versão digital do livro, acessando o site

O surgimento de novas carreiras, somadas às que já existem, aumenta o leque de opções do estudante no momento de escolha da profissão. Só a Universidade de São Paulo (USP) oferece 100 diferentes graduações. Para auxiliar os jovens nesse difícil momento, quando muitas dúvidas passam por sua cabeça, o CIEE lança a terceira edição o livro Escolha Certa – Manual Para Ajudar os Jovens na Escola da Carreira, que informa sobre as 37 profissões em alta, detalha as 15 áreas promissoras e oferece orientações sobre como conquistar vagas de estágio, que poderá ser baixado gratuitamente pelos estudantes, no site do CIEE.

Escrito por Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, o Guia indica também carreiras que crescerão nos próximos anos foi lançado oficialmente durante o seminário Escolha certa – O que o estudante e seus familiares devem saber para definir a futura carreira, realizado esta semana no Teatro CIEE, em São Paulo-SP. “Para levantar as informações para a obra, tivemos o cuidado de fazer uma exaustiva pesquisa, para não nos arriscarmos a cair em futurologia”, ressalta Bertelli.

O livro tem um formato jovem, dinâmico e conta com ilustrações, o que torna sua leitura bastante agradável. “Não queremos esgotar o assunto, nas 264 páginas do livro, mas a obra pretende ser quase um mapa da mina para o jovem encontrar seu caminho e ter sucesso profissional”, finaliza o presidente executivo do CIEE.O evento faz parte do calendário de comemoração dos 50 anos da entidade.

De acordo com Bertelli as carreiras que estão em alta no mercado são Agronegócios, Beleza e Estética, Ciências Biomédicas e Genética, Engenharia, Gastronomia, Logística, entre outras. “Precisamos dobrar a formação de engenheiros de qualidade no Brasil. Enquanto a China forma 500 mil por ano, formamos 40 mil”, exemplifica.


Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 50 anos, o CIEE já encaminhou 13 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura - Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

Fonte: assessoria de imprensa CIEE