Quinzena de Férias do CCBB Educativo

De 17 a 29 de janeiro de 2012


As férias são a época de nos dedicarmos a fazer o que mais gostamos e que não tivemos tempo durante o resto do ano... Viagens, passeios, encontros, brincadeiras, descanso e curtição.

O CCBB Educativo preparou uma programação especial para as férias, no período de 17 a 29 de janeiro. São atividades gratuitas de contação de histórias, música, laboratórios e visitas que contam um pouco do nosso passado e de histórias de culturas e povos. São atividades para crianças de 5 a 12 anos, para adolescentes e também para os adultos. É só pegar a senha 30 minutos antes e participar. A programação é gratuita.


Visita ao prédio - Conhecendo o CCBB
Locais: Fachada, cofre no subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares.
Terça a Domingo – 9h às 20h
O percurso instiga a percepção do público sobre as transformações ocorridas no prédio do CCBB e seu entorno, traçando paralelos com temas atuais como registro histórico, memória, preservação e sustentabilidade.
Disponibilidade de educador, sob consulta na Bilheteria. Duração média de 1h.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos


Roteiros Especiais: Visita em Libras
Local: Térreo, 1º, 2º e 3º andares.
Sábado – 13h
Visita mediada sobre o patrimônio do prédio para surdos ou ouvintes fluentes em Libras. 
Duração média de 1h
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos


Roteiros Especiais: Visita Sensorial
Locais: Fachada, cofre no subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares.
Quinta-feira e domingo – 13h
Visita inclusiva para deficientes visuais e para o público em geral, que são convidados a utilizar vendas nos olhos durante o percurso. Venha conhecer o prédio do CCBB, sua história, os estilos arquitetônicos e sua relação com a cidade de São Paulo a partir da experimentação do espaço de maneira sensitiva e de outras propostas lúdicas.
Duração média de 1h, para grupos de até 5 (cinco) pessoas.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 10 anos.


Em Cantos e Contos – Culturas e povos
Local: Mezanino

Terça a domingo – 14h

Que tal aproveitar as férias para viajar mundo afora? O grupo de contação convida o público para ouvir as maravilhosas histórias de seu repertório. Aproveite para se aventurar conhecendo diferentes povos, culturas, crenças e ritos na voz dos contos tradicionais. E ainda, nas sextas-feiras, histórias especialmente contadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com narração em português.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos

"Urashima Taro – A história de um pescador"

Depois de salvar um filhote de tartaruga e devolvê-lo ao lar, Urashima Taro é convidado a conhecer o Paraíso do Fundo do Mar. Passa lá alguns dias, mas na volta depara-se com um mundo bastante mudado...

"O Sonho de Ismar"
Um pobre homem vai em busca de seu sonho e pelo caminho depara-se com obstáculos, frustra-se, surpreende-se, e acaba descobrindo que seu sonho estava mais próximo do que ele imaginava...! Onde estará o sonho de Ismar!?

"Por que o ogro vermelho chorou"
Conto japonês. Um ogro vermelho sente-se muito solitário em sua montanha e por isso começa a oferecer doces aos moradores do vilarejo vizinho. Mas ele precisará da ajuda do briguento ogro azul...

"O pote vazio"
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que tinha um dom. Tudo o que ele plantava florescia - flores, arbustos e até árvores frutíferas desabrochavam como por encanto. Era uma vez também um imperador que decidiu escolher seu sucessor através de um grande concurso. Sementes são distribuidas e aquele que cultivasse a planta mais exuberante seria o novo imperador.

"A Lenda do Guaraná"
Lenda indígena que narra o nascimento de Aguiry, um menino muito desejado por todos de sua tribo, exceto pelo deus Jurupari, que morria de inveja do menino.

"Os Pássaros" e "O Casaco Azul de Tom"
A mãe do menino Tom presenteia ele com um lindo casaco feito do tecido mais bonito que existia. Não combinando com a paisagem, Deus decide colorir os pássaros. Qual encanto as cores podem trazer? O que podemos fazer de um tecido? Venham descobrir como essas histórias terminam, se é que terminam...

Contações em Libras com narração em português
Sexta-feira, dia 20 – 14h
Um mito indígena
Venha ver e ouvir um mito oriundo das tribos indígenas brasileiras que explica a origem de coisas que você nem imagina! Nossa contação é inclusiva para pessoas surdas e ouvintes, realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e narrada em português.

Sexta-feira, dia 27 – 14h
O Abanador Mágico do Tengu

Contação inclusiva para pessoas surdas e ouvintes, feita em Libras e narrada em português. Venha conhecer a história japonesa de um jovem rapaz ganancioso que consegue um abanador mágico e tenta se tornar rico através dele.


Vivências Musicais – Brincadeiras musicais
Local: Mezanino
Terça a domingo – 15h
Em meio a tanta tecnologia, as brincadeiras tradicionais foram perdendo espaço em nossa cultura, os vídeo-games e computadores acabam tomando lugar de atividades corporais recreativas e educativas. O grupo de pesquisa em música oferece ao público do CCBB jogos musicais, parlendas e cantigas de roda, para reviver as brincadeiras clássicas de nossa cultura.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos


Laboratório de Ações Criativas – Fazendo a sua revista
Local: Mezanino
Terça a domingo – 11h
As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos. Ao pensar em Histórias em quadrinhos, logo vem a memória uma revista. Pensando em uma nova maneira de composição, o grupo de artes visuais convida o visitante a fazer histórias em quadrinhos de uma forma diferente: utilizando placas que se encaixam de diversos modos e que, de acordo com a estrutura da narrativa, podem formar esculturas incríveis.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 5 anos


Laboratório de Ações Criativas – Memórias inventadas
Local: Mezanino
Quarta, dia 25 – 13h
Você já pensou em mudar o passado? E se São Paulo tivesse sido fundada por colonizadores Vikings? Ou se ao invés do café, a mandioca fosse a base da economia paulista no século XIX? Neste laboratório o visitante poderá construir a história de nossa cidade misturando notícias da velha São Paulo com histórias inventadas ou até mesmo criando novos episódios para compor a memória paulistana.
Classificação indicativa: livre
Recomendação etária: a partir de 10 anos


Cortejo Educativo
Local: Térreo
Quinta e Sexta – 12h30
Ação dos educadores músicos do CCBB Educativo que, inspirados na cultura dos folguedos brasileiros, entoam canções do repertório popular, fazendo uso de instrumentos típicos de nossas terras. As músicas são entremeadas por brincadeiras, adivinhas e travalínguas, que fazem da apresentação um espetáculo itinerante pelo prédio.
Classificação indicativa: livre



CCBB Educativo

ENTRADA FRANCA

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Informações: (11) 3113-3651 - Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h.
Acessos – Estações Sé e São Bento do Metrô.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.

Estacionamento Conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 - Edifício Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).

Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.




Fonte: Contexto & Comunicação