SP ganha hospital de reabilitação para pessoas com deficiência
100% acessível, unidade da Rede Lucy Montoro na Vila Mariana foi modernizada e terá capacidade de atendimento triplicada para até 180 mil atendimentos anuais

      O governo do Estado de São Paulo entregou hoje, 22 de dezembro, um moderno hospital e centro de reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes. Totalmente modernizada e 100% acessível, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) da Vila Mariana é uma parceria das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde.

Composto por dois prédios, o novo serviço contará com atendimento ambulatorial e 24 leitos de internação, além de laboratório de habilidades e oficinas terapêuticas, como jardinagem, artes plásticas, têxteis, dança e teatro.

Com investimento de R$ 44 milhões, o IRLM na Vila Mariana irá oferecer, gratuitamente, reabilitação integral aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

Construída em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, a nova unidade terá sua capacidade triplicada, de 60 mil para 180 mil atendimentos anuais. Serão beneficiados pacientes que apresentem encaminhamento médico da rede pública ou privada de saúde. Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade fará distribuição gratuita de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, contando também com 24 leitos para internação.

“As novas instalações foram concebidas para serem totalmente acessíveis aos pacientes. Gradativamente iremos colocar em funcionamento todos as áreas localizadas na unidade, ampliando o atendimento oferecido hoje e beneficiando cada vez mais a população”, diz Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro - Vila Mariana também deverá participar intensamente dos programas de residência médica, aprimoramento, estágios e atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, viabilizará cursos para cuidadores abertos à comunidade e realizará palestras para orientação de pacientes, cuidadores e familiares.

“O SUS paulista avança no oferecimento de serviços especializados a pessoas com deficiência, fundamental para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social desses pacientes”, afirma Giovanni Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro - Vila Mariana fica na rua Domingo de Soto, 100, zona sul da capital paulista.



Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Receba nosso News Letter

Anuncie aqui

Saiba mais: 11-4113-6820